Os casos de coqueluche no Brasil e no mundo estão aumentando, preocupando as autoridades sanitárias. A melhor forma de prevenção da doença, que é uma infecção respiratória, é por meio da vacina contra a coqueluche. Tire as suas dúvidas a seguir!
Desde 2019 o Brasil registra aumento dos casos de coqueluche e, até o ano passado, todos os estados notificaram casos da doença. Em 2024, a infecção respiratória aumentou cerca de 768%, de acordo com o Ministério da Saúde.
Além do Brasil, a coqueluche tem avançado em todo território global, deixando em alerta todas as autoridades sanitárias.
Para te ajudar a entender o que é coqueluche, as formas de prevenção e a importância do esquema vacinal, convidamos a enfermeira clínica da Unimed Vacinas, Naiara Pereira da Silva (598.077 – COREN-CE). Continue a leitura!
A coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa e é causada pela bactéria Bordetella Pertussis. A doença também é conhecida popularmente por tosse comprida, devido aos ataques de tosses seguidos por um som agudo ao inspirar.
A infecção é bastante comum e perigosa em bebês e crianças, que são os principais grupos de risco. Por esse motivo, é necessário ficar atento ao esquema vacinal da coqueluche durante os primeiros meses de vida do bebê.
As complicações da doença vão variar de acordo com a intensidade dos sintomas e da gravidade da infecção. Abaixo listamos algumas consequências:
“Essa complicação pode acontecer devido à falta de oxigênio durante os ataques de tosse intensa”, explica a enfermeira da Unimed Vacinas.
“Em casos mais graves da doença, principalmente em bebês, os danos cerebrais podem ser permanentes”, alerta Naiara da Silva.
“A coqueluche é uma doença contagiosa e grave. Quando não tratada, pode levar à morte, principalmente em bebês com menos de 6 meses que ainda não foram vacinados”, reforça.
Existem 3 tipos de vacinas que protegem contra a coqueluche. Bebês de 2 a 18 meses se protegem contra a infecção com a vacina pentavalente ou hexavalente. Já o reforço entre os 4 e 6 anos de idade é feito com o uso da dTpa-VIP. Para pessoas acima dessa idade, inclusive adultos que nunca se vacinaram contra a coqueluche, recomenda-se a vacina DTpa reforço.
Recomenda-se que bebês, crianças e gestantes a partir da 20ª semana, tomem a vacina contra coqueluche.
É ideal que a vacina contra a coqueluche seja administrada ainda nos primeiros meses de vida do bebê, com reforços durante a infância.
A enfermeira Naiara da Silva explica que o esquema vacinal da coqueluche em recém-nascidos acontece em 3 doses nos primeiros 6 meses de vida e, depois, com dois reforços durante a primeira infância.
“As doses da vacina contra a coqueluche são administradas aos 2, 4 e 6 meses de vida. Ao completar 1 ano e até 1 ano e 3 meses, é necessário que a criança tome uma dose de reforço. E, entre 4 e 6 anos, é administrada mais uma dose de reforço”, orienta a profissional da Unimed Vacinas.
Fundamental para proteger a mãe e o bebê nos primeiros meses de vida, já que o esquema vacinal do recém-nascido ainda não estará completo.
“A vacinação contra a coqueluche na gravidez e nos primeiros meses de vida é essencial para evitar que o bebê desenvolva complicações como pneumonia, lesões cerebrais e parada respiratória, que podem levar à morte”, alerta a enfermeira da Unimed Vacinas.
Quando tomar vacinas na gravidez? Conheça as 3 mais recomendadas!
Além desses grupos, a enfermeira Naiara da Silva explica que todo adulto deve tomar o reforço da vacina contra a coqueluche, pois a vacina perde sua eficácia com o passar do tempo.
Entre 5 e 10 anos da última dose, a proteção contra a doença se torna quase inexistente. O reforço é necessário especialmente para pais que terão recém-nascido em casa, cuidadores e até idosos.
A vacina da coqueluche pode causar:
“Na Unimed Vacinas, possuímos imunizantes que protegem contra a coqueluche que são a DTPa, Hexavalente e a Pentavalente. Todas essas são vacinas da coqueluche acelular, ou seja, proporcionam menos reações após a vacinação”, explica a enfermeira.
Agora que você já sabe como funciona a vacina contra a coqueluche e por que ela é essencial principalmente para bebês e crianças, é hora de seguir as recomendações médicas e cuidar da sua saúde com a Unimed Vacinas, que oferece as vacinas Tríplice Bacteriana (dTpa), a hexavalente e também a pentavalente.
Além delas, a Unimed Vacinas oferece pacotes de vacinação com valores especiais. E tem mais! Cliente Unimed têm descontos diferenciados ao adquirir qualquer vacina.
A Clínica fica localizada em Fortaleza, na Avenida Barão de Studart, Nº 800 (Espaço Saúde Unimed). O serviço da unidade também está disponível a domicílio, trazendo mais conforto e segurança para você e sua família. Fale com a equipe Unimed Vacinas pelo WhatsApp e faça sua cotação!
Seu download começará em instantes...