Você está atento aos sinais que o seu corpo dá quando algo não está funcionando corretamente? Conheça agora os sintomas de infecção urinária, uma das mais comuns, e evite riscos à sua saúde!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a infecção urinária é a mais comum das infecções existentes e costuma ser bastante desconfortável. Quando não tratada corretamente, pode causar complicações como pedra nos rins.
Confira agora as dicas do médico urologista da Unimed Fortaleza, Dr. Pedro Henrique Filgueira (CRM CE 13398 RQE 8553), sobre os principais sintomas de infecção urinária, formas de tratamento e prevenção da doença. Continue lendo!
A infecção urinária ocorre comumente devido a bactérias que entram no sistema do trato urinário, atingindo a bexiga e os rins. Além disso, fungos também podem ser a causa.
“A infecção urinária pode atingir homens e mulheres em qualquer faixa etária e os sintomas da doença são os mesmos para os dois. Porém, a incidência da infecção em mulheres pode ser maior já que a anatomia do sistema urinário feminino favorece a entrada de fungos e bactérias”, explica o médico urologista, Dr. Pedro Henrique Filgueira.
A principal forma de contrair a infecção urinária é por bactérias que chegam pela uretra, canal final da urina. Porém, alguns fatores podem favorecer o surgimento da doença, tais como:
Você conhece a sensação de ardência ao urinar? Ou como pode ser cansativo a vontade de fazer xixi com frequência? Esses são alguns sintomas de infecção urinária, que pode ser dividida em dois tipos: cistite ou pielonefrite.
A cistite é a forma mais simples da doença e, geralmente, atinge a uretra e a bexiga, podendo ser tratada com antibiótico, receitados por um médico, no período de 3 a 5 dias. Os seus sintomas são:
A pielonefrite é a forma mais grave da doença e ela ocorre quando as bactérias atacam os rins. Além dos sintomas de infecção urinária simples, outros sintomas podem surgir nesse caso:
“A forma mais grave da doença ocorre quando não há o tratamento correto da cistite e as bactérias atingem os rins. Nesse estágio da infecção, pode ocorrer complicações mais graves como a pedra nos rins e a sepse, infecção generalizada que pode ser fatal. Por isso, ao identificar os sintomas de infecção urinária, é necessário procurar atendimento médico imediato”, orienta o Dr. Pedro Henrique Filgueira.
“Para aliviar os sintomas da infecção urinária, é importante fazer o tratamento com antibióticos e analgésicos urinários receitados pelo médico. Além disso, é necessário aumentar a ingestão de água durante o tratamento. Algumas pessoas podem ter infecção urinária de repetição, nesses casos, recomenda-se o uso de antibióticos em doses mais baixas e diárias para o tratamento”, explica o médico.
Quando começamos a envelhecer, é natural que o sistema imunológico fique mais fragilizado, tornando mais comum o surgimento de infecções, já que a renovação celular é mais lenta.
Fatores como o uso de fraldas geriátricas e o desenvolvimento de doenças crônicas também aumentam a proliferação de bactérias no sistema urinário de idosos.
Além dos sintomas de infecção urinária já citados, os idosos também podem sentir desorientação e perda da consciência nos casos mais graves da doença.
Crianças na faixa etária de 1 ano têm maior chance de contrair a cistite infantil devido a defeitos congênitos no trato urinário.
O uso de fraldas também pode causar o desenvolvimento da doença. Por isso, é importante fazer a troca da fralda com frequência, evitando que a região íntima do bebê fique úmida. Já ensinamos aqui como trocar corretamente a fralda.
O Dr. Pedro Henrique explica que as crianças não conseguem entender o que estão sentindo e, por isso, os pais devem ficar atentos aos sintomas de infecção urinária nos pequenos: “febres sem nenhum outro sintoma associado, mal-estar, fraqueza ou má alimentação, são alguns sinais de alerta”.
Agora que você conhece os principais sintomas de infecção urinária, fique atento aos sinais de alerta e lembre-se: apenas um profissional conseguirá identificar e tratar a doença corretamente. Clientes Unimed Fortaleza podem se consultar sem sair de casa, com mais comodidade e agilidade, utilizando o Pronto Atendimento Virtual disponível no APP Cliente Unimed Fortaleza. Baixe agora!
*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico urologista da Unimed Fortaleza, Dr. Pedro Henrique de Oliveira Filgueira (CRM CE 13398 RQE 8553)
Seu download começará em instantes...