A saída do tampão mucoso é um dos sinais de que o bebê está se preparando para nascer. Continue a leitura para tirar as suas dúvidas sobre o tema!
Com a chegada do bebê se aproximando, é normal surgirem dúvidas sobre como diferenciar cólica de contração, como saber se a bolsa estourou ou como identificar o que é o tampão mucoso e quando ele deve ser expelido.
A saída do tampão mucoso indica que o útero começou a amadurecer para o momento mais esperado: a hora do parto.
Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, convidamos a médica obstetra da Unimed Fortaleza, Dra. Elaine Feitosa (CRM 5686 CE). Confira o conteúdo abaixo!
Durante a gravidez, o tampão mucoso se forma entre a vagina e o útero para evitar a entrada de bactérias e microrganismos que possam prejudicar a saúde do bebê.
A Dra. Elaine Feitosa explica que é fácil identificar o tampão mucoso porque ele possui características específicas. “O tampão se parece bastante com a consistência de uma clara de ovo e é esbranquiçado, porém, ele pode variar de cor, textura e formato”.
“É importante não confundir o muco com corrimento. O tampão é espesso, sem odor, pode medir até 5 centímetros e geralmente vem com sangue. Depois de fazer xixi, ao passar o papel higiênico, pode-se perceber uma consistência gelatinosa e meio rosada”, pontua a Dra. Elaine.
Normalmente os dois termos são utilizados de forma similar, porém, a secreção com sangue também pode sinalizar alguma irritação cervical e, assim como a perda do tampão mucoso, não significa que o parto irá começar imediatamente.
“A presença do sangue pode indicar que o colo do útero está se preparando para o parto, com uma quantidade de sangue que varia de leve a moderada, e pode vir junto com corrimento ou com o próprio tampão mucoso”, explica a obstetra.
Como é o sangramento na gravidez e quais são as suas causas?
O tampão mucoso pode sair em fases diferentes, algumas mulheres podem perdê-lo no começo do 3º trimestre da gravidez.
É importante consultar um médico para verificar se há riscos quando o tampão sai com mais antecedência. Apesar de não significar necessariamente um problema, pode deixar o bebê mais suscetível a infecções. O mais comum é que o tampão comece a sair a partir da 37ª semana, perto do momento do parto.
A Dra. Elaine explica que o tampão começa a sair quando o colo do útero inicia o processo de dilatação. “A saída do tampão mucoso vai variar de mulher para mulher, mas quando esse processo acontecer não significa que o trabalho de parto começará imediatamente, e sim que o corpo está se preparando para esse momento”.
Não dá para saber exatamente quando o parto vai começar depois que o tampão sair. Por isso, é importante ficar de olho em outros sinais, como:
Sim. Como o tempo da saída do tampão e o início do trabalho de parto podem variar, algumas mulheres podem iniciar o trabalho de parto sem perder o tampão mucoso. Nesses casos, o colo do útero começa a dilatar, a mulher passa a sentir dores, e, em seguida, o tampão é expelido.
Entenda o que é o Projeto Parto Adequado e como ele tem beneficiado mães e bebês
Agora que você entendeu o que é o tampão mucoso e conheceu as suas principais características, continue aprendendo sobre a gestação na nossa Oficina Saúde da Gestante, gratuita para Clientes da Unimed Fortaleza.
Além da oficinas também preparamos uma série de vídeos sobre cuidados com o bebê que vão te ajudar a entender mais sobre esse universo e proporcionar mais segurança na rotina de cuidado.
*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica obstetra da Unimed Fortaleza, Dra. Elaine Feitosa (CRM 5686 CE).
Seu download começará em instantes...