O Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unimed Fortaleza tem caráter consultivo, deliberativo e educativo, e foi criado para defender os interesses dos sujeitos (seres humanos que passarão por alguma pesquisa) em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.
O Comitê deve ter, no mínimo, 1 membros, com profissionais da área de saúde, ciências exatas, sociais e humanas, como juristas, teólogos, sociólogos, filósofos, bioeticistas e um representante dos usuários; não pode ter mais de 50% da mesma categoria profissional; os membros devem ser consultores "ad hoc" (atividade colaborativa, voluntária, específica e eventual); e é vedada a remuneração.
Para utilizar o CEP, é necessário fazer contato diretamente com um dos membros do comitê e com a secretaria; participar das atividades de treinamento; e submeter projetos via Plataforma Brasil.
Passar o projeto pelo CEP não é apenas um procedimento para evitar abusos com os participantes, mas também para a avaliação de prováveis processos jurídicos que venham a ser abertos contra o pesquisador por participantes ou outros que venham a se sentir lesados pela pesquisa.
O CEP é corresponsável pelo projeto em casos jurídicos, a não ser que as recomendações não sejam atendidas ou se verifique que a pesquisa se desenvolveu em desacordo com o projeto avaliado pelo CEP.
O CEP também assume riscos que venham a acontecer em pesquisas aprovadas por seus membros.
Entende-se por pesquisa a classe de atividades cujo objetivo é desenvolver ou contribuir para o conhecimento científico generalizável. O conhecimento generalizável consiste em teorias, relações ou princípios, ou no acúmulo de informações sobre as quais estão baseados, que possam ser corroborados por métodos científicos aceitos de observação e/ou inferência.
Pesquisa envolvendo seres humanos é aquela que, de forma individual ou coletiva, envolve o ser humano, direta ou indiretamente, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais. Envolve informações coletadas diretamente através dos pacientes, ou em prontuários, arquivos etc. Mesmo com somente um participante, em relato de caso, é uma pesquisa de seres humanos. Pesquisas de revisões sistemáticas em artigos, por outro lado, não são em seres humanos, bem como pesquisas em sistemas de informação de acesso público.
A CIP é uma comissão que congrega os processos e ferramentas que visam apoiar o pesquisador da Unimed Fortaleza no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.
Dentre as suas atividades, ressaltamos os serviços de estatística para as análises de cálculo de tamanho amostral durante o planejamento e escrita do projeto de pesquisa, além da análise de dados dos projetos já aprovados e em fase de conclusão e construção de resultados.
Atua ainda nos processos de submissão de propostas para solicitação de financiamento às agências de fomento e no gerenciamento dos recursos concedidos por elas, além da divulgação de oportunidades de chamadas e editais específicos para pesquisa.
Para saber maiores detalhes sobre o que contempla cada serviço e realizar o agendamento, entre em contato com a CIP através do telefone (85) 3277-6303 ou centrodeestudos.hus@unimedfortaleza.com.br.
Av. Almirante Maximiniano da Fonseca, 44 (4º Andar)
Bairro: Luciano Cavalcante - CEP: 60810-670