Confira 7 formas incríveis de como acelerar o metabolismo e perder peso de maneira eficaz, sem agredir o corpo.
Você sabia que emagrecer não depende apenas do que você come, mas também da funcionalidade do seu organismo? Hábitos que podem ser mudados ou adotados no dia a dia podem fazer toda diferença. Por isso, preparamos este artigo listando 7 formas práticas e fáceis para acelerar o metabolismo. Mas lembre-se sempre, buscar orientação de um profissional capacitado é imprescindível.
O metabolismo consiste no conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo. Toda sua funcionalidade divide-se em duas formas: catabolismo – quebra de uma substância para obter energia – e anabolismo – capacidade que o corpo possui de transformar uma substância em outra para seu desenvolvimento e reparação.
Um corpo desidratado causa a perda de bicarbonato de sódio, o que leva a um quadro de acidose metabólica, perdendo eletrólitos e desacelerando o metabolismo. Por isso, beber bastante água é importante para manter as reações do organismo otimizadas. E sendo gelada, faz com que o corpo gaste mais energia para ?esquentá-la?, permitindo acelerar o metabolismo.
Ao passar muito tempo sem receber comida, o organismo sofre períodos de catabolismo, que nada mais é do que a quebra de proteínas do tecido muscular para obter energia, obrigando o corpo a recorrer às reservas de nutrientes, para economizar o que foi perdido de energia. Dessa forma, o metabolismo desacelera, queimando menos calorias.
Por isso, o ideal é que o corpo receba pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia, para manter o metabolismo funcionando normalmente. Além de permitir que o corpo gaste mais energia fazendo a digestão, perdendo assim, mais calorias.
O sono ajuda no aumento da produção do hormônio chamado leptina, que controla a sensação de saciedade. Ou seja, ao dormir pouco é comprometida a produção desse hormônio, fazendo com que a saciedade demore mais tempo a se manifestar.
Ao não respeitar o sono, dormindo poucas horas, a produção da grelina, responsável por controlar a fome, aumenta. Quanto menos se dorme, mais desse hormônio é produzido no organismo, fazendo com que se sinta mais fome. Por isso, respeitar o sono e dormir bem é imprescindível.
A prática de exercícios aeróbicos é uma excelente forma de como acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico. Em alguns casos, a taxa metabólica basal pode permanecer acelerada por até 12 horas, mesmo com o corpo em repouso após os exercícios. Mas seja prudente nessa prática e busque ajuda profissional.
Por mais que as gorduras sejam vistas negativamente, por serem umas das grandes responsáveis pelo ganho de peso, o organismo precisa delas, mas claro que das que são boas.
As gorduras boas ajudam no aumento da sensação de saciedade e aceleram o metabolismo, pois são compostas por triglicerídeos de cadeia média (TCM), sendo logo convertidos em energia e não se acumulando em forma de gordura no corpo.
Leia mais sobre os tipos de gordura!
Essas gorduras boas podem ser encontradas no óleo de coco, abacate, nozes, castanhas e azeite de oliva. Mas atente-se, pois devem ser consumidas em pequenas quantidades. O exagero ao ingerí-las pode causar malefícios à saúde e ainda deixar de ser uma das formas de como acelerar o metabolismo.
Consumir muita proteína é uma das formas, mas não quer dizer que seja necessário aderir a uma dieta específica. Essa é mais uma maneira de como acelerar o metabolismo, pois as proteínas são utilizadas pelo organismo para construir os músculos, permitindo maior gasto de energia e evitando picos glicêmicos ? que provoca vontade de comer doces -, com o aumento do tempo de digestão dos carboidratos.
Os músculos são grandes consumidores de energia e, portanto, mais acelerado se torna o metabolismo. Por isso, com a prática de atividades físicas de força os músculos exigem mais energia e o metabolismo trabalha rapidamente para se ajustar à nova realidade do organismo.
Saiba mais: 5 passos para fazer musculação em casa
Tudo pronto? Agora você já pode saborear.
Deu para perceber que essas 7 formas de como acelerar o metabolismo são bem simples e podem ser facilmente seguidas, não é mesmo? Mas, para além delas, existem hábitos que podem ser controlados e que fazem a diferença.
Se você achava que deixar de jantar ou pular o café da manhã eram opções para alcançar o corpo dos sonhos, saiba que é exatamente o contrário. Esses métodos acabam enganando o corpo, levando-o a acreditar que não está recebendo comida suficiente e que deve armazenar mais calorias quando é alimentado, desacelerando assim, o seu metabolismo.
Conteúdo aprovado pela endocrinologista Dra. Mariana Pinto Chaves
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará | Clínica Médica pela Universidade de São Paulo (USP-RP) | Endocrinologista pela Universidade de São Paulo (USP-RP) | Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia | Doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo
Seu download começará em instantes...