Muitas vezes relacionada às pressões e exigências profissionais, a saúde mental no trabalho – ou melhor, a ausência dela – tem sido pauta frequente nas organizações. Continue a leitura e veja o que fazer para promovê-la!
A rotina acelerada, os prazos cada vez mais curtos, a busca por uma performance com alta produtividade e a competitividade instigada pelo mercado de trabalho, são fatores que podem abalar negativamente a saúde mental dos principais pilares de uma organização: os colaboradores.
Para combater esses fatores, é importante investir em simples ações, mas de grande impacto, que contribuam com a saúde mental dos profissionais. Para te ajudar nessa missão, conversamos com a gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Fortaleza, Luanna Rodrigues, e elencamos os 4 passos e as 6 melhores práticas de promoção ao bem-estar e saúde mental no trabalho.
A área de Recursos Humanos (RH) tem, entre suas variadas responsabilidades, o cuidado com todos os profissionais que fazem a organização, por meio de ações que garantem o seu bem-estar físico e mental. E é muito importante que os líderes estejam alinhados a essas práticas de cuidado, afinal, são os gestores que têm responsabilidade direta no cuidado de seus liderados. Vamos aos 4 passos?
Uma boa comunicação é uma via de mão dupla, onde a fala e a escuta andam lado a lado. Logo, se mostrar aberto a ouvir o que sua equipe tem a dizer – demonstrando compreensão – é essencial para manter o ambiente de trabalho hormônico e confiável para os seus liderados.
“Essa habilidade de ouvir os liderados se chama escuta ativa. É assim que os líderes podem ouvir os seus colaboradores, entender suas necessidades e dúvidas, para minimizar qualquer situação adversa”, conta Luanna.
Agindo assim, você mostra aos seus liderados que eles estão em um lugar que valoriza a fala e a opinião deles, que os respeita, fazendo com que eles se sintam seguros. Além disso, ao obter esse bom hábito, você consegue enxergar os outros pontos de vista e atuar de forma mais eficaz.
Sejam treinamentos, programas, projetos voltados tanto para líderes quanto para colaboradores, demonstre o seu apoio. Mostrar que está disposto a se desenvolver e incentivar seus liderados a se desenvolverem é um passo extremamente importante.
Dessa forma, você mostra que se preocupa com o crescimento de todos e faz com que o seu colaborador se sinta valorizado, importante para a organização.
Sem transparência não há confiança. E uma equipe que confia no seu líder é capaz de atingir os melhores resultados possíveis, até ir além das metas. Porque, com a transparência, eles compreendem o valor do que fazem e buscam fazer cada vez melhor.
Então, lembre-se sempre de manter seus liderados alinhados sobre as mudanças da organização, as estratégias e as ações que estão sendo realizadas.
Líderes superam desafios diários, apagam os pequenos “incêndios”, demonstram e inspiram fortaleza para os liderados. Mas onde fica o autocuidado?
Seja por meio da atividade física, alimentação saudável ou meditação, líderes que praticam essas técnicas de autopreservação, inspiram as suas pessoas. Comece a incluir na sua rotina esses hábitos e mostre, na prática, a importância do autocuidado.
“Esse autocuidado ajuda a evitar o esgotamento físico e emocional. E é com ele que líderes inspiram seus colaboradores a se cuidarem também, contribuindo para o bem-estar de todos”, ressalta a gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Fortaleza.
Por vezes, colaboradores insatisfeitos, deprimidos e improdutivos, com a saúde mental abalada, são apenas reflexos de um clima tóxico no ambiente organizacional.
Um ambiente de trabalho tóxico promove baixa produtividade; aumenta a rotatividade de profissionais talentosos e valiosos para a organização; mancha a imagem da empresa, inibindo a atração de novos colaboradores; e prejudica a qualidade do que é oferecido pela instituição, seja bem material ou serviço.
Busque evitar que o clima de trabalho seja tóxico construindo um excelente ambiente para se trabalhar, fazendo com que os colaboradores tenham prazer de estar ali. Veja algumas dicas a seguir!
Leia também: Como propiciar um ambiente de trabalho saudável na sua empresa!
Já que falamos dos 4 passos importantes para você ajudar a promover a saúde mental no trabalho e as dicas para evitar um ambiente de trabalho tóxico, que tal se inspirar com as práticas realizadas pela Unimed Fortaleza?
A Unimed Fortaleza conta com um Programa de Saúde e Bem-estar contemplando ações de cuidado relacionadas aos estados físico e mental dos profissionais. Confira a seguir!
Agora que você já sabe quais ações podem ser utilizadas para promover a saúde mental no trabalho, separe as suas preferidas e verifique a viabilidade de implantar na sua organização. O seu colaborador sentirá a diferença!
Em tradução livre, síndrome de burnout significa “queima completa”. O termo se refere à condição de exaustão provocada pelo acumulo de trabalho, de pressões e de grandes responsabilidades no desempenho da profissão. Por isso, essa síndrome também é conhecida como síndrome do esgotamento profissional.
Visando prevenir e identificar os sinais da síndrome, disponibilizamos gratuitamente o Guia Síndrome de Burnout: conheça os sinais de que o trabalho está afetando sua saúde física e mental. Neste e-book:
*Conteúdo desenvolvido em parceria com a Gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Fortaleza, Luanna Rodrigues.