Cuidar de Você 02 de Maio de 2024

O que faz um médico da família e por que ter um?


Está cansado de repetir as mesmas queixas para os médicos? Esse é o sinal para você entender mais sobre o papel do médico da família e como ele pode te ajudar!

Medica da familia abraçando paciente

Ao contrário do que você possa estar imaginando, o médico da família não é, necessariamente, a sua cunhada, seu irmão ou aquele amigo médico que tira todas as dúvidas rápidas de saúde da sua avó.

O médico da família é, na verdade, um profissional que se especializou em medicina de família e comunidade e agora pode atuar de forma mais completa e preventiva com os seus pacientes.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico da família.

Continue a leitura para compreender a importância desse profissional para a saúde coletiva com as informações do Dr. Valter Silva (CRM 13412 CE), médico da família da Unimed Fortaleza!

O que faz um médico da família?

O médico da família é o profissional especializado no cuidado da saúde de forma integral. Ao longo dos anos de estudo, esse especialista se aprofunda nas temáticas sobre saúde coletiva, epidemiologia e medicina preventiva.

Ele é responsável por realizar o atendimento inicial de um paciente e acompanhá-lo em todas as fases da vida. Sua atuação vai de bebês até idosos, independentemente da idade, gênero ou doença.

O Dr. Valter Silva pontua que nessa modalidade médica o profissional não atua sozinho.Contamos com uma equipe multidisciplinar formado por enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros, que otimizam a atuação médica aprofundada”.

Como funciona o atendimento com um médico da família?

Quando você vai ao médico da família, ele se preocupa em cuidar de você como um todo. Ele não trata apenas uma doença específica ou um problema momentâneo. Mas se preocupa em conhecer sua história, seu contexto e suas necessidades.

Por esse motivo, as consultas com esse profissional tendem a ser mais longas, já que o médico vai se aprofundando nos detalhes da saúde do paciente para mapear sua condição de saúde a longo prazo e ajudar na melhora da sua qualidade de vida.

“A proximidade com o paciente exige que o médico entenda os fatores sociais, biológicos, psicológicos e familiares de cada pessoa que atende, sendo necessário expandir o olhar para as pessoas que convivem com ele”, explica o Dr. Valter Silva.

Quais atendimentos podem ser feitos pela medicina familiar?

A medicina familiar é responsável pelo atendimento primário e acompanha o paciente até o fim da vida, ajudando a reduzir o número de encaminhamento de pacientes para hospitais ou a realização de exames sem nenhum benefício para o paciente.

Veja em quais situações você deve procurar atendimento com o médico da família

  • Check-ups;
  • Consultas de rotina;
  • Doenças e dores crônicas;
  • Problemas ginecológicos;
  • Problemas com a saúde mental;
  • Uso de substâncias químicas;
  • Doenças respiratórias;
  • Infecções urinárias;
  • Promoção da saúde e qualidade de vida;
  • Puericultura (acompanhamento de saúde da criança).

Se o médico da família perceber que o problema precisa de um especialista focal, ele realiza o encaminhamento do paciente, como nos casos cirúrgicos, oncológicos, cardiológicos, pulmonar e de infectologia.

“Vale lembrar que mesmo sendo encaminhado para um médico especialista focal, o paciente deve continuar com o médico da família para a manutenção do cuidado contínuo e com foco na saúde integral”, reforça o médico.

Qual a diferença entre clínico geral e médico da família?

A diferença entre o clínico geral e o médico da família são as formas de atuação.

Clínico geral: tem formação hospitalar-ambulatorial, é responsável pela saúde geral do adulto e idoso e, geralmente, tende a ter abordagem centrada nas doenças;

Médico da família: tem formação ambulatorial-comunitária, e isso influencia na forma de abordar as pessoas e enxergar o seu quadro. A sua abordagem de atendimento é o Método Clínico Centrado na Pessoa. Esse profissional pode atender adultos, idosos, gestantes, crianças, além dos principais quadro ginecológicos e psiquiátricos.

Como já destacamos, o médico da família também possui a característica de atuar com uma equipe multidisciplinar, como enfermeiros, técnicos, terapeutas, nutricionistas, profissionais de educação física, dentre outros.

Quais as vantagens dessa modalidade médica?

O Dr. Valter Silva explica que a maior vantagem da medicina familiar é o atendimento integral à saúde e o fortalecimento da relação médico-paciente.

“Imagine que com o médico da família você não precisa repetir as mesmas queixas a cada nova consulta, pois ele já tem o seu histórico médico. Além disso, o profissional já conhece os aspectos da sua saúde como alergias, predisposições, riscos familiares, o que ajuda na manutenção da qualidade de vida e na atuação preventiva”.

Conheça outras vantagens do modelo de atendimento focado na Saúde Integral

Encontre o médico da família mais próximo

Você sabia que Unimed Fortaleza investe cada vez mais no atendimento integral à saúde? Nossos clientes têm acesso à modalidade de atendimento nas Clínicas de Saúde Integral espalhadas em toda a capital cearense. Deseja conhecer nossas clínicas? Clique aqui e confira os endereços.

É possível realizar uma consulta através de agendamento prévio pelo nosso site ou pelo telefone 4020.1818. No nosso aplicativo Cliente Unimed Fortaleza, você pode marcar consultas presenciais ou teleconsultas de Saúde Integral, para ser atendido de qualquer lugar.

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico da família da Unimed Fortaleza, Dr. Valter Silva (CRM 13412 CE).

Rodapé da página.