Todos sabemos que as vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. O que muitos nem imaginam é que não apenas a falta de suplementos pode trazer riscos para a saúde como, também, o seu consumo excessivo.
A correria do dia a dia nos impede, muitas vezes, de realizar refeições equilibradas e manter hábitos de vida saudáveis. Surge então a fraqueza e o cansaço, interferindo diretamente na nossa rotina. A ingestão de legumes, frutas e verduras fica reduzido e optamos ingerir, por conta própria, as vitaminas em forma de pílula. Essa substituição e o uso inadequado de suplementos podem acarretar problemas para a saúde.
As vitaminas estão divididas em treze tipos: A; complexo B (B1, B2, B3, B6, B9, B12, ácido pantotênico e niacina); C; D; E; e K. Os suplementos são considerados medicamentos e, por isso, devem ser prescritos por um médico.
Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode ser nocivo ao organismo. Vitaminas consumidas em excesso podem provocar quadros de intoxicação. É que elas podem interferir em importantes processos do corpo humano, já que agem como cofatores de reações químicas, ou até mesmo diretamente no material genético de certos tecidos.
Conheça os sintomas de intoxicação pelas vitaminas:
É importante lembrar que a suplementação deve ser sempre realizada com a orientação de um especialista. O diagnóstico é importantíssimo para estabelecer a quantidade adequada de vitaminas que o seu organismo necessita. Outra dica é investir em uma alimentação que seja equilibrada e que forneça todos os nutrientes necessários à saúde.
Seu download começará em instantes...