Muitas pessoas que sofrem de depressão grave desconhecem a importância de uma alimentação equilibrada para ajudar na manutenção do humor. Este distúrbio psicológico faz com que algumas pessoas percam o apetite, ao passo em que faz com que outras comam sem parar, desencadeando, muitas vezes, os transtornos alimentares.
Na Inglaterra, foi desenvolvido um estudo chamado Projeto Comida e Humor, que revelou que mudanças nos hábitos alimentares podem ser positivas para a saúde mental. Cerca de 200 pessoas fizeram uma dieta recomendada e foi avaliado o impacto da mudança nutricional no seu humor. Tal experiência demonstrou que 26% tiveram uma melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Os indivíduos estudados diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate e aumentaram o de frutas, peixes e líquidos.
É importante ficar atento à sua alimentação e verificar a presença de alimentos dos três grupos em cada refeição: Reguladores (frutas e verduras), Construtores (feijões, carnes, leites e derivados), Energético (cereais, grãos, sementes). Confira a seguir alguns exemplos: