Cuidar de Você 06 de Setembro de 2022

Quais são os primeiros sintomas da gastrite? Saiba tudo sobre a doença


Você conhece os sintomas da gastrite? Eles são comuns e podem passar despercebidos, porém, é importante estar atento e cuidar para garantir uma vida mais saudável.

homem com sintomas da gastrite

Após uma refeição mais gordurosa ou condimentada, é comum sentir a barriga mais inchada ou certo desconforto estomacal como azia e queimação. Porém, quando o mal-estar surge sempre que você se alimenta, pode ser um sinal de alerta para algo mais grave.

Azia, perda de apetite, enjoo e dor abdominal são alguns sintomas da gastrite, inflamação na mucosa do estômago que possui diversos tipos. A doença é bastante comum entre os brasileiros e, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, cerca de 2 milhões de pessoas são acometidas pela doença por ano.

Mas não se preocupe! Para tirar as suas dúvidas sobre quais são os primeiros sintomas da gastrite e as formas de tratamento da doença, convidamos a gastroenterologista da Unimed Fortaleza, Dra. Milena Girão (CRM-CE 8508). Continue lendo!

O que é gastrite e quais os tipos?

A gastrite é uma inflamação na mucosa que reveste o estômago e pode ser causada por diversos motivos, desde o uso de medicamentos que agridem a mucosa estomacal a vírus e bactérias que se instalam no organismo. A gastrite pode ser crônica, aguda, atrófica, antral ou pangastrite.

A gastrite aguda acontece de forma repentina e geralmente está associada ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides ou infecções. Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação.

A gastrite crônica é um caso prolongado de gastrite causado pela H. Pylori, bactéria que sobrevive a lugares ácidos e acaba destruindo a parede do estômago e permite que o suco gástrico agrida a mucosa estomacal.

Em alguns casos, a gastrite crônica pode evoluir para uma gastrite crônica atrófica, que acontece quando a mucosa do estômago é atrofiada e pode provocar a diminuição das enzimas gástricas, além de prejudicar na absorção da vitamina B12.

Quando a inflamação está presente em toda a mucosa do estômago, é chamada de pangastrite. Mas quando ela está presente apenas em algumas regiões, é denominada de gastrite antral.

A úlcera é uma evolução da gastrite, quando a doença não é tratada corretamente, e se apresenta em forma de ferida na parede do estômago. As dores da úlcera tendem ser mais intensas e incômodas. Os sintomas são os mesmos sintomas da gastrite, porém o paciente também pode sentir fadiga e dor no peito”, explica a Dra. Milena Girão.

Quais são os sintomas da gastrite?

Embora existam alguns tipos, os sintomas da gastrite são os mesmos. Porém, identificar a frequência ou a intensidade do sintoma, facilita na hora do diagnóstico da doença.

  • Azia;
  • Enjoos ou vômitos;
  • Dificuldade de digestão;
  • Dor de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Dor de barriga;
  • Inchaço abdominal;
  • Dor estomacal na “boca do estômago”;
  • Gases e fezes escurecidas quando há sangramento.

A azia causa a sensação de queimação no estômago, provocando um desconforto abdominal. Ela acontece quando a digestão não é feita corretamente, fazendo com que o ácido gástrico retorne. Também é comum se sentir enjoado, já que o organismo está levando mais tempo para fazer a digestão dos alimentos, e essa indigestão é o que pode causar dor de cabeça, perda de apetite e de peso.

O que causa a gastrite?

Diversos fatores podem causar o surgimento da gastrite, que acontece quando a mucosa estomacal está enfraquecida e inflamada, são eles:

  • Predisposição genética;
  • O uso frequente de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides pode contribuir para o surgimento da gastrite, pois ajudam a reduzir a parede que protege o estômago, causando irritação na região. Por isso, ao utilizar algum desses remédios, o médico pode receitar medicamentos que auxiliem na proteção da mucosa estomacal;
  • A infecção por H. pylori é um dos fatores que causam a gastrite. A bactéria vive dentro da região do estômago e quando o tratamento não é feito corretamente, pode levar ao surgimento da gastrite e, em alguns casos, causar complicações como sangramentos e úlceras;
  • O uso excessivo de álcool, bebidas gaseificadas, como refrigerantes, ou comidas gordurosas podem causar irritação no estômago, deixando o órgão desprotegido das ações do ácido gástrico;
  • Doenças autoimunes como AIDS e a doença de Chron;
  • O envelhecimento, pois, com o passar dos anos, a mucosa do estômago vai ficando mais fina, favorecendo a proliferação da H. Pylori.
  • Tabagismo;
  • Refluxo biliar.

Você tem refluxo? Saiba o que comer!

A Dra. Milena Girão alerta que “o estresse e a ansiedade não causam gastrite. Porém, quando o paciente está passando por situações como essa, pode haver uma produção mais elevada de ácido no estômago, deixando a região mais sensível. Além disso, ao perceber alguns dos sintomas da gastrite, é importante procurar um médico e não fazer automedicação.

5 formas de prevenir a gastrite

Os sintomas da gastrite podem ser bastante incômodos, por isso, é importante prevenir a inflamação com hábitos mais saudáveis:

  1. Tenha uma boa alimentação;
  2. Evite o excesso de álcool.
  3. Pratique exercícios;
  4. Cuide da sua saúde mental e evite o estresse.
  5. Não fume.

As dicas de prevenção servem também para quem já foi diagnosticado e sofre com os sintomas da gastrite. Ter hábitos saudável é muito importante para evitar o agravamento da doença”, destaca a Dra. Milena Girão.

Acesse nosso canal no Youtube e confira dicas para uma vida mais saudável

Na alimentação, evite alimentos gordurosos, condimentados, apimentados e que possam irritar o estômago como café, chocolate e sal em excesso. Todos esses cuidados ajudarão a prevenir os sintomas da gastrite!

É importante fazer escolhas alimentares saudáveis, por isso, no dia a dia, prefira frutas menos ácidas, verduras, legumes e carnes magras. Além disso, mastigar corretamente as refeições auxilia na digestão, já que comer muito rápido faz com que o estômago produza mais ácido gástrico“, pontua a médica gastroenterologista.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento da gastrite?

Nem toda dor no estômago significa que você tem uma doença, mas caso apresente um ou mais sintomas da gastrite, é importante procurar um médico especialista. Para identificar a gastrite, o profissional irá solicitar o exame de endoscopia digestiva alta. A endoscopia é um procedimento minimamente invasivo, feita com o paciente sedado e garante ao médico um diagnóstico mais preciso.

O combate à gastrite é feito com o uso de antibióticos, antiácidos e uma alimentação equilibrada. Não existe cirurgia para gastrite, a menos que esteja associada à alguma forma de câncer. Após o tratamento, é possível que seja solicitado outro exame de endoscopia para se certificar que a inflamação foi controlada”, ressalta a Dra. Milena Girão.

Encontre o especialista mais próximo de você

Agora que você tirou as suas dúvidas sobre os sintomas da gastrite, caso esteja com algum dos sintomas apresentados, procure um profissional especialista e coloque a sua saúde em dia. Clientes Unimed Fortaleza têm a facilidade encontrar profissionais no Guia Médico. Baixe o nosso aplicativo agora para encontrar o especialista mais próximo de você e acessar os serviços do seu plano de qualquer lugar!

Baixe o aplicativo da Unimed Fortaleza

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica gastroenterologista da Unimed Fortaleza Dra. Milena Girão (CRM-CE 8508).

Rodapé da página.