Cuidar de Você 05 de Julho de 2017

6 dicas infalíveis para ganhar mais tempo no dia a dia


Tempo. Existem diversos ditados acerca dessa palavra de cinco letras que define nossa disponibilidade. Sim, disponibilidade. Pois se administrarmos o nosso tempo corretamente, nos tornamos disponíveis para fazermos o que queremos e planejamos.

Mulher feliz em uma rede laranja na varanda

A má administração do nosso tempo nos deixa aprisionados na falta de disponibilidade e de qualidade de vida. Muitos são os fatores que contribuem para a falta de tempo no dia a dia. No entanto, o principal fator causador da falta de tempo, como mencionado anteriormente, é a má administração deste.

Administrar o tempo é gerenciá-lo de tal forma que ao final, seja possível alcançar metas definidas. Por conta disso, preparamos algumas dicas simples para uma administração de tempo que garanta mais horas no seu dia. Confira!

1. Organização é o primeiro passo

Muitos afazeres e não sabe por onde começar? Primeiro compre uma agenda e veja qual o dia ideal para resolver aquela pendência. Às vezes, perdemos tempo com demandas simples, como cortar o cabelo, por ir até o estabelecimento no horário errado.

Uma forma prática e sem custo de anotar e ter tudo em mãos é usar o bloco de notas do seu celular. Quem tem Iphone, por exemplo, pode usar o recurso de checks para marcar as atividades concluídas. O próximo passo é listar todos os seus afazeres um dia antes. Tendo noção de tudo que precisa ser feito um dia antes é mais fácil para se organizar com horários e assim, ter mais tempo no seu dia.

2. Faça uma lista de prioridades

Sabe quando você esquece aquela pendência urgente e precisa do dobro de esforço e tempo para resolvê-la? Acontece. No entanto, acontece com quem não lista suas prioridades. Listá-las é ter organização sobre como resolvê-las e assim, resolver no tempo correto. E assim, vai sobrar tempo!

Veja aqui como se organizar melhor para tornar o seu dia menos estressante!

3. Trabalho no trabalho

Muitas pessoas já estão acostumadas a trabalhar fora do expediente. Isso se torna comum de tal forma que ao invés de se concentrarem e resolverem tudo naquele tempo de trabalho, acabam por resolver suas pendências em casa.

É importante delimitar quais os horários do trabalho e quais os horários destinados à família. Com isso, pode-se até mesmo ter mais concentração e produtividade no trabalho, tendo em vista que você irá condicionar sua mente a resolver tudo naquele determinado período, e depois vai sobrar tempo para sua família.

Imagem de uma jovem mãe trabalhando enquanto sua filha bebê está sentada ao seu lado

4. Aprenda a dizer não

Vivemos em um mundo onde não cabe a frustração. Dessa forma, pouco aprendemos na infância a recebermos e darmos “não”. Há ausência disso no nosso repertório comportamental. Além disso, O “não” nos traz a ideia, por vezes, de algo negativo e ruim, de falta de educação ou respeito, de ser do contra, de não ser cooperativo ou de que você está fechando as portas de uma relação. Mas não é nada disso. Quando um colega de trabalho, te chamar para ir almoçar fora, mas você está cheios de afazeres, não hesite em dar um “não”.

De acordo com a psicóloga Natália Barros, o “não deve fazer parte das nossas vidas, afinal, devemos ter prioridades e reconhecer os nossos limites. O mais importante é aprendermos a falarmos não de forma correta, ou seja, sem grosseria com firmeza e cordialidade. Com essas características, o outro irá compreender e aceitar a sua negativa de forma consciente e tranquila“, explica.

Através do reconhecimento de prioridades e da incorporação do não cortês em nossa rotina, o tempo passa a ser mais abundante e você passará a gerenciá-lo melhor.

5. As redes sociais estão roubando o seu tempo

O grande vilão do século XXI são as redes sociais. Eles agem como “ladrões” do tempo, nos dispersando e fazendo com que nos condicionemos a eles. É importante delimitar o tempo que se passa nas redes sociais. Uma dica simples é desativar notificações do seu celular. Sem aquela notificação de instante em instante, você vai esquecê-lo aos poucos, tendo mais tempo para resolver suas pendências, administrando-o corretamente.

6. Conhecer a si é a lei prioritária

Não adianta nada listar tudo que se deve fazer e se organizar corretamente se você não consegue acordar às 6h. Por isso, é importante se conhecer, para que haja uma boa administração do tempo. Saber em qual momento você rende mais, em qual você consegue ter mais concentração, que horas acorda e que horas dorme. Com o autoconhecimento fica mais fácil planejar e seguir todas as dicas que demos neste post.

No mais, é importante cuidar da sua saúde para que você possa resolver tudo no momento certo e ter mais tempo para aproveitar a vida. Assim, você terá mais qualidade de vida e bem-estar, podendo aproveitar o melhor da vida sem perder tempo.

Rodapé da página.