Depois de uma noite de bebedeira, a conta pode chegar na forma de ressaca. Por isso, separamos 3 dicas de como combater os sintomas de um jeito saudável e curar a ressaca de vez!
Se você costuma sair para festas e beber além da conta, ou se fez isso ao menos uma vez na vida, deve conhecer de perto os efeitos negativos que o excesso de álcool causa no corpo no dia seguinte: a indesejável ressaca.
Dor de cabeça, vertigem, enjoo e boca seca são os principais sintomas e, para se livrar deles de forma mais rápida e curar a ressaca, saber como a bebida age no corpo e entender como a ressaca funciona é o primeiro passo. Continue lendo!
A ressaca é uma série de sintomas físicos e mentais causados pela intoxicação que acontece quando bebemos demais. Para eliminar o álcool do organismo, o fígado precisa transformá-lo em ácido acético, mas para que isso aconteça, tem que transformá-lo primeiro em acetaldeído, substância ainda mais tóxica que o álcool. Até absorver e metabolizar essa substância, o organismo sobrecarrega todos os órgãos envolvidos no processo, causando mal-estar.
O excesso de bebidas alcoólicas causa também menor liberação de açúcar para o sangue, o que causa hipoglicemia, e maior liberação de água do organismo, motivo da desidratação. Todo esse desequilíbrio no corpo é responsável pelos sintomas da ressaca: dor de cabeça, ânsia de vômito, enjoo, tontura, cansaço, dentre outros.
No processo de embriaguez o corpo desidrata, perde muita água. Isso acontece devido ao alto teor diurético do álcool. Aquelas várias idas ao banheiro enquanto você bebe têm um preço. Portanto, para ajudar o seu corpo a se recuperar da ressaca mais rápido, beba muita água.
Ingerir qualquer outro líquido também vai ajudar o fígado e os rins a eliminarem mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo. Os sucos naturais contêm frutose, um açúcar natural que vai ajudar o corpo a queimar o álcool mais depressa.
Rica em nutrientes e com açúcar natural, além de muito saborosa, a água de coco pode ser uma excelente aliada na melhora dos sintomas da ressaca.
Os sucos detox são bebidas ricas em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes e, por isso, podem ajudar a garantir um melhor funcionamento do organismo e dar aquela forcinha para curar a ressaca. Confira aqui nossas sugestões de receitas!
Enquanto bebemos, nosso organismo trabalha muito para absorver e metabolizar todo o álcool. Um esforço que resulta em muitos sintomas desagradáveis da ressaca. Recompense seu corpo pelo esforço com um bom descanso até que ele volte a executar adequadamente suas funções.
Com o enjoo que a ressaca causa fica até difícil comer, mas é essencial para se recuperar. Nos alimentos, o organismo encontra duas substâncias essenciais para curar a ressaca: carboidrato e sódio.
Aposte em uma alimentação leve e rica em nutrientes para ajudar o corpo a recuperar as substâncias que perdeu. Sopa de legumes sempre é uma boa opção!
Anotou as dicas? Não há segredo, para curar a ressaca precisamos repor vitaminas, minerais e antioxidantes no organismo, além de estimular a desintoxicação do corpo por meio de muito líquido.
Entre todas as dicas essa é a mais importante: beba com moderação. O maior inimigo da ressaca é a consciência. Divirta-se, mas não esqueça de consumir álcool com responsabilidade. As dicas para curar a ressaca funcionam bem, mas a importância do consumo moderado de álcool vai além da ressaca, é uma questão de saúde.
A ingestão exagerada e frequente de bebidas alcoólicas pode trazer uma série de complicações para a saúde. Seu uso está associado a doenças do fígado, problemas gastrointestinais, cardíacos e vasculares, câncer, dentre outros. Por isso, evite sempre que possível. Mas, quando não puder evitar, faça escolhas conscientes. Siga as dicas a seguir para evitar a ressaca:
Fique atento: em caso de intoxicação alcoólica, decorrente da ingestão de uma grande quantidade da substância, pode ser necessário o atendimento médico de urgência para tratamento e reversão do quadro. Os sintomas mais comuns são: fala arrastada, arritmia cardíaca, vômitos, incoordenação motora, dentre outros.
*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista Greyce Kelly Carneiro Braga (CRN 11 – 7777).
Seu download começará em instantes...