Entenda agora por que calcular o período fértil é importante tanto para mulheres que desejam engravidar quanto para as que querem evitar uma gravidez. Continue lendo!
É o espaço de tempo em que a mulher tem mais chances de engravidar. No período fértil, os hormônios femininos ficam à flor da pele e a libido da mulher aumenta. O útero (e todo o corpo da mulher) se prepara para receber a fecundação – quando o espermatozoide encontra o óvulo -, para dar início ao primeiro estágio da gravidez.
Com o auxílio do médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza Dr. Márcio Alcântara, explicamos a seguir como calcular o seu. Confira!
Todo ciclo começa com a menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual acontece de três a oito dias.
Para descobrir o período fértil, a mulher deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação e acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data. Por exemplo, se o primeiro dia da menstruação de uma mulher foi dia 1º de janeiro, este foi o início do seu ciclo, e no 14ª dia ela estará ovulando, ou seja, no dia 14 de janeiro. Acrescentando três dias antes e depois dessa data, teremos que o seu período fértil ocorrerá nos dias: 11,12,13,14,15,16 e 17 de janeiro.
Caso haja uma relação sexual nesse espaço de tempo sem nenhum método contraceptivo, haverá uma grande probabilidade de ocorrer uma gravidez.
Algumas mulheres têm o ciclo irregular, com a menstruação ocorrendo em intervalos de tempo que variam bastante de um mês para o outro. Nesses casos, para entender quando ocorre o período fértil, é preciso fazer uma avaliação de 6 meses acompanhada por um médico ginecologista.
Durante esse período, será observado o ciclo menstrual de maior e menor duração para subtrair 14 dias. Veja o exemplo abaixo:
Se o ciclo de menor duração for de 28 dias (menos 14 dias = 14) e o maior for de 35 dias (menos 14 dias = 21), o período mais propenso para engravidar será entre o 14º e 21º dia de cada mês.
É durante o período fértil que seu corpo está se preparando para uma gravidez. Logo, se você deseja engravidar, este é o momento de maior probabilidade.
Segundo o Dr. Márcio, “as taxas de sucesso de gravidez aumentam em até 25% neste período. Por isso, pede-se que as mulheres que querem engravidar mantenham relações sexuais em dias alternados, a partir do 10º dia até o 20º dia do ciclo“.
Seguindo a sugestão médica, se o primeiro dia do seu ciclo foi dia 08 de janeiro, contanto 10 dias para frente, teremos o dia 17. Então, para aumentar as chances de gravidez, o casal deve manter relação sexual nos dias: 17,19, 21, 23 e 25 de janeiro para contemplar o espaço de tempo certo. Desta forma, você já sabe como engravidar no período fértil.
Já para evitar uma gravidez nesse período, a mulher pode optar entre 5 métodos contraceptivos regulares:
O Dr. Márcio Alcântara alerta as mulheres que tiveram relações sexuais no período fértil sem proteção. O médico explica que “ainda é possível fazer uso da pílula do dia seguinte, caso você não tenha intenção de engravidar. Mas é preciso ficar atenta, quanto mais cedo usar, maior probabilidade de dar certo“.
Algumas mulheres não passam pelo período fértil. É o caso das que utilizam anticoncepcionais, que estão na menopausa ou que possuem a síndrome do ovário policístico.
O objetivo do anticoncepcional é impedir a produção e liberação de óvulos. Assim, sem a ovulação, não existe período fértil.
A menopausa é caracterizada também pelo fim da produção de hormônios e óvulos, que foram liberados a cada menstruação desde a puberdade. Saiba mais sobre a menopausa.
Esse distúrbio endócrino provoca alteração nos níveis hormonais levando a mulher a ter ciclos menstruais desregulados, podendo ocasionar infertilidade.
O procedimento consiste na ligação das trompas, o que impossibilita o encontro do espermatozoide com o óvulo, logo, não é possível haver uma gravidez. Mas a laqueadura não impede que ocorra a ovulação e o período fértil.
O corpo feminino é um universo. Por isso, é importante que você entenda bem como ele funciona. Tanto para conhecimento quanto, principalmente, para que você saiba como agir em muitas situações.
Criamos o Guia da Sexualidade Feminina para que você tire suas principais dúvidas sobre sexualidade e saúde da mulher com o auxílio de nossos médicos especialistas. Baixe agora!
Conteúdo aprovado em parceria com o médico ginecologista e obstetra Dr. Márcio Alcântara (CRM 5861 CE – RQE 5011)
Seu download começará em instantes...