Alimentação Saudável 05 de Maio de 2021

Descubra a melhor forma de usar o Azeite de Abacate na sua alimentação


Cheio de propriedades nutritivas, o azeite de abacate se mostra um verdadeiro aliado de quem busca uma alimentação mais saudável. Nesse post, falamos sobre os seus principais benefícios e o que o difere do popular azeite de oliva!

Vidro contendo azeite de abacate

Muito presente na mesa do brasileiro, o abacate é consumido de diversas formas, principalmente com seu preparo doce: com leite, mel e açúcar. Nos últimos tempos, o seu preparo com suco de limão para fazer a famosa guacamole também tem conquistado um grande público. Mas a versatilidade da fruta não acaba aí. Você sabia que ela também é utilizada para a extração de azeite, rico em proteínas, vitaminas e minerais?

E é justamente por conta de suas propriedades nutritivas que muitas pessoas têm dúvidas se devem substituir o tradicional azeite de oliva pelo azeite de abacate.

Para te contar como fazer essa escolha e quais são os benefícios de utilizar o azeite de abacate na culinária, confira a seguir as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza Camila Marques!

6 benefícios do azeite de abacate

1. Boa absorção de nutrientes

Ao ser utilizado em uma refeição, o azeite de abacate pode aumentar a absorção de substâncias antioxidantes, como os carotenóides que têm importante papel na prevenção contra o câncer, conservação da visão, além de agirem contra problemas cardíacos.

2. Fortalece o sistema imunológico

A grande presença das vitaminas C, D, E, B2 e do manganês no azeite de abacate, contribui para deixar o seu sistema imunológico mais resistente e evitar doenças que surgem, por vezes, quando a imunidade está baixa. Isso porque as vitaminas atuam regulando enzimas e hormônios na manutenção da atividade cardíaca e no equilíbrio do organismo de forma geral.

3. Ajuda a reduzir processos inflamatórios

As gorduras presentes no azeite de abacate são do tipo monoinsaturadas (gordura boa) que, dentre outras boas funções, têm ação anti-inflamatória. Elas ajudam a aliviar possíveis inflamações nas articulações, músculos, artérias e outras demais partes do corpo.

4. Ajuda na perda de peso

A gordura monoinsaturada também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, além de diminuir a inflamação das células e a carga glicêmica, o que contribui para a existência de menos gordura ?ruim? no corpo. Logo, o consumo do azeite de abacate – em quantidades moderadas – e, principalmente, associado à realização de atividades físicas e uma alimentação balanceada, ajuda na redução de peso.

Cuide da sua saúde com a Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza

5. Ajuda no controle do colesterol

O ácido oléico, que está presente no azeite de abacate, contribui para o aumento de lipoproteínas de alta densidade (HDL) – que é o tipo de colesterol bom para o organismo – e, com isso, ajuda a diminuir o risco de problemas cardíacos.

Além disso, esse azeite também ajuda na redução de lipoproteína de baixa densidade (LDL) – o tipo de colesterol ruim – graças à presença de beta-sitosterol que é uma molécula muito parecida com o colesterol e que, por isso, impede a absorção do colesterol ruim.

6. Auxilia no controle da diabetes

Consequentemente, por ser muito bom para o controle do colesterol e por conta da presença de beta-sitosterol, o azeite de abacate também auxilia no controle da diabetes, uma vez que essa molécula também atua regulando o índice glicêmico e a quantidade de insulina. Dessa forma, o uso do azeite acaba ajudando ainda a prevenir a obesidade.

Azeite de abacate x azeite de oliva

O azeite de oliva é considerado um ingrediente saudável a ser utilizado no cozimento de alimentos. Optar pelo uso dele, portanto, já é um grande passo para quem quer aderir a uma alimentação mais benéfica para seu organismo.

A nutricionista Camila Marques explica que “Os azeites, tanto de oliva quanto de abacate, são saudáveis de igual forma, mas isso não significa que devem ser consumidos sem moderação. Mesmo sendo bom é preciso lembrar que o azeite é naturalmente calórico.”

Mas você deve estar se perguntando: se o azeite de oliva também é saudável, qual a diferença para o de abacate? A verdade é que ambos são fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes e têm benefícios bastante semelhantes. Mas existe uma pequena diferença entre eles: o de oliva tem uma menor resistência ao calor, enquanto o de abacate tem maior resistência.

Essa diferença indica que o uso de ambos tem potencialidades diferentes de acordo com o que se pretende fazer. Entenda a seguir o uso ideal para cada tipo de azeite.

Uso do azeite de abacate:

Para cozimento de alimentos em alta temperatura (superior a 180° graus), como assar, grelhar ou tostar, o azeite de abacate é o ideal. Por ser mais resistente ao calor, ele mantém as suas propriedades nutritivas e benéficas.

Uso do azeite de oliva:

Ao contrário do azeite de abacate, o de oliva – quando em alta temperatura -, por ser menos resistente ao calor, acaba se tornando facilmente em gordura saturada, que é uma gordura ruim para o organismo. No entanto, o azeite de oliva é ideal para o preparo de alimentos frios ou que sejam preparados em baixa temperatura, uma vez que fornece grande concentração de nutrientes e uma excelente consistência e ótimo sabor à receita.

Como fazer azeite de abacate caseiro?

Agora que você já sabe quais são os benefícios do azeite de abacate e a sua forma ideal de uso, que tal aprender a fazer seu próprio azeite de abacate caseiro? Anote a receita!

Ingredientes:

  • Dois abacates de tamanho médio e bem maduros. (Em média, essa quantidade pode produzir até 25ml de azeite).

Modo de preparo:

  • Corte os abacates ao meio, amasse toda a fruta e espalhe em um recipiente – de preferência, em uma assadeira – deixando uma camada bem fina de abacate amassado;
  • Leve ao forno, no máximo a 50°C (se considerar que o seu forno é muito potente, diminua a temperatura) por 5 horas. Lembre-se de ficar checando se o abacate já atingiu a cor marrom escuro para não queimá-lo;
  • Ao término do processo, o abacate deve ficar com uma cor escura (tom de marrom) – retire do forno e raspe todo o abacate;
  • Coloque todo o abacate raspado em um pano de algodão e esprema – torcendo o pano – em cima de um recipiente.

Sugerido para você

Gostou de conhecer os benefícios do azeite de abacate? Então antes de você ir embora, temos mais uma dica valiosa! No canal do Youtube da Unimed Fortaleza, contamos como o ômega 3, 6 e 9 podem ser importante aliados na perda de gordura. Para entender mais, dê o play e assista ao vídeo abaixo!

Rodapé da página.