As siglas ESG – Environmental, Social and Governance (em inglês) ou Ambiental, Social e Governança (em português) tornou-se uma forma de definir se as operações das empresas que são socialmente responsáveis, sustentáveis e corretamente gerenciadas. O termo é usado para descrever o quanto um negócio busca meios de minimizar seus impactos ao meio ambiente, se preocupa com as pessoas e adota boas práticas administrativas.
Na verdade, segundo o Pacto Global da ONU, ESG não é uma evolução da sustentabilidade empresarial, mas sim a própria sustentabilidade empresarial. A diferença agora é que a gestão em ESG é medida pela participação estratégica de atuação organizacional.
Dessa forma, entendemos que ESG não diz respeito apenas ao compromisso setorial, mas de todas as áreas da Cooperativa. De maneira tal que deve ter atuação transversal e fazer parte da cultura organizacional.
Dentre os setores que atuam em ESG, a Responsabilidade Socioambiental (RSA) traz o tema ESG no cerne do seu negócio pela própria designação específica de atuação. Assim sendo, a RSA tem como objetivo principal educar, prevenir, atuar, fortalecer e disseminar uma política de gestão corporativa sustentável por meio dos princípios do cooperativismo de forma íntegra e responsável, junto aos seus públicos internos e externos.
Conheça as nossas ações realizadas na cooperativa:
Contribuímos na promoção do desenvolvimento humano, resgate da identidade, saúde, bem-estar e alcance de um planeta mais inclusivo e solidário.
O Programa Memória Viva existe desde 2008 e promove a prática de métodos de terapia ocupacional para idosos de comunidades carentes, ajudando no desenvolvimento da saúde, bem-estar e cidadania desses idosos.
Com a terapia ocupacional, o Programa visa manter, restabelecer e melhorar a capacidade funcional dos idosos da instituição beneficente Lar Francisco de Assis (CNPJ 07.945.769/0001-21), parceiro executor do programa, tornando-os o mais independente possível. O Trabalho é realizado por meio de técnicas terapêuticas, atividades lúdicas e de arte, buscando resgatar a memória e a autoestima dos idosos.
Um dos frutos do Programa é o Livro A Tardinha, que nasceu das histórias e memórias dos idosos participantes. Confira aqui a história da Ana Maria de Moraes, uma das idosas do Programa Memória Viva que faz parte do livro A Tardinha.
Caso queira conhecer todas as histórias adquirindo o livro físico, entre em contato através do WhatsApp 85 98132-2551. Os valores arrecadados com as vendas dos livros são destinados aos idosos do Programa.
Contribui para o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social, por meio de três vertentes de atuação: consumo consciente, empreendedorismo social e economia solidária.
O Programa tem como produto social a Coleção Ecos do Mangue, que já participou de desfiles no Dragão Fashion Brasil (o maior evento de moda do Ceará) e exposições e vendas como no Quiosque Solidário no Rio Mar Fortaleza e na Feira do Artesanato, Moda e Alimentação – FAMA, contando com linhas de vestuário desenvolvidas pelos estilistas Rafaela e André Del Castro, e Lúcio Áureo e Gabriela Ferrero. O Instituto Unimed Fortaleza (CPNJ 13.644.727/0001-53) é o parceiro executor do Programa.
Destacamos que a estamparia exclusiva utilizada em todos os produtos da Coleção Ecos do Mangue é inspirada na fauna e flora do Parque do Cocó, o maior natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina.
Confira aqui uma amostra do Catálogo Ecos do Mangue, e caso queira conhecer melhor todos os produtos entre em contato através do WhatsApp 85 98132-2551. Os valores arrecadados com as vendas dos produtos são destinados aos participantes do Programa.
Os valores arrecadados com as vendas dos livros são destinados aos idosos do Programa.
Contribui para o desenvolvimento humano de adolescentes de 14 a 16 anos, por meio de aulas gratuitas com mediação pedagógica em temáticas de cidadania, como: identidade e respeito pela diversidade, saúde, bem-estar e qualidade de vida, consumo consciente, comunicação e protagonismo.
Anualmente, 25 alunos são beneficiados, entre filhos de colaboradores efetivos, terceirizados, familiares e a comunidade em geral. O próprio Instituto Unimed Fortaleza (CPNJ 13.644.727/0001-53) é quem executa o projeto por meio de profissionais contratados.
Caso queira indicar um jovem para participar da próxima turma, envie um e-mail para contato.rsa@unimedfortaleza.com.br.
Pensar no bem das pessoas e do meio ambiente é algo importante nos dias de hoje. Pequenos detalhes, que às vezes passam desapercebidos em nossa vista, podem fazer muita diferença na vida de alguém e na preservação do meio ambiente.
Já imaginou que o lacre daquela latinha de refrigerante tinindo de gelada que você tomou naquele dia de sol, pode ajudar alguém a andar?
