Cuidar de Você 29 de Janeiro de 2016

Vacina contra dengue: tire suas dúvidas


Mosquito da dengue.

A Dengvaxia é a vacina contra o vírus da dengue liberada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recentemente, para ser comercializada no Brasil. O antídoto foi produzido por um renomado laboratório francês, o  Sanofi Pasteur.

A infectologista do Hospital Regional Unimed, Dra. Mônica Façanha, dá mais informações acerca do uso da vacina. Confira abaixo.

Unimed Fortaleza (UF) – Quem pode e quem não pode tomar a vacina?

Mônica Façanha – A vacina é de vírus vivos atenuados obtidos por engenharia genética. Por esse motivo, grávidas e pessoas com a imunidade comprometida por câncer e AIDS, por exemplo, não podem tomar essa vacina. A vacina é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos de idade. Fora desta faixa etária, as análises ainda não asseguram a inexistência de eventos adversos graves.

UF – Qual sua eficácia?

MF – A vacina tem 66% de proteção contra a dengue. A eficácia aumenta para 93% para prevenir os casos mais graves. E a redução hospitalar é de 80%. Em pessoas que já foram acometidas pela doença, a proteção é superior a 80%, e para as que nunca tiveram é superior a 50%.

Saiba a diferença entre dengue clássica e hemorrágica.

UF – A partir de quando a vacina dá imunidade?

MF – São três doses da vacina, sendo que a imunidade ocorre depois de 13 meses após a primeira dose. Mas não se sabe quanto tempo vai durar a proteção. É preciso ter o acompanhamento da vacina na prática.

UF – Por que há limitação de eficácia por idade?

MF – Os estudos de segurança foram realizados na faixa etária de 9 a 45 anos, de modo que não se pode assegurar que os riscos são menores do que os benefícios nas demais idades.

Saiba a diferença de zyca e microcefalia.

UF – Mesmo a eficácia da vacina não sendo tão alta, vale a pena tomar?

MF- No que diz respeito à saúde pública, espera-se que as boas vacinas tenham eficácia superior a 80%. Para uma pessoa específica, os riscos e os benefícios individuais devem ser avaliados.

UF – A vacina será distribuída gratuitamente pelo SUS?

MF – O Ministério da Saúde não divulgou esta informação.

UF – Esta é a única vacina que existe no mundo contra dengue?

MF – Não. O Instituto Butantan, no Brasil, está desenvolvendo outra vacina e já está em fase final de estudo. Ainda não está disponível para comercialização.

UF – A vacina protege do Zika e chikungunya?

MF – Não, a eficácia é somente contra os vírus da dengue.

Rodapé da página.