Você quer prevenir a queda de cabelo? Fique conosco que te daremos dicas essenciais de nutrição para deixar seus cabelos mais fortes.
Desde que o mundo é mundo, em várias sociedades e através de gerações, o cabelo é símbolo de beleza e até mesmo de status. Seja enrolado, liso, crespo; longo, curto ou no corte da moda, o cabelo está sempre à vista de todos. Logo, por conta dessa construção social, é comum “roermos as unhas” em busca da resposta para a famosa pergunta: o que fazer para prevenir a queda de cabelo?
Antes de qualquer coisa, vamos conhecer alguns dos possíveis motivos para a queda de cabelo:
Recomendado: Conheça os 5 alimentos anti-estresse
Sem querer fazer trocadilhos, vamos agora cortar o mal pela raiz. A melhor forma de prevenir a queda de cabelo é aquela que vem de dentro para fora, por isso devemos investir em uma boa alimentação.
Vamos aprender o que mais importa para o nosso organismo em relação às madeixas – e até para unhas e pele -, formando um combo de nutrição. As vitaminas A, C e do complexo B; minerais como ferro, zinco e selénio; e também aminoácidos metionina, lisina e cisteína; todos ajudam a evitar a queda de cabelo.
Fique atento! O consumo excessivo de alguns nutrientes, podem causar toxicidade ao nosso organismo. Para que isso não aconteça, procure um profissional nutricionista. Ele é o mais indicado para orientar e planejar sua alimentação de acordo com suas necessidades. Assim, juntamente com outros profissionais, auxiliar no controle e na busca da melhor saída para prevenir a queda de cabelo.
Além da alimentação, você pode tomar algumas medidas para prevenir a queda de cabelo:
Não esqueça: para prevenir, é importante focar na alimentação. Para viver melhor é importante comer melhor!
A alopecia androgenética, mencionada anteriormente, é o principal motivo da calvície entre os homens. Os primeiros sinais, geralmente, aparecem no começo da idade adulta, sendo mais acentuados a partir da região acima dos olhos chegando ao topo da cabeça. Estimasse que 50% dos homens, até os 35 anos, já terão perdido algum cabelo.
A maioria das mulheres sofrerá pelo menos uma vez na vida com o eflúvio telogénico (perda de cabelo por causas externas como estresse, traumas, oscilações hormonais ou medicamentos). Também, embora mais associada ao hormônio masculino, a alopecia androgênica, atinge as mulheres, principalmente na fase da menopausa, já que a diminuição do estrogênio deixa o caminho livre para uma maior ação da testosterona.
Indiferente de ser homem ou mulher, a melhor forma de prevenir a queda de cabelo é por meio da consulta com especialistas que poderão identificar o causador do transtorno da perda de fios e que poderão orientá-lo sobre o melhor tratamento.
*Conteúdo produzido em parceria com o médico dermatologista da Unimed Fortaleza Dr. Luiz Henrique Santiago (CREMEC 4136 RQE 6646) e com a nutricionista Geórgia Amorim (CRN 6 – 9934).
Seu download começará em instantes...