O que a gripe, resfriado, rinite, sinusite ou problemas respiratórios como asma e bronquite têm em comum? Os sintomas dessas doenças podem ser aliviados ao fazer inalação de forma correta. Quer saber como? Confira o post que preparamos!
Nariz congestionado, coriza, excesso de secreção, chiado no peito e sensação de peso na cabeça, são alguns sintomas que causam desconfortos em quem está gripado ou com algum problema respiratório. E, para ajudar a aliviar esses sintomas, é importante fazer a inalação corretamente.
A inalação ou nebulização, pode ser feita em casa de forma segura e eficaz, além de ser uma excelente aliada quando o objetivo é diminuir a sensação de “não respirar direito”.
Para explicar para que serve a inalação e dar dicas de como usar o inalador corretamente, conversamos com a pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Sawana Mesquita (CRM CE 14660). Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
Inalação é o ato de aspirar substâncias para as vias aéreas através da respiração, é o que explica a pediatra Dra. Sawana Mesquita. “Ela serve para levar medicamentos à laringe, traqueia e pulmão, umidificar e fluidificar secreções, aliviando alguns sintomas e auxiliando no tratamento de algumas doenças”, complementa.
As modalidades de nebulização são:
Geralmente, pessoas que sofrem com doenças pulmonares como asma, fibrose cística, displasia broncopulmonar, entre outras, são orientadas pelos médicos a fazer nebulização com medicamentos específicos de 3 a 5 vezes ao dia.
“A inalação com soro fisiológico pode ajudar a aliviar os sintomas de gripes, resfriados, rinites, sinusites e tosses, pois o soro ajuda a fluidificar as secreções, aliviando o sintoma de congestão nasal”, explica a Dra. Sawana Mesquita.
É importante reforçar que o uso do inalador deve ser feito sob orientação médica, pois apenas o profissional saberá indicar a modalidade correta de inalação de acordo com o quadro clínico apresentado.
Agora que você já sabe o que é, para que serve e quais as modalidades da inalação, separamos 8 dicas para fazer a nebulização com segurança em casa:
A inalação dura cerca de 15 a 20 minutos e, durante esse período, é importante se concentrar no processo para evitar que o líquido derrame e o fio desconecte. Caso esteja com sono ou muito cansado, peça ajuda de alguém para segurar a máscara ou acompanhar a nebulização com você e, assim, evitar acidentes.
Sim. “Os medicamentos inalatórios são seguros quando bem indicados e prescritos pelo médico que avaliou o paciente, tanto na forma de nebulização como nas bombinhas”, explica a médica.
Dicas anotadas? Lembre-se de seguir corretamente as orientações médicas para uma inalação mais eficaz! Se você é cliente Unimed Fortaleza e tem dúvidas sobre quais remédios usar e as quantidades recomendadas, clique aqui para saber como agendar sua consulta ou baixe o APP Cliente Unimed Fortaleza para ser atendido no Pronto Atendimento Virtual Adulto ou Pediátrico sem sair de casa.
A Unimed Fortaleza faz parte do Sistema Unimed e é a maior rede de atendimento de Fortaleza. Mais de 4 mil médicos cooperados oferecem assistência médica completa em clínicas, hospitais e laboratórios com alta tecnologia.
*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica pediatra da Unimed Fortaleza Dra. Sawana Mesquita (CRM CE 14660).
Seu download começará em instantes...