Espaço Zen 09 de Maio de 2017

Mudanças no estilo de vida podem evitar a depressão


A depressão está, na maioria dos casos, associada ao estilo de vida moderno. As causas são inúmeras, mas o estresse é, sem dúvidas, a principal delas. Por esse motivo, a importância de adotar hábitos de vida mais saudáveis para evitar e até mesmo tratar a depressão.

Linda mulher expressando a sua liberdade, ao ar livre, com os braços abertos

Lembre-se que é fundamental, ao primeiro indício, procurar um acompanhamento médico para efetuar o diagnóstico e propor a melhor condução para o tratamento.

Conheça algumas dicas que podem ajudar no impacto da depressão sobre o organismo

  • Exercício: A prática regular de exercício físico proporciona alterações químicas no corpo que levantam, naturalmente, o humor. Não precisa treinar como se fosse correr a maratona: uma curta caminhada diária já irá ajudar.

 

  • Nutrição: Comer regularmente e ter uma dieta equilibrada é importante tanto para a sua saúde física, quanto para a sua saúde mental. Veja algumas dicas na nossa categoria Alimentação.

 

  • Sono: O fato de dormir pouco tem conseqüências na sua disposição. Dormir o número de horas suficiente é uma prioridade. A estimativa é de 7 a 8 horas para o indivíduo adulto.

 

  • Apoio social: Relações sociais fortes reduzem o isolamento, que é um fator de risco relativo à depressão. Mantenha um contato regular com os amigos e com a família ou considere ingressar numa aula ou num grupo. O voluntariado é uma forma maravilhosa de obter apoio social e de ajudar os outros enquanto se está a ajudar a si ao mesmo tempo.

 

  • Redução do estresse: Faça mudanças na sua vida para ajudar a gerir e a reduzir o estresse. O excesso  de estresse agrava a depressão e coloca-o em risco quanto a uma futura depressão.

Se você deseja conhecer mais sobre este assunto, veja outros posts da categoria Espaço Zen.

 


Rodapé da página.