Cuidar de Você 20 de Agosto de 2024

O que significa corrimento marrom? Tire suas dúvidas


O corrimento é uma condição natural feminina, mas você sabe o que significa corrimento marrom? Ele pode indicar desde alterações hormonais à gravidez. Continue lendo para saber mais!

Mulher no banheiro checando corrimento

Algumas mulheres podem ficar preocupadas ao perceber que o corrimento está com uma cor diferente. Mas para compreender o que significa essa condição, primeiro é necessário entender que o corrimento vaginal não é algo anormal ou ruim, ao contrário do que muitos pensam.

O corrimento vaginal é, na verdade, uma secreção natural do organismo feminino e, em algumas situações, ele pode indicar que o seu corpo está passando por alterações hormonais ou que há alguma infecção ativa. Por isso, é essencial que a mulher fique atenta às alterações que podem surgir.

Para ajudar a tirar as dúvidas sobre o que significa corrimento marrom, convidamos a ginecologista da Unimed Fortaleza, Dra. Ana Vitória Gonçalves Lacerda Linard (CRM CE 8117 RQE 3069). Confira os esclarecimentos a seguir!

O que significa corrimento marrom?

Antes de tudo, vale destacar que na maioria dos casos o corrimento marrom é normal e ele possui essa cor por causa da quantidade de sangue coagulado – ou sangue antigo – que demorou para ser expelido pelo corpo e se misturou à secreção vaginal.

Na maioria das vezes, o corrimento vaginal significa que a menstruação está começando ou terminando. Mas se vier acompanhado de outros sintomas, pode indicar um problema na saúde íntima que precisa de atenção.

Quais sintomas podem vir associados ao corrimento marrom?

“O corrimento marrom significa que há presença de sangue antigo no corpo e que está sendo eliminado por diversas razões. Ao perceber que a secreção dura mais de 3 dias e está associada a outros sintomas, o ideal é procurar um médico para descobrir a causa”, orienta a Dra. Ana Vitória Linard.

É cliente Unimed Fortaleza? Confira aqui os canais de marcação de consulta

Qual a diferença entre o corrimento marrom claro e escuro?

Algumas mulheres apresentam corrimento com tom mais claro, enquanto outras podem ter um tom mais escurecido. Essa tonalidade vai variar de acordo com o corpo de cada uma.

“O tom do marrom vai variar de acordo com a quantidade de sangue coagulado ou da própria secreção vaginal. Além disso, a causa do corrimento marrom também pode fazer com que ele ganhe tonalidades diferentes”, explica a médica da Unimed Fortaleza.

O corrimento marrom escuro pode estar relacionado à quantidade de sangue na secreção e, em alguns casos, pode indicar que o colo do útero ou as paredes vaginais possuem algum tipo de ferida.

A tonalidade mais escura do corrimento também é comum ao fim do período menstrual, se assemelhando a borra de café.

A secreção marrom mais clara está mais relacionada a fatores como a nidação, ou seja, quando há a implantação do embrião no interior do útero, podendo causar sangramento mais leve.

“Quando há um desequilíbrio do pH vaginal provocado por alguma irritação, por exemplo, pode acontecer sangramento leve ocasionando um corrimento marrom claro”, pontua a Dra. Ana Vitória Linard.

Conheça as 7 principais causas do corrimento marrom

Para te ajudar a entender o que significa corrimento marrom, separamos as 7 principais causas:

  1. Fim da menstruação

É comum surgir o corrimento marrom no fim da menstruação. A ginecologista explica que isso acontece porque o sangue mais antigo tende a demorar mais para ser expelido do organismo e acaba oxidando, fazendo com que a sua cor mude de vermelho para marrom.

  1. Ovulação

Algumas mulheres podem ter um leve sangramento durante o período ovulatório, fazendo com que o sangue se misture com a secreção vaginal.

  1. Gravidez

No período inicial da gestação, o sangramento de implantação tende a causar um corrimento marrom, isso acontece quando o óvulo fertilizado fixa-se na parede do útero. De acordo com a Dra. Ana Vitória Linard, é normal que durante essa fase a secreção marrom dure entre 2 a 3 dias.

  1. Métodos Contraceptivos

Também podem ocasionar o surgimento de corrimento marrom. Pílulas anticoncepcionais, DIU ou qualquer outro método hormonal de controle de natalidade, tem como efeito colateral um sangramento amarronzado e isso tende a acontecer nos primeiros meses de uso desses contraceptivos.

  1. Infecções Vaginais

Infecções como tricomoníase, vaginose bacteriana e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podem causar inflamação e sangramento, levando ao surgimento do corrimento marrom. “Vale reforçar que nesses casos sintomas como coceira, dor e odor intenso podem vir associados ao corrimento”, sinaliza a médica Dra. Ana Vitória Linard.

  1. Pólipos ou miomas uterinos

Também podem causar sangramento irregular.

  1. Pré-menopausa

Durante o período de transição entre a idade fértil e a menopausa, que é quando a ovulação deixa de existir, a mulher pode experimentar ciclos menstruais irregulares e corrimento marrom devido às flutuações hormonais.

Fique em dia com o seu check-up médico

Além das causas do corrimento marrom que citamos, existem condições menos comuns que também podem ser uma causa, como o câncer cervical ou uterino, traumas e lesões na área vaginal. Por isso, se o sangramento marrom for persistente, é necessário procurar um médico ginecologista. 

As mulheres possuem uma série de exames específicos que devem ser realizados anualmente, de acordo com a idade, para rastrear possíveis problemas de saúde. Logo, estar em dia com o seu check-up é uma necessidade! Acesse nosso post sobre check-up médico e saiba como se preparar.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica ginecologista da Unimed Fortaleza Dra. Ana Vitória Gonçalves Lacerda Linard (CRM CE 8117 RQE 3069).

Rodapé da página.