A ejaculação precoce é um distúrbio que atinge homens com vida sexual ativa, mas, na maioria dos casos, ele é negligenciado devido à vergonha que alguns homens sentem de procurar ajuda médica. Para entender como resolver o problema, continue a leitura!
A ejaculação precoce ocorre quando o homem chega ao orgasmo mais rápido do que o habitual, em média com menos de 1 minuto de duração, contando com o tempo de penetração. Uma forte característica do distúrbio é quando o episódio se repete em, pelo menos, 50% das relações.
A Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) especifica 03 critérios para definir a ejaculação precoce:
Para quem acredita que a ejaculação precoce só ocorre na fase adulta ou na velhice, está enganado. A frustração também pode ocorrer na adolescência, quando a descoberta do corpo e da vida sexual começa a ser feita. Por medo e vergonha, adolescentes podem evitar novas situações de intimidade sexual, ocasionando traumas maiores na fase adulta.
Os principais fatores desencadeantes da ejaculação precoce são:
Para evitar esses fatores de risco é muito importante o cultivo de bons hábito de vida, como uma boa alimentação aliada com atividades físicas. Assim, crises de ansiedade e estresse, que atualmente são os principais fatores psicológicos da doença, serão evitadas.
Comece a se exercitar: Baixe 3 treinos para fazer em qualquer lugar!
Antes de considerar que você tem um distúrbio como a ejaculação precoce, é importante ter uma ideia realista de qual é o tempo normal para ejaculação, e isto pode variar entre 5 e 7 minutos.
Não existem ainda métodos 100% comprovados cientificamente que evitem ou controle essa disfunção sexual, mas através de tratamento psicológico, de medicamentos ou pomadas, a ejaculação precoce pode ser resolvida.
O médico urologista é o mais recomendado para tratar as doenças sexuais masculinas. O profissional faz a investigação do motivo pelo qual se iniciou o problema e indica o melhor tratamento para cada pessoa, mas é importante destacar que o tratamento psicológico também pode ser necessário para resolver o distúrbio. Nesse caso, será necessário procurar também a orientação de um psicólogo.
Atividades para o fortalecimento pélvico masculino podem ajudar no tratamento da ejaculação precoce, pois esses músculos são responsáveis pela região da uretra, canal onde passa a ejaculação. Uma forma simples de exercitá-los é tentar interromper a liberação da urina durante a micção e fazer com que ela seja expelida de forma pausada, fracionada e lenta.
Também é importante assumir e conversar com o (a) companheiro sobre o problema para que ele seja solucionado. Às vezes, por motivo de pressão ou de proporcionar prazer para o (a) parceiro (a) sexual, o homem se sente pressionado em satisfazer e dar prazer na cama, ocasionando uma pressão psicológica desnecessária que pode ocasionar a ejaculação precoce.
Métodos alternativos de tratamento como medicamentos tópicos com efeito analgésico (inibidores de receptação de serotonina e cremes à base de lidocaíne) são encontrados no mercado para retardar a ejaculação precoce. No entanto, alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais de perda temporal de sensibilidade e diminuição do prazer sexual. Além de não possuírem sua eficácia 100% comprovada. Consulte sempre um médico.
Se você sofre com a ejaculação precoce ou conhece alguém que enfrenta o problema, o melhor a se fazer é procurar um médico. Pode ter certeza que o distúrbio é mais comum do que você imagina! Para clientes Unimed Fortaleza, é rápido e fácil marcar uma consulta, bastar realizar o agendamento online.
Aproveitando que estamos falando sobre a saúde do homem, confira também o vídeo que fizemos para o nosso canal no YouTube sobre a Impotência Sexual ou Disfunção Erétil, com nossos médicos especialistas!
Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico urologista da Unimed Fortaleza,
Dr. José Everton de Castro Filho (CRM: 7898) | Formado Pela Universidade Federal do Ceará | Doutor em Urologia – Universidade de São Paulo (USP).
Seu download começará em instantes...