Pois é, a iniciativa do Sistema Nacional Eu Ajudo na Lata tem como objetivo a arrecadação de lacres de alumínio para a conversão do peso dos lacres em dinheiro para a compra de equipamentos de acessibilidade para doação, como por exemplo, cadeiras de rodas e muletas. Com isso, organizações sem fins lucrativa são beneficiadas anualmente. Exemplos de doações já realizadas foram: Fundação do Rim, Abrigo de Idosos Olavo Bilac, Santa Casa de Misericórdia, Abrigo de Idosos Lar Torres de Melo, entre outros.
Você também pode colaborar realizando a sua doação em qualquer unidade da Unimed Fortaleza. Participe!
Quem nunca passou pelo aperto de estar doente, ou de ter uma pessoa da família doente, e não ter dinheiro para comprar o remédio? Isso é algo comum, principalmente nas comunidades carentes. Pensando nisso, os colaboradores e cooperados da cooperativa iniciaram a ação de voluntariado Solidariedade: Um Santo Remédio.
Uma ação que existe desde 2001 e que arrecada caixas de remédios como antibióticos, vermífugos, vitaminas e anti-inflamatórios para doações à instituição carente Santa Rosa do Viterbo, que possui um posto de saúde comunitário.
Você também pode ajudar!
As doações e outras informações são recebidas no setor de Responsabilidade Socioambiental (RSA) localizado na Sede da Unimed Fortaleza, Av. Santos Dumont, 949, Aldeota. Ou pelo telefone WhatsApp 85 98132-2551.
Projeto de voluntariado formado por jovens aprendizes da Unimed Fortaleza que tem como premissa de sucesso: ser voluntário é fazer do mundo um lugar melhor. Os membros da Liga Solidária têm como missão participar de ações externas voluntárias; atuar como agentes de mobilização, zelando pelas atividades socioambientais realizadas dentro de da cooperativa; como também participar de encontros de qualificações/treinamentos promovidos pelo setor de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da cooperativa. A ideia é inspirada em projeto nacional da Unimed do Brasil.
O Projeto foi lançado em 2018 e já realizou ações de Limpeza de Praia, Oficina de Palhaçaria, Dia C- Dia de Cooperar, visitas e doações a instituições sociais sem fins lucrativos.
A Unimed Fortaleza também investe no fortalecimento institucional das seguintes instituições beneficentes:
As ações sociais da Unimed Fortaleza não se restringem as da RSA. Pelo contrário. Podemos citar ações de voluntariado pelo setor de medicina preventiva e internamente, à nossa cooperativa é primeiro lugar no Estado do Ceará pelo GPTW como a melhor organização para se trabalhar.
Visamos o atendimento aos requisitos legais, o uso racional de recursos naturais, a redução dos impactos ambientais gerados pela cooperativa e, consequentemente, contribuímos para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Garantimos a gestão de resíduos da cooperativa seguindo os princípios da Política Nacional de Resíduos, ou seja, incentivamos a não geração, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final destes resíduos, de forma adequada, com o objetivo de estimular padrões sustentáveis de consumo e de prestação de serviços.
Continuamente são realizadas as seguintes ações:
Adotamos o descarte adequado por meio da segregação seletiva, contribuindo para a reciclagem de resíduos (papel, papelão, plástico e metal) que retornam ao meio ambiente e à cadeia produtiva através de doações para associações de catadores. Além disso, resíduos de natureza eletroeletrônica também seguem a destinação correta, são enviados para um dos nossos parceiros, que reciclam e transformam os itens em obras de arte. Em seguida, são doados para ONGs e instituições carentes.
Trabalhamos a sensibilização ambiental por meio de ações sistêmicas com o objetivo de reduzir o consumo de água, energia, materiais de uso comum e geração de resíduos. O programa realiza o diagnóstico e a revisão de processos e sugere melhorias. Blitz nas unidades, campanhas internas e reuniões periódicas com os times ambientais estão entre as iniciativas. Dessa forma, mantemos viva a consciência ambiental e a disseminação de boas práticas por meio da postura consciente dos médicos cooperados, colaboradores e clientes.
Realizamos a neutralização de dióxido de carbono emitido na atmosfera por meio de algumas iniciativas: consumo de energia elétrica, queima de combustíveis fósseis, cálculo do deslocamento de colaboradores e geração de resíduos. Para mensurar os impactos ambientais gerados pela Cooperativa, utilizamos a calculadora de CO², ferramenta desenvolvida pela Unimed Brasil. E para neutralizar as emissões, realizamos o plantio de plantas nativas em áreas degradadas e, consequentemente, promovemos o reflorestamento.
Visamos o controle no uso racional dos recursos naturais e redução de custo financeiro, por isso, a cooperativa possui um sistema que monitora, em todas as suas unidades, o consumo de água e energia em tempo real. Assim, possibilita detectar eventuais anormalidades para corrigi-las com agilidade.
Optamos por comprar energia renovável. A troca de fontes convencionais por fontes de energia renovável trouxe significativas contribuições ao meio ambiente, além da redução de gastos financeiros para a cooperativa. Em 2022, avançamos ainda mais com a compra de energia do Mercado Livre.
