As frutas são essenciais para a promoção de uma vida mais saudável. E, quando há uma doença em questão, elas são mais do que aliadas. Como é o caso da diabetes! Então, que tal conhecer 7 frutas que diabéticos podem comer?
Você pode estar se perguntando… se todas as frutas são saudáveis, ainda existem as que não são indicadas para diabéticos? A resposta é sim!
Existem frutas que possuem uma grande quantidade de carboidratos e um alto índice glicêmico. Ou seja, algumas delas contribuem com o aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue) e podem piorar o quadro de diabetes. Afinal, a doença é causada pela ausência de insulina – responsável por transformar a glicose em energia para o organismo.
Por isso, com a ajuda da nutricionista hospitalar Roberta Galvão, elencamos 7 frutas que diabéticos podem comer e explicamos a funcionalidade de cada uma. Vamos nessa?
Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. Além disso, o seu nível de índice glicêmico é baixo. Mas antes de pensar no delicioso pêssego em caldas, saiba que essa fruta deve ser consumida in natura, ou seja, sem ter passado por nenhum tipo de processamento.
O limão é uma fruta cítrica e sua riqueza está na alta quantidade de vitamina C, antioxidantes e ácido nicotínico (substância que ajuda a concentrar os nutrientes nas células do corpo). Atua diminuindo os riscos cardiovasculares e de trombose, doenças comuns em pessoas diabéticas. A ingestão do limão pode ser com água ou até mesmo na preparação de saladas ou demais refeições, por exemplo.
A goiaba tem baixo índice glicêmico e pequena carga glicêmica (responsável por indicar, no organismo, a qualidade e a quantidade de carboidratos que um determinado alimento possui). Nela, também encontramos muitas fibras e vitamina C. A fruta inteira é um excelente lanchinho para quem tem diabetes.
Embora o mamão tenha carga glicêmica um pouco elevada e médio índice glicêmico, é uma fruta que pode ser consumida por diabéticos. Mas com moderações! O ideal é consumir o mamão papaia pela riqueza de nutrientes.
A dica de ingestão dessa fruta é que ela seja acompanhada por uma opção oleaginosa, como a chia, que possui uma boa quantidade de fibras, antioxidantes, proteínas, ômega 3 e 6.
O morango é outra fruta que diabéticos podem comer por ter baixo índice glicêmico, pequena carga glicêmica e ser cheio de antioxidantes. Essa fruta ajuda, ainda, no combate aos radicais livres (átomos que danificam as células sadias do nosso corpo) que surgem com a diabetes. Por dia, pessoas diabéticas podem comer até 10 morangos.
O abacate é muito indicado para quem tem diabetes, porque possui baixíssimo teor glicêmico. Mas é preciso cautela! Essa fruta é um tanto calórica, já que é rica em gordura do tipo ômega 3, apesar de ser bastante benéfica e ajudar na promoção de uma alimentação mais saudável. Além disso, o abacate garante uma maior sensação de saciedade.
O abacaxi é rico em antioxidantes, fibras e ainda atua com propriedades anti-inflamatórias. Por conta da sua boa capacidade digestiva, essa fruta ajuda, também, na absorção de proteínas pelo organismo.
Agora, você já sabe quais são as frutas mais indicadas para diabéticos! Mas, e quando bate aquela vontade de comer um docinho… o que fazer? Para te ajudar nessa, a nutricionista Roberta deixa uma dica!
“Para driblar aquela vontade de comer doces, uma ótima dica é investir na união das frutas com o cacau, como a Mousse de Chocolate à base de Abacate e Cacau.” Confira a receita:
Gostou de conhecer as frutas que diabéticos podem comer? Lembre-se que é muito importante consultar seu médico e um nutricionista para a realização de um plano alimentar que se adéque à sua necessidade. Além disso, a prática de exercícios físicos pode trazer grandes benefícios para quem possui diabetes. Descubra aqui como controlar a diabetes com a prática regular de exercícios!
Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista hospitalar Roberta Galvão – CRN 6280.
Seu download começará em instantes...