Poucos conhecem os valores nutricionais dessa bebida, e para mostrar seus benefícios à saúde, conversamos com a nutricionista Anaira Moreira que nos deu mais informações.
Unimed Fortaleza – Quais os benefícios do vinho para a saúde?
Anaira Moreira – Há alguns anos se divulga que uma dose moderada de vinho tinto todos os dias faz bem à saúde. Não só para combater o câncer, mas também para reduzir o colesterol e evitar coágulos nos vasos sanguíneos.
UF – É verdade que o vinho diminui o risco de problemas cardíacos como infarto?
AM – O vinho tinto tem alto teor de polifenois, principalmente à presença de resveratrol, um forte antioxidante que está presente nas cascas e nas sementes das uvas, que protege o coração, pois reduz a produção do colesterol ?mau? (LDL) e aumenta a produção do colesterol ?bom? (HDL), possibilitando a redução da ocorrência de doenças coronarianas.
UF – É correto consumir vinho diariamente? Se a resposta for sim, qual a quantidade ideal a ser consumida?
AM – É muito difícil dizer que o vinho é uma bebida saudável quando as pessoas consomem muito álcool, na hora errada e sem comer. A quantidade apropriada é uma taça de 125 ml por dia durante o almoço ou jantar, somente do vinho tinto. O vinho branco é feito somente com a polpa da uva, por isso não contém as substâncias benéficas (polifenois).
UF – Além do vinho, uvas e sucos de uva também têm propriedades benéficas?
AM – Alguns estudos têm mostrado que o suco de uva e as uvas escuras são bons para saúde da mesma forma que o vinho, tendo o mesmo poder antioxidante de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
São escolhas saudáveis, pois a dose de vinho declara legalmente as pessoas alcoolizadas. Para evitar o consumo de álcool e obter os benefícios das uvas, deve-se consumir diariamente uvas vermelhas ou beber de 200 a 400ml de suco de uva integral por dia.
UF – Há comprovação e estudos sobre os benefícios do vinho para a saúde?
AM – Estudos recentes questionam as evidências destes benefícios e apontam que eles podem estar restritos a vinhos caseiros ou fabricados seguindo um modo de produção tradicional. A maior parte dos vinhos modernos não utiliza esta técnica artesanal durante a fabricação. Enquanto as pesquisas estão em andamento, buscando respostas mais embasadas para este assunto, bebamos muito suco de uva e de vez enquanto um bom vinho tinto com moderação e longe do volante, é claro.
UF – Quais alimentos podem harmonizar com vinhos?
AM – A escolha do vinho é para realçar o sabor dos alimentos, ou seja, a escolha do vinho depende do cardápio e não o contrário.
Seu download começará em instantes...