O autocuidado é um conjunto de ações diárias que fazemos em prol do nosso bem-estar!
Estamos sempre preocupados com o outro, seja ele nosso filho, irmão, mãe, pai ou um amigo. Nos colocamos à disposição para ouvir e ajudar a quem amamos sempre que eles precisam, mas muitas vezes esquecemos de cuidar de alguém muito importante: nós mesmos. Isso é autocuidado!
O autocuidado está relacionado ao bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde. É preciso dar um tempo para você mesmo e entender quais são as suas necessidades e desejos.
A partir do momento em que você cria hábitos rotineiros de autocuidado, contribui para uma melhora da sua saúde física, espiritual e psíquica. Por isso, apresentamos a seguir como você pode promover o autocuidado na sua rotina!
Quando você pratica e prioriza o autocuidado, começa a entender melhor quem você é, o que quer e como pode fazer para melhorar o que é necessário em sua vida. Praticando o autocuidado você:
O autocuidado também te ajuda a conhecer melhor o seu próprio corpo e todos os seus sinais e, dessa forma, fica mais fácil estabelecer práticas que auxiliam a controlar os sintomas da ansiedade e depressão, por exemplo.
No dia a dia, escolha olhar para as suas necessidades com mais atenção. Para isso, você pode:
O autocuidado é cuidar de si mesmo com foco no seu bem-estar e não está relacionado ao egoísmo, são conceitos diferentes. O egoísmo é o hábito ou atitude de uma pessoa colocar seus interesses e opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem-estar das pessoas com as quais se relaciona.
Muitas pessoas têm receio em negar algo para alguém por medo de serem vistas como mal-educadas ou antipáticas e, por isso, sempre arrumam um tempo para encaixar aquele pedido de última hora. Já aconteceu isso com você?
No entanto, pode acontecer de você ter que colocar de lado o tempo que estava reservado para cuidar de si. Quando você deixa ir à academia ou falta o curso de inglês, por exemplo, para encaixar uma atividade extra solicitada pelo outro, você está deixando o seu bem-estar em segundo lugar.
Por isso, é importante que quando estiver muito cansado ou quando tiver um momento reservado para fazer algo que gosta, diga não para aquele favorzinho que irá te impedir de ter um momento só seu.
O autocuidado físico está relacionado ao cuidado com o corpo, por isso, é importante buscar uma alimentação saudável, praticar atividade física e dormir bem.
Não gosta de academia? Veja nossas sugestões de exercícios para fazer na rua ou em casa!
Promover o autocuidado emocional significa estar conectado com as suas emoções e ir em busca de autoconhecimento, preferencialmente com o acompanhamento profissional de um psicólogo, para que você consiga lidar de maneira positiva com todos os sentimentos que existem dentro de si.
A conexão com outras pessoas é muito importante, pois é por meio da interação social que nos relacionamos e essa convivência traz impactos significativos para a nossa vida. Pensando nisso, construa bons relacionamentos! Boas relações contribuem para uma sensação de bem-estar.
Manter uma rotina espiritual é importante porque é por meio dela que você consegue se conectar com os sentimentos de paz, amor próprio e propósito de vida. Por isso, é interessante estabelecer uma rotina de meditação, oração, conexão com a natureza, com o que você acredita e te faz bem.
É mais fácil justificar que estamos ocupados do que aceitarmos que precisamos parar e pensar com carinho em nós mesmos. A psicóloga hospitalar da Unimed Fortaleza, Maisse Catunda, explica porque devemos criar o hábito de ter autocuidado.
“Tentamos justificar a falta do autocuidado de diversas formas e isso é preocupante porque ao nos colocarmos de lado, estamos deixando de lidar com sentimentos diversos e, em algum momento, isso pode gerar problemas como ansiedade e depressão. Precisamos priorizar a nossa qualidade de vida porque se você não está bem, como cuidará de todo o restante?”.
Quando fazemos algo apenas por obrigação, sem motivação, algo que suga a nossa energia, deixamos de praticar o autocuidado. A psicóloga Maisse Catunda também alerta para os excessos:
“Vivemos nesse mundo midiático e, por isso, muitas pessoas acreditam que só o skin care, por exemplo, é autocuidado. Mas não é bem assim, porque não somos apenas esse corpo externo, somos seres humanos complexos. Além disso, todos os extremos precisam ser revistos, a vaidade que ultrapassa a linha do cuidado quando as pessoas deixam de comer para emagrecer ou fazem exercícios em excesso para entrar em um padrão. Nada disso é autocuidado”.
Sabe aquela consulta que você vem adiando? Seguindo nossas dicas, aproveite o dia de hoje para colocar sua saúde em dia! Marque o seu check-up para prevenir doenças e prolongar o seu bem-estar. Veja aqui quais são os exames que ajudam a prevenir e rastrear doenças.
Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares e os incentive a olhar mais pra si, praticando o autocuidado! Aproveite e tire um tempinho do seu dia para fazer algo novo. Que tal praticar Yoga? Saiba como iniciar em nosso canal no Youtube!
Conteúdo aprovado em parceria com a psicóloga Maisse Catunda (CRP – 11/12091) | Psicóloga Hospitalar do Hospital Unimed
Seu download começará em instantes...