Confira as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza de como preparar um prato colorido para garantir uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Você já deve ter ouvido falar que um prato colorido é mais saudável, mas será que isso é mesmo verdade? Segundo nutricionistas, além de mais atrativo aos olhos, um prato colorido permite uma boa diversificação de nutrientes, o que pode tornar a alimentação mais saudável e equilibrada.
Ou seja, um prato colorido é sinônimo de saúde, mas é muito importante ressaltar que essa regra vale apenas para frutas, verduras, grãos e legumes. Para saber mais sobre como montar um prato colorido e quais são os nutrientes contidos em cada cor, confira a seguir as dicas da nutricionista da Unimed Fortaleza Greyce Braga.
O que dá cor aos alimentos são os fitoquímicos, e é justamente essa substância que tem o poder de nutrir o organismo. Um prato com pouca variação de cor também é um prato com pouca variação de nutrientes. O ideal é consumir 5 cores ao dia, dessa forma, você conseguirá atingir a quantidade de nutrientes necessária para o bom funcionamento do corpo.
Os alimentos verdes são ricos em clorofila, substância responsável pela coloração verde. São fontes de cálcio, que é responsável pelo fortalecimento dos ossos, e ferro, que é um dos principais minerais presentes no corpo. Além disso, os alimentos verdes são ricos em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino, regula o apetite, controla os níveis de açúcar e gordura no sangue e combate a obesidade.
Alguns alimentos verdes que você pode incluir na sua rotina:
Alimentos amarelos e alaranjados são ricos em betacaroteno, substância responsável pela coloração do alimento, além de fazer muito bem à saúde. Esses alimentos são ricos em vitamina A, que contribui para a saúde dos olhos e integridade da pele e cabelo, e vitamina C, que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e sistema nervoso. Além disso, protege contra os radicais livres, previne contra o envelhecimento precoce e conserva o bronzeado.
Alguns alimentos amarelos e alaranjados que você pode incluir na sua rotina:
Os alimentos roxos e vermelhos possuem substâncias chamadas antocianinas, da família dos flavonoides e são ricos em vitaminas A, B6 e C. Possuem grande poder antioxidante, contribuindo no combate de inflamações e na prevenção de doenças metabólicas, imunológicas e doenças cardiovasculares. Além de possuírem propriedades anticancerígenas.
Alguns alimentos roxos e vermelhos que você pode incluir na sua rotina:
Os alimentos marrons e beges são fontes de fibras, selênio, zinco, magnésio, vitamina E e vitaminas do complexo B. Possui papel importantíssimo no controle do colesterol, diabetes e auxilia no combate da ansiedade e depressão. Além disso, são alimentos ricos em gorduras boas e têm um papel fundamental no funcionamento do intestino.
Alguns alimentos marrons e beges que você pode incluir na sua rotina:
Os alimentos brancos possuem grande concentração de cálcio e fósforo, que são fundamentais no fortalecimento dos ossos. Além disso, são fontes de flavonoides, responsáveis pela neutralização dos radicais livres, controle da pressão arterial e dos níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue. Possuem também vitaminas do complexo B que fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção de doenças inflamatórias.
Alguns alimentos brancos que você pode incluir na sua rotina:
Muitas crianças são acostumadas a comer os mesmos alimentos desde muito novas e isso acaba gerando seletividade na hora de comer, além de influenciar na formação de adultos com várias restrições alimentícias, o hábito podem prejudicar bastante a variação de nutrientes.
Para montar uma alimentação variada e colorida para crianças, a dica é usar a criatividade sempre que possível e aplicar a regrinha das 5 cores na alimentação dos pequenos. E claro, o segredo é não desistir. Para ter certeza que a criança não gosta de determinado alimento é preciso oferecê-lo pelo menos 15 vezes.
Quer saber mais sobre alimentação infantil? Preparamos também um guia completo com dicas que você precisa saber para o seu filho comer melhor. Baixe gratuitamente nosso guia completo e exclusivo sobre alimentação infantil!
A nutricionista recomenda que toda refeição tenha alimentos ricos em carboidratos e proteínas, ou seja, as cores branco e marrom. Sabendo disso, basta escolher mais 3 outras cores para incluir no seu prato. Por exemplo, a dupla arroz e feijão combinada com uma carne e uma salada de tomate, brócolis, couve-flor e cebola é uma ótima pedida. Assim como uma massa integral com molho de tomate à bolonhesa, acompanhada de um mix de folhas verdes. Quanto mais diversificado for o seu cardápio diário, melhor será!
Se o seu almoço teve as cores branco, marrom, verde, laranja e amarelo, para o jantar, a sugestão da nutricionista é variar nas cores com branco, marrom, vermelho, roxo e amarelo, por exemplo. Monte a combinação que preferir, desde que contemple vários tipos de alimentos saudáveis.
Lembrando que você não precisa consumir todas as cores em uma só alimentação, você pode variar no decorrer do seu dia!
Viu como montar um prato colorido é muito fácil e saboroso? Agora que você sabe a importância das cores na alimentação, utilize a criatividade para diversificar suas refeições diárias e garantir a variedade de nutrientes que o seu corpo precisa para se manter firme e saudável. Em nosso canal no Youtube, temos diversas dicas esperando por você. Por lá, já ensinamos como você pode montar um prato nutritivo e divertido para a criançada. Confira!
*Conteúdo aprovado em parceria com a nutricionista da Unimed Fortaleza Greyce Braga (CRN 11- 7777).
Seu download começará em instantes...