É corredor amador ou iniciante e está buscando dicas para baixar o pace na corrida? Evolua no esporte com segurança seguindo as orientações do nosso especialista!
Acordar cedo, colocar o tênis e o óculos de corrida e começar o dia liberando endorfina é a nova sensação entre jovens e adultos. E se você não conhece alguém que começou esse novo hábito, certamente essa pessoa é você!
A corrida é um esporte de impacto e que traz benefícios diversos à saúde, desde ajudar na manutenção e perda de peso, melhorar o desempenho cardiopulmonar, fortalecer os músculos e as articulações, regular o sono e, como toda atividade física, contribuir para uma vida mais saudável.
Para saber como melhorar o seu ritmo e evoluir na corrida, confira a seguir as dicas imperdíveis do profissional de educação física e coordenador da assessoria esportiva Unimed Ativa, Matheus Albuquerque (CREF. 5388-G/CE)!
Se você está pensando em começar a correr ou é um corredor amador, já deve ter ouvido a expressão “pace”, que significa “ritmo”. O pace na corrida é o ritmo que cada pessoa leva para percorrer um percurso em determinado tempo.
Os atletas se preocupam com o ritmo na corrida porque também é uma forma de avaliar a evolução ao decorrer dos treinos e também, para as pessoas que desejam competir, é uma forma de montar a estratégia de acordo com os kms que serão percorridos.
Normalmente o pace é calculado a cada 1km. Por exemplo, se o atleta tem um pace de 5 significa que ele percorre 1km em 5 minutos. Conhecer o seu pace na corrida ajuda a entender até onde é possível ir sem causar esgotamento ou lesões.
Existem algumas formas de fazer esse cálculo e a mais comum é o teste de condicionamento aeróbico, que consiste em cronometrar uma corrida de 5 ou 10km e, ao finalizar a prova, dividir o tempo total pelos kms percorridos.
Além disso, acessórios como os relógios inteligentes são fortes aliados na hora de cronometrar o seu pace na corrida.
Indicado para você: 5 acessórios para corrida aliados da sua performance
O ritmo ideal é aquele que o atleta consegue alcançar. Não existe pace de iniciante, intermediário ou avançado. Na verdade, a velocidade vai variar de acordo com o foco e desempenho de cada pessoa, sendo individual.
Se você é um corredor amador, deve treinar constantemente e com a ajuda de um profissional para conseguir desenvolver o pace na corrida que seu corpo consegue alcançar sem desgastes.
Leia também: Como Evoluir da Caminhada para a Corrida
O apoio técnico de um profissional, juntamente das orientações que listamos, é essencial para que seus treinos sejam personalizados às suas necessidades e objetivos.
Na assessoria esportiva Unimed Ativa, clientes Unimed Fortaleza podem participar de aulas presenciais e online com os melhores especialistas em corrida. Clique para saber como funciona a assessoria de corrida!
Agora que você aprendeu como baixar o pace na corrida com segurança, continue aprendendo com nossos especialistas em esportes no nosso canal do Youtube.
Clique no vídeo abaixo para conferir o que fazer e o que não fazer antes de uma prova de corrida:
*Conteúdo desenvolvido em parceria com o profissional de educação física Matheus Albuquerque (CREF. 5388-G/CE).
Seu download começará em instantes...