Quer saber como começar a correr com segurança e respeitando seu condicionamento? Continue lendo e confira as dicas do especialista!
A corrida é um esporte que pode ser praticado em trilhas, parques, praças, praias, orla ou esteira e não requer o uso de equipamentos, por isso, é considerada um esporte acessível. Além disso, oferece diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente.
Se você já cogitou começar a correr, mas logo desistiu por achar que o esporte é difícil, saiba que com a orientação correta é possível ir muito além do que você imagina, superando seus limites!
Para dar dicas de como você pode evoluir da caminhada para a corrida e começar a correr com segurança e constância, convidamos o maratonista e profissional de Educação Física da assessoria Unimed Ativa, Eduardo Parente (CREF 3472 G/CE). Continue a leitura!
A corrida é um esporte de impacto que ajuda a fortalecer os músculos, regular o sono, aumentar a resistência física e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. Por exigir bastante do corpo, antes de começar a correr é importante adaptar o seu corpo para realizar a atividade.
Se você quer começar a correr, é preciso conversar com um profissional de Educação Física para ele fazer testes de condicionamento físico.
O especialista Eduardo Parente pontua que “esses testes vão variar de acordo com o preparo físico de cada um. Podem ser testes de 1km, 3km ou 12 minutos. Dessa forma, é possível avaliar em qual nível você está e preparar um cronograma de treinos de acordo com as suas necessidades e objetivos”.
Mas, se você tem algum problema cardiovascular ou histórico de problemas cardiovasculares na família, é importante ser avaliado por um cardiologista para assegurar que você não correrá riscos ao praticar a corrida.
Com os passos anteriores concluídos, é hora de começar a treinar! E a melhor forma de começar a correr é praticando a caminhada. O professor da Unimed Ativa, Eduardo Parente, explica que realizar o processo de adaptação da forma correta evita lesões e dores intensas.
“A maneira correta de começar a correr é intercalando a corrida durante a caminhada, fazendo isso de forma gradual. Por isso, é interessante ter um planejamento de como e quando você irá aumentar a quantidade e o tempo de corrida durante a caminhada, dessa forma, você começará a preparar o seu corpo para uma atividade de maior impacto como a corrida”, reforça o profissional.
É preciso manter a constância para evoluir, por isso, praticar a corrida em dias alternados ajuda a aumentar o ritmo ao longo dos treinos sem levar o corpo ao estresse.
Em média, com 40 minutos de treino diários, intercalando a caminhada com a corrida, é possível encontrar bons resultados a partir da 8ª semana.
“É importante reforçar que o tempo de evolução da caminhada para a corrida vai depender do contexto de cada pessoa. Por exemplo, o ritmo de quem é iniciante na corrida, mas já fazia outra atividade física, é diferente de uma pessoa que é sedentária e vai começar a mudar um hábito”, explica Eduardo Parente.
Confira 6 razões para participar de uma assessoria esportiva!
A corrida melhora a saúde do corpo e da mente, trazendo mais qualidade de vida para quem pratica o esporte. Começar a correr pode até parecer difícil no começo, mas quando o exercício é feito de maneira adequada traz benefícios como:
Correr em jejum faz mal? Saiba como evitar resultados indesejados
Agora que você já tem as dicas de como começar a correr e conhece os benefícios de praticar o esporte, que tal começarmos juntos? Correr com um amigo ou em grupo ajuda a ter mais disciplina.
Clientes Unimed Fortaleza podem se inscrever na assessoria esportiva Unimed Ativa e ter aulas presenciais e online com profissionais especializados na prática de corridas. Assista ao vídeo abaixo e veja como é um dia na assessoria, que mescla aulas de corrida e funcional!
*Conteúdo desenvolvido em parceria com o profissional de Educação Física Eduardo Parente (CREF 3472 G/CE).
Seu download começará em instantes...