Mamãe e Bebê 11 de Dezembro de 2018

Quem tem cisto pode engravidar? Tire suas dúvidas


A presença de cisto no ovário preocupa muitas mulheres que desejam ter filhos. Para esclarecer se quem tem cisto pode engravidar, continue lendo o conteúdo que preparamos.

Grávida realizando ultrassom fazendo com que o seguinte questionamento venha atona: quem tem cisto pode engravidar?

Para tornar o sonho de ser mãe realidade, nada melhor do que estar em dia com a saúde. O cisto no ovário, por exemplo, é um problema que atinge cerca de 25% das mulheres férteis (entre 20 e 35 anos de idade) no Brasil e que só é descoberto quando elas tentam engravidar. Para explicar se quem tem cisto pode engravidar ou não, convidamos o Dr. Márcio Alcântara, ginecologista e diretor do Hospital Regional Unimed.

O que é cisto no ovário?

Para começar, é importante você entender que o cisto no ovário nada mais é que uma bolsa cheia de líquido que se forma no ovário e que pode aparecer no período reprodutivo da mulher.

Em sua grande maioria, o cisto no ovário é benigno, por este motivo, dificilmente ele vai necessitar de remoção. Também são raros os casos em que o cisto contribui para dores na região pélvica. No entanto, ele pode gerar consequências para o organismo feminino, como: atraso na menstruação ou mesmo dificuldade para engravidar.

Como identificar o cisto no ovário?

A forma mais eficaz para identificar um cisto no ovário é por meio do ultrassom transvaginal, pois nem sempre é possível a detecção ao exame de toque. De acordo com o Dr. Márcio Alcântara, utilizando equipamentos de boa qualidade, por vezes associados ao uso de doppler (exame que avalia o fluxo sanguíneo da paciente), um médico experiente em exames ginecológicos de imagem tem grandes possibilidades de ter certeza sobre o tipo de cisto no ovário analisado, em especial se realizar um comparativo do histórico da paciente.

Então, quem tem cisto pode engravidar?

De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.

Banner com duas mãos segurando um teste de gravidez e o texto acima da imagem "Tudo sobre infertilidade feminina" com o botão "Saiba agora"

8 sintomas do cisto no ovário

O Dr. Márcio relembra que um cisto no ovário dificilmente provoca sintomas, mas, em alguns casos, a mulher pode sentir alguns desconfortos. São eles:

1. Dor na lateral da pelve, do lado onde está o cisto;

2. Dor durante a ovulação;

3. Dor durante o contato íntimo;

4. Atraso no ciclo menstrual;

5. Maior sensibilidade nas mamas;

6. Aparecimento de sangramento vaginal fora do período menstrual;

7. Devido às alterações hormonais, pode ocorrer o ganho de peso;

8. Dificuldade para engravidar.

Caso você apresente dois ou mais dos sintomas citados acima e não tenha outras doenças ou problemas que possam causar essas alterações, é aconselhável consultar o ginecologista para verificação.

Descubra: a menopausa contribui para o ganho de peso?

O tratamento adequado para o cisto no ovário

Segundo o ginecologista, o tratamento é individualizado, podendo variar de paciente para paciente, mas, em alguns casos, o uso de anticoncepcionais hormonais (pílulas, injeções, anéis vaginais e implantes) pode ser recomendado, tanto para evitar que novos cistos apareçam, como para eliminar os existentes.

Já para as mulheres que desejam engravidar, o tratamento pode ser realizado com a indução da ovulação, sendo, na maioria das vezes, de baixa complexidade.

Em algumas situações, os cistos podem desaparecer sem necessitar de tratamento médico, exceto em casos em que a paciente apresente sintomas.

Conte com o apoio médico

Apesar de não existir medidas preventivas para os cistos no ovário, com o acompanhamento médico recomendado e a realização de exames de rotina, é possível detectar o problema o quanto antes e realizar o tratamento adequado.

Existe o melhor período para realizar o ultrassom da mama e prevenir o câncer de mama?

Com o apoio médico, você também conseguirá identificar mais a fundo o tipo de cisto no ovário que possui, além de evitar sua evolução e o surgimento de novos cistos.

Mão segurando um celular na tela de agendamento online da Unimed Fortaleza

E então, gostou de saber se quem tem cisto pode engravidar? Para mais assuntos como esse, visite também nosso canal no Youtube. Assista ao vídeo abaixo e saiba a diferença entre a síndrome do ovário policístico e apenas ovários policísticos.

Dr. Marcio Alcantara


Conteúdo aprovado em parceria com o médico ginecologista e obstetra Dr. Márcio Alcântara
| Residência em Ginecologia e Obstetrícia (GO) na Maternidade Escola 1994 a 1996 | Título de Especialista em GO – 500/96 | Médico Ginecologista e Obstetra da Secretaria de Saúde do Ceará desde 2007 | Coordenador da GO do HDGM -Messejana 2001 a 2004 | Diretor Técnico do HRU

Rodapé da página.