*Conteúdo atualizado em 07 de julho de 2017, às 14h33.
Você sabia que uma soneca de apenas 20 minutos durante o dia deixa a pessoa mais bem-disposta e substitui duas xícaras de café? De acordo com a NASA, agência espacial americana, uma soneca de 40 minutos aumenta o nível de alerta em 100%. O que dizer, então, dos benefícios de uma noite de mais de 6 horas de sono?
A quantidade de horas de sono ideal varia de acordo com a idade de cada pessoa, porém, o mais indicado são de 7 a 8 horas ininterruptas. Ainda assim, mais de 6 horas de sono já são suficientes para reduzir as chances de problemas cardíacos em 48% e o risco de câncer de mama em 60%.
Além disso, o sono previne a obesidade. Enquanto dormimos, nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento. Outro fator importante na perda de peso é a aceleração do metabolismo após o sono.
Dormir bem também nos torna pessoas mais felizes. De acordo com um estudo realizado em Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio (EUA), pessoas que dormem de seis a oito horas por noite apresentam índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão.
Diante de todos esses benefícios, não perca tempo: hoje à noite, tome um banho morno para relaxar, coma algo leve, desligue todas as luzes e prepare-se para uma ótima noite de sono!
Preocupações com o trabalho, saúde e família, dificuldades nas relações afetivas ou até mesmo impaciência no trânsito têm tirado o sono de muita gente. Isso porque essas características podem estar relacionadas a um problema que é mais comum do que se pensa, a insônia. A insônia pode levar a irritabilidade, cansaço, hiperatividade, dificuldade de concentração e até alucinações.