Alimentação Saudável 02 de Março de 2018

Turbine a sua alimentação com 6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal


Quais alimentos têm o poder de ajudar a reduzir a gordura do seu corpo? Para te dar uma força nessa missão, separamos 6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal.

alimentos-queimam-gordura

Emagrecer de forma saudável é reduzir o volume de gordura de células adiposas do corpo, tornando-o mais definido. A prática regular de atividades físicas é fundamental para você conseguir queimar gordura corporal, mas alguns alimentos também podem atuar como aliados nessa dura batalha.

Neste artigo, separamos 6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal. Aproveite já os seus benefícios e inclua-os em uma alimentação adequada. Você com certeza vai notar a diferença não só no seu corpo, mas também na autoestima e no bem-estar.

Como essa gordura veio parar aqui?

Ao contrário do que muita gente pensa, evitar o acúmulo de gordura corporal não é apenas questão de estética e sim de saúde. Se o percentual de gordura corporal está acima do que é considerado normal, os riscos para doenças cardiovasculares aumentam, mesmo se o indivíduo apresenta um peso saudável.

Calcule agora o seu Índice de Massa Corporal

Este acúmulo de gordura corporal é consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, provenientes muitas vezes de um consumo exagerado de alimento ricos em açúcar, gordura e de bebidas alcoólicas.

Além disso, uma alimentação pobre em frutas, legumes e verduras, e que suprem uma quantidade insuficiente de fibras, vitaminas e minerais, combinadas ao sedentarismo, são os maiores fatores de risco para se desenvolver alterações nas gorduras do sangue (colesterol e triglicerídeos), pressão alta e acúmulo de gordura corporal.

Fazendo as escolhas certas no prato , você consegue inibir a absorção de gordura pelas células e acelera a queima dos quilos que já estão instalados com a ajuda dos exercícios físicos.

Os exercícios são ótimos aliados nessa luta porque queimam a gordura corporal acumulada, melhoram o sistema cardiovascular e aumentam o metabolismo fazendo o corpo gastar mais energia durante todo o dia e noite.

Outro ponto importante é aceitar que a mudança não será rápida, ou seja, paciência é a chave para ter perseverança e não jogar fora todo o seu esforço, afinal, só não consegue quem desiste.

6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal

Chega de papo e vamos ao que interessa? Separamos alguns alimentos que são eficazes na luta contra a gordura corporal e que vão te ajudar a conseguir a alcançar o seu objetivo. Vamos às dicas!

Farelo de aveia

É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Isso acontece porque as fibras são digeridas mais lentamente, inibindo a produção de insulina. E quanto maior for o pico de insulina, mais facilmente a gordura será absorvida e acumulada, as fibras também aumentam a sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

Banana

É rica em amido resistente, um nutriente que contribui para a saúde intestinal, promove saciedade e protege o coração. Mas, atenção: conforme amadurece, o amido é transformado em açúcar, perdendo suas propriedades. A melhor alternativa é não consumi-la muito madura ou melhor, ainda verde, que pode ser adicionada as preparações.

A presença da vitamina B6 na banana também interfere no metabolismo das gorduras, pois ajuda na degradação da homocisteína, uma substância que em excesso na corrente sanguínea favorece a formação de placas de gordura e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo, além de conterem também a pectina, que potencializam essa ação. Trocar a garrafinha de água comum por uma com rodelas de limão ajuda no processo.

Conheça os benefícios incríveis da Pitaya

Azeite extra virgem

É rico em gordura insaturada, que contribui para diminuir inflamações nas células e assim favorece o processo de perda de peso. O seu consumo também diminui a velocidade da digestão dos carboidratos, contribuindo para manter o bom equilíbrio dos níveis de insulina, evitando que o organismo estoque mais gordura.

Iogurte

Atua como um probiótico melhorando a saúde intestinal, o que pode desempenhar um papel importante na perda de gordura corporal, também é uma ótima fonte de proteína e apresenta poucas calorias e carboidratos. Esses produtos estimulam a função digestiva saudável e ajudam a produzir vitamina B12, que auxilia na perda de peso.

Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas (ácido oleico), capaz de reduzir a fome. Além disso, o abacate possui uma substância chamada glutationa, que ajuda a equilibrar a quantidade de cortisol no organismo, esse hormônio está relacionado com o estresse e acaba por atrapalhar qualquer plano alimentar. O abacate ainda é uma fonte de fibras e proteínas.

Conheça opções de substituições alimentares mais saudáveis

Que tal fazer um suco saudável?

Além dos 6 alimentos que ajudam a queimar gordura corporal, separamos uma receita fácil e muito eficaz de um delicioso suco de melancia, gengibre e manjericão. Confira!

Esse suco é bastante diurético graças à melancia e ainda funciona como um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo. Isso acontece por conta do gengibre, raiz com diversas utilidades medicinais que é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Outra característica do composto é a desintoxicação do organismo, resultado da ingestão do manjericão.

Faça você mesmo

Bata no liquidificador 2 fatias de melancia, 1 lasca de gengibre e 7 folhas de manjericão fresco. Liquidifique, não precisa coar.

O que evitar na dieta para queimar gordura corporal

  1. Fuja dos doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca. Eles têm alto índice glicêmico, que aumenta o acúmulo de gordura.
  2. Corte alimentos embutidos ? como salsicha, linguiça, presunto, salame e mortadela ? do seu cardápio. Eles contêm um teor elevado de gordura saturada, além de muito sódio, que provoca a retenção de líquidos e o inchaço.
  3. Evite preparações fritas ou que necessitam de gordura para o seu preparo.
  4. Evite o consumo de bebida alcoólica em grandes quantidades.

3 planos de treinos para fazer fora da academia

Faça as pazes com o espelho

O fato de você não ter o corpo ?dos sonhos? não significa que há algo errado com sua saúde, mas casos de obesidade, anemia e outras doenças crônicas precisam ser tratados. Saber que está tudo certo com você é uma ótima maneira de começar a fazer as pazes com seu corpo, agradecendo por ele estar em perfeitas condições. Saúde em primeiro lugar sempre, porque sem ela não há corpo bonito que garanta a felicidade.

E lembre-se que o combo alimentação saudável e exercícios físicos vai te ajudar a chegar no seu objetivo.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e divulgue para os seus amigos e familiares.

nutri-giulianna

 

O conteúdo desse artigo foi desenvolvido com a orientação da nutricionista Giulianna Mastroianni (CRN6-6974), profissional da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.

Rodapé da página.