Conheça agora as possíveis causas e formas de aliviar a dor no joelho com o auxílio do médico ortopedista e traumatologista da Unimed Fortaleza, Dr. Bruno Nogueira.
O joelho é a maior articulação do corpo humano, sendo frequentemente submetido a grandes esforços. O resultado? Dores e lesões podem surgir com mais frequência nessa área.
Ele é constituído por cartilagem, ligamentos, fêmur, tíbia e patela, responsáveis por um joelho saudável e estável. Quando há algo de errado com qualquer uma dessas partes, podem surgir queixas de dor no joelho. De modo geral, essas dores podem ser segmentadas em: agudas ou crônicas.
São dores que surgem repentinamente e possuem uma duração limitada. Elas alertam para a existência de alguma lesão ou problema nas articulações do joelho que merecem atenção médica.
Nesse caso, a dor no joelho persiste por mais de três meses ou se mantém após um mês da resolução de uma lesão. Geralmente são ocasionadas por quadros degenerativos e se não forem tratadas com certa urgência podem acabar evoluindo para problemas mais sérios que podem necessitar de intervenção cirúrgica.
Causas traumáticas que podem lesar um ou mais ligamentos do joelho. Ocasionam o surgimento de edemas na região, ou seja, inchaço decorrente do acúmulo de líquidos nos tecidos, além de muita dor.
É o desgaste que ocorre na região da patela. Esse desgaste pode ocorrer devido a uma série de fatores, como: excesso de peso, desalinhamento do joelho, atividades físicas de alto impacto, etc. A condromalácia também pode evoluir para rachaduras na patela, tendo como principais sintomas: dores, ardências e inflamações ao redor ou sob a região do joelho.
Desgaste da cartilagem que pode ocorrer no fêmur, na tíbia ou mesmo na patela.
Os meniscos são cartilagens fibrosas localizadas entre o fêmur e a tíbia. Cada ser humano possui dois meniscos em cada articulação do joelho: o medial e o lateral. As lesões meniscais são comumente localizadas na parte da frente do joelho, podendo atingir os dois meniscos. As contusões envolvendo os meniscos, geralmente, causam o travamento da região do joelho e muita dor ao agachar, pular ou saltar.
Podem ser tendinites ao redor do joelho, da patela e, ainda, tendinite quadricipital e tendinite da pata de ganso. São afecções relacionadas com a sobrecarga do joelho, que atingem principalmente os praticantes de atividades que exigem força de impacto repetitivo ou de salto.
Causa dor na região lateral do joelho devido ao atrito da banda tibial junto ao epicôndilo lateral do joelho.
Infecções purulentas nas articulações do joelho que causam dores e edemas. Considerada uma urgência ortopédica.
Doença com característica autoimune são crônicas e não transmissíveis, apresentando sintomas que aparecem e somem de forma repentina e sem causa.
Ocasiona a inflamação das articulações dos membros superiores e inferiores, acometendo o lado direito e o lado esquerdo do corpo. Uma característica típica da inflamação articular é o comprometimento da sinóvia, tecido que envolve as articulações.
Seus principais sintomas são fadiga, febre, dores nas articulações, rigidez e/ou inchaço muscular, vermelhidão na face, dificuldade para respirar, dores no peito, sensibilidade à luz do sol, dor de cabeça com confusão mental, queda de cabelo e feridas na boca.
Em relação às causas traumáticas (entorses) e tendinopatias, o Dr. Bruno indica o esquema P.R.I.C.E. O termo em inglês significa:
PROTECT (Proteção)
REST (Descanso)
ICE (Gelo)
COMPRESSION (Compressão)
ELEVATION (Elevação)
Caso você sofra uma fratura no joelho, o indicado é elevá-lo e realizar compressas de gelo para aliviar a dor, além de imobilizar a região. Procure a emergência em ortopedia e traumatologia em seguida, para que o médico especialista possa lhe avaliar.
Nesses casos, o médico pode solicitar exames de radiografia, além de uma ressonância magnética para situações de lesões no ligamento. Para reduzir a dor, ele também pode indicar anti-inflamatórios e repouso absoluto.
O mesmo direcionamento é recomendado para tratar os casos de tendinopatias. Recomenda-se também a remoção do fator causador da tendinite para a realização do tratamento. Ou seja, se a tendinite no joelho foi ocasionada por algum esporte, é necessário pausar as atividades.
Para as lesões crônico-degenerativas, como a artrose, o Dr. Bruno Nogueira indica atividades de fortalecimento muscular evitando impactos. Priorize a bicicleta e o elíptico, além de realizar mais exercícios de isometria, pois ajudam muito a fortalecer o joelho sem desgastá-lo. Em contrapartida, evite agachamentos, corridas e saltos.
Juntamente com as atividades de fortalecimento, o médico indica, ainda, o uso de medicamentos baseados na nutrição das células das cartilagens, como o colágeno e glucosamina.
No caso de artrite séptica, uma infecção, a recomendação é procurar uma emergência imediatamente. No local, o joelho será lavado para a retirada do pus existente, caso contrário, a região pode se desgastar rapidamente.
Para as lesões que causam travamento e dores no joelho, como as lesões meniscais, o tratamento é realizado por meio de uma artroscopia – procedimento cirúrgico minimamente invasivo em que um cirurgião visualiza o interior das articulações através de uma câmera presa num pequeno tubo inserido dentro do joelho -. Dessa forma, o profissional consegue identificar e tratar a causa da dor.
Já para o desgaste da cartilagem das articulações, o tratamento inclui o uso de infiltrações de corticóide ao redor do joelho ou de ácido hialurônico, com o objetivo de lubrificar as juntas para tratar a degeneração da cartilagem.
Medicamentos devem ser prescritos por um médico especialista em traumatologia para que os riscos da automedicação não piorem a situação.
Por não possuírem uma causa definida, para tratar as dores provenientes das doenças autoimunes, trata-se, na verdade, seus sintomas. Nesses casos, é necessário prezar pela prática de atividades físicas, fisioterapia e controle do peso.
Você conhece os exercícios que previnem lesões nos joelhos? Assista ao vídeo abaixo e saiba como fortalecer essa parte do corpo:
O Dr. Bruno faz um alerta: a dor no joelho em si já é um sintoma, por isso, ao notar que ela persiste, procure um médico ortopedista especialista em joelho. Se você é cliente, aproveite e agende sua consulta online com os melhores médicos da cidade diretamente do site da Unimed Fortaleza.
Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ortopedista e traumatologista da Unimed Fortaleza, Dr. Francisco Bruno Nogueira Cruz | Formado Pela Universidade Federal do Ceará | Especialista em cirurgia do joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva.
Seu download começará em instantes...