Valorizamos a preservação dos recursos hídricos e a ecoeficiência de consumo e custos. Por isso, implantamos temporizadores e estabilizadores de vazão nas torneiras, promovendo economia expressiva no consumo dos recursos hídricos.
Desde 2018, clientes Unimed Fortaleza contam com a opção da fatura digital. O resultado contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e para redução de gastos da cooperativa.
Contribuímos para a redução da emissão de CO² por meio do programa Bicicletar, promovendo sustentabilidade, coletividade, compartilhamento, qualidade de vida e incentivo à prática de exercícios físicos. Dessa forma, também reforçamos pilares importantes da cooperativa, como inovação e responsabilidade socioambiental. O programa nasceu em 2014, desde então, já teve mais de 5 milhões de viagens realizadas na cidade de Fortaleza, evitando que mais de 2mil toneladas de CO² fossem emitidas ao meio ambiente.
Basta se cadastrar pelo aplicativo ou site do Bicicletar, escolher qual passe se encaixa no seu perfil e procurar uma das dezenas de estações de bicicletas espalhadas pela cidade. O Bicicletar é realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
Quando falamos da Responsabilidade Socioambiental, não estamos falando apenas de programas ambientais e sociais, também estamos falando de gestão estratégica.
Um setor que trabalha com um viés de estratégia organizacional, que faz parte da área de sustentabilidade e governança da cooperativa, a Responsabilidade Socioambiental (RSA) tem como objetivo assessorar, medir, indicar, aconselhar e cobrar a efetividade das boas práticas corporativas em todas as áreas da cooperativa.
É na Responsabilidade Socioambiental que se investiga e analisa se a cooperativa está em conformidade com os indicadores de sustentabilidade do sistema e do mercado. Veja abaixo alguma ações realizadas:
Confira os compromissos que estamos conectados a fim de mobilizar a sociedade e a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de saúde, educação, direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente.
Iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional. Saiba mais
O documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. Saiba mais
Objetivo trabalhar com as empresas no sentido de promover um mercado mais íntegro e ético. No centro dessa iniciativa está o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção. Saiba mais
Em virtude de todas as ações aqui demonstradas, a Unimed Fortaleza foi reconhecida nacionalmente pelas seguintes instituições:
Quando falamos em Responsabilidade Socioambiental também atuamos na efetivação e compromisso com a governança corporativa de nossa Cooperativa.
Assim, veja abaixo algumas iniciativas que contribuem para a uma governança mais íntegra e transparente por meio da RSA:
Atua internamente na colaboração, promoção e fortalecimento da cultura de RSA (Responsabilidade Socioambiental) por meio de ações, diagnósticos, mensurações de resultados, análises de indicadores, composições de balanços, acreditações e certificações que asseguram a credibilidade e transparência organizacional.
Tem o objetivo de incorporar a agenda ESG no desenvolvimento da cooperativa, por meio da adoção de boas práticas sustentáveis em todas as áreas do negócio e junto à sociedade. O Comitê é formado por representantes do Conselho de Administração e da Diretoria da Presidência, além de membros das áreas de Responsabilidade Socioambiental, Gestão de Pessoas, Marketing, Compliance e Riscos Corporativos.
O seu principal objetivo é proporcionar um grande momento de disseminação de práticas da cooperativa, fortalecimento do tema e cocriação de valor para um mundo melhor para todos os stakeholders da cooperativa. O evento acontece no mês de outubro e é aberto para a sociedade. Fique de olho no período das inscrições postados em nossas principais redes sociais.
A comissão é composta por membros das áreas de Responsabilidade Socioambiental, Gerência de Suporte Administrativo, Gerência Administrativo Financeira em Recursos Próprios e outros representantes da cooperativa. Atua na disseminação e garantia de ações que visem prevenir, implementar e manter a cultura do GRSS na Unimed Fortaleza. mais saiba! (Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde).
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). A Unimed Fortaleza contribui, por meio de suas iniciativas, para o alcance dos seguintes ODSs:
Clique aqui e conheça todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em virtude de todas as ações aqui demonstradas, a Unimed Fortaleza foi reconhecida nacionalmente pelas seguintes instituições:
Telefone: (85) 3209-3931
Email: contato.rsa@unimedfortaleza.com.br
CONHEÇA MAIS SOBRE AS AÇÕES ESTRUTURAIS DE GOVERNANÇA DA UNIMED FORTALEZA
Saiba mais por meio do seguinte do link abaixo:
https://www.unimedfortaleza.com.br/contexto-e-estrutura-de-governanca-da-unimed-fortaleza/
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.
(85) 4020.1818
De 2ª a 6ª, 8h às 20h.
Sáb. de 8h às 14h
(24H) 0800.286.2020
Necessário dispositivo TDD.
(85) 3209.3226
De 2ª a 6ª, 8h às 17:30h.