Movimente-se 18 de Março de 2019

Dica do corredor: como se preparar para correr sua 1ª meia maratona


Conteúdo atualizado em 21/09/2022

O corredor de rua, desportista e empreendedor Félix Luis, compartilha suas melhores dicas para quem sonha em completar uma meia maratona de forma segura e saudável. Confira abaixo o depoimento dele e prepare-se!

Desportista Félix Luis cruzando a linha de chegada

Entre provas de pista, corridas de rua, orientação, aventura, cross, revezamentos e ultramaratonas, completarei em breve meu 427º desafio, que irá acontecer na 15ª Corrida Unimed Fortaleza. E, dentre todos os tipos de corridas que já participei, a que me sinto mais confortável é exatamente a meia maratona (21 Km).

Nessa distância, consigo alternar com mais tranquilidade dois momentos cruciais em uma corrida de média distância, a resistência e a velocidade. Sendo assim, diferente de provas mais rápidas e intensas de 5km e 10km, não foram poucas as meias maratonas que larguei devagar, com um pace alto, e, ainda assim, cheguei com um ótimo tempo, de acordo com as minhas pretensões pessoais e idade.

Sempre procuro observar alguns detalhes no momento das corridas, pois correr em Fortaleza, com temperaturas acima de 30º C, não é uma tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração que muitos corredores treinam à noite. Então, para ajudar você a se preparar adequadamente para uma meia maratona, separei 6 dicas que considero essenciais.

1. Atente-se ao clima do local

Em Fortaleza, além do habitual sol intenso, existem outros fatores naturais que, às vezes, passam despercebidos para alguns corredores: a umidade relativa do ar e o vento forte. A umidade pode aumentar significativamente a transpiração corporal, acelerando o processo de fadiga e a desidratação; e o vento forte também pode atrapalhar, principalmente se você estiver contra ele em áreas abertas próximas ao litoral.

Desportista Félix Luis correndo meia maratona no litoral cearense

Nas corridas, também é comum que o tempo mude rapidamente, principalmente em provas mais longas. Por isso, esteja sempre atento e equipado com os acessórios adequados.

2. Hidrate-se antes da corrida

Tomar água é fundamental, mas quando você está se preparando para uma corrida é necessário atenção. O ideal é que você faça uma hidratação regular em semanas anteriores durante seus treinos e que no dia da prova a água seja utilizada de duas formas básicas: para ingestão, de forma moderada, e para ser jogada no corpo com o objetivo de amenizar o calor.

Seja durante a semana ou na corrida, não exagere. Em ambos os casos, o excesso de líquido no organismo pode ser prejudicial ao seu rendimento. Se você ingerir muita água enquanto estiver correndo, vai perceber que a sensação não é das melhores.

3. A avaliação médica e os treinos andam lado a lado

Além de um check-up médico, o ideal é que você faça treinos progressivos durante semanas ou meses. Lembre-se: “cada caso é um caso”. Nesse quesito, evite correr em grupos sem orientação profissional, pois todos nós somos diferentes, e o treino que serve para o seu amigo pode não ser adequado para você. O fortalecimento muscular também é importante, seja em uma academia ou com exercícios funcionais específicos.

banner-unimed-ativa

Para clientes Unimed Fortaleza, é possível participar da assessoria esportiva Unimed Ativa, especializada em prática de corridas e caminhadas ao ar livre, com aulas no Cambeba, Iguatemi, Praça das Flores, Beira Mar, e agora também on-line!

4. Priorize a alimentação saudável

Existe um ditado popular que diz “somos o que comemos”. De fato, se você está em busca de bons resultados ou uma melhor qualidade de vida, você terá que priorizar a sua alimentação. O ideal é que você tenha um acompanhamento profissional de um nutricionista.

Assista no Youtube: Alimentos que ajudam no ganho de massa muscular

5. Diversifique seus locais de treino

O Ceará proporciona diversos tipos de locais para treinos, como: serra, sertão e litoral. Portanto, se você puder, procure explorar os recursos naturais com treinos diferenciados.

Além de sair da rotina, você vai trabalhar músculos em terrenos variados, minimizando o risco de lesões. Treinamentos em pista de atletismo também são interessantes, de preferência, com o acompanhamento de um profissional de Educação Física. Independente do lugar, leve em consideração a segurança.

DICA DO PROFISSIONAL: Segundo Eduardo Parente, profissional de educação física da Unimed Ativa, durante a preparação para corridas longas como 21km, é indispensável que no dia da prova o participante repita a vestimenta e a alimentação que vinha fazendo ao longo dos treinos para evitar mais um desafio além da corrida propriamente dita.

“Apesar de toda ansiedade, é aconselhável não estabelecer uma meta de tempo muito justo para conclusão da corrida. A ansiedade antes da prova destrói muitos sonhos, por isso, até para correr você precisará de maturidade. Se for sua primeira meia maratona, aproveite, curta o momento e dedique cada quilômetro a uma pessoa especial que lhe ajudou a chegar lá de alguma forma, mas guarde o último km para você, afinal, você mereceu”, reforça Eduardo.

6. Quantidade e qualidade são bem diferentes

Há 18 anos, quando o Portal do Corredor começou a divulgar corridas, ficávamos felizes quando tínhamos uma corrida por mês em Fortaleza, mas, hoje, acho que o nosso esporte só perde para o futebol, e opções de corridas não faltam por aí. Acontece que muitos corredores iniciantes acabam se empolgando e querem participar de todas as corridas, mas essa prática pode trazer sérios problemas para o corpo se você começar a pular etapas essenciais para o fortalecimento do corpo e da mente.

Portanto, para ter resultados satisfatórios em uma meia maratona, procure correr menos e melhor, como disse o medalhista olímpico, Vanderlei Cordeiro de Lima, em entrevista para o Portal do Corredor.

atleta-felix-luis
Félix Luis é corredor de rua e desportista
Autor convidado do Blog Viver Bem
Site: www.portaldocorredor.com.br
Instagram: @portaldocorredor_oficial

Rodapé da página.