Você conhece os sintomas de anemia na gravidez? Descubra como prevenir e tratar a condição, evitando consequências para a mãe e para o bebê.
Durante a gestação, a mãe passa a compartilhar os nutrientes do organismo com o bebê, por isso, a atenção à saúde deve ser redobrada e a alimentação deve ser balanceada para evitar o desenvolvimento de doenças como a anemia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição afeta cerca de 40% das mulheres grávidas e, apesar de ser comum, não deve ser negligenciada.
Acompanhe as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza, Giulianna Mastroianni (CRN 11 – 2197), e fique por dentro dos sintomas, causas e prevenção da anemia na gravidez. Continue a leitura!
A anemia é caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue e está associada à falta de nutrientes essenciais como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. A maior causa da anemia na gravidez é a deficiência de ferro, mais conhecida como anemia ferropriva.
“Fatores hereditários como a anemia falciforme e a talassemia, doenças genéticas que levam às alterações nos glóbulos vermelhos, devem ser considerados durante o acompanhamento da gestação”, orienta a nutricionista Giulianna Mastroianni.
A anemia pode ser uma doença silenciosa e, durante a gestação, os sintomas podem ser confundidos com os da gravidez. Por esse motivo, é necessário que os exames pré-natal estejam em dia, pois será a forma mais segura de identificar e tratar a doença.
A nutricionista Giulianna Mastroianni explica que a anemia não tratada durante a gravidez pode trazer complicações para a saúde da mãe do bebê. “Além da fraqueza, a anemia favorece o surgimento de infeções durante o parto, aumento na perda de sangue e até necessidade de transfusão de sangue”.
Quando a doença não é tratada corretamente e atinge níveis mais altos de deficiência de ferro no organismo, pode causar problemas ao feto. “A anemia grave na gravidez pode comprometer o desenvolvimento do bebê, favorecendo o baixo peso, o atraso no crescimento e, em alguns casos, partos prematuros e aborto”, pontua.
“É sempre importante ressaltar que as complicações podem ser evitadas com acompanhamento médico de rotina. A anemia na gravidez é identificada por meio de exames de sangue e o tratamento deve ser feito de acordo com as orientações médicas”, explica a nutricionista.
A melhor maneira de prevenir a anemia na gravidez é com uma alimentação saudável, sempre incluindo alimentos com alta concentração de ferro como:
“Além da alimentação diária nutricionalmente completa, durante a gestação deve-se observar a necessidade da suplementação por meio do ferro, para garantir que a reserva do nutriente aumente, evitando o agravamento da anemia. Entretanto, o uso de suplemento deve ser feito apenas sob orientação médica, principalmente no período gestacional”, alerta a profissional.
Para cuidar cada vez mais de você e da sua família, a Unimed Fortaleza inaugurou o Hospital Unimed Sul, no bairro Luciano Cavalcante. A unidade possui emergência e internação pediátrica, além de emergência e internação obstétrica e centro cirúrgico.
O eixo obstétrico conta com três quartos de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), amplos e modernos, com banheira, acessórios e estrutura para oferecer conforto para as mães durante o parto natural. Tudo isso com a excelência e a vocação para cuidar que você já conhece! Clique no vídeo abaixo para fazer um tour virtual pela unidade ou agende sua visita para conhecer de perto a nova estrutura obstétrica pelo telefone (85) 3277-6354.
*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista da Unimed Fortaleza, Giulianna Mastroianni (CRN 11 – 2197).
Seu download começará em instantes...