O gel de carboidrato é famoso entre atletas como uma alternativa para repor a energia durante exercícios longos e intensos. Mas quem está começando também pode consumir? Saiba agora!
O gel de carboidrato é uma fonte de energia que não passa pelo demorado processo de digestão, por isso é chamada de fonte de energia rápida. Geralmente, essa suplementação é indicada para treinos longos de atletas de alto nível.
O produto fornece glicose para o organismo, de forma que o corpo não precise acessar as suas reservas, evitando impactos no rendimento de atletas durante uma competição.
Quando um atleta utiliza a glicose como fonte de energia, a resposta metabólica é imediata ao estímulo, mantendo o padrão de rendimento esperado a partir da rotina de treino.
No mercado, você encontra diferentes composições do gel, mas as associações de ingredientes mais comuns são:
Fitoquímico do café que tem potencial estimulante, ameniza a sensação de cansaço.
É um monossacarídeo, a menor molécula de açúcar, e tem rápida absorção. Usualmente, é a principal fonte do gel de carboidrato.
Proteína do soro do leite, indicada para a reconstrução muscular.
São antioxidantes que podem auxiliar na redução dos radicais livres produzidos em maior quantidade durante a atividade física.
Pequeno, cômodo e parceiro. São essas as vantagens que muitos atletas observam ao escolherem o gel de carboidrato como o suplemento que levarão na bolsa ou no bolso durante o seu treino.
Apesar de prático e rápido, o gel de carboidrato não é indicado para todo e qualquer treino. Apenas para atividades de longa duração e alta intensidade, como uma meia maratona.
Para exercícios que chegam a 60 minutos, o mais indicado para repor a energia e, principalmente, refrescar o corpo, é a ingestão de água pura, sem aditivos.
É importante que atletas e esportistas tenham uma dieta equilibrada para uma melhor ação do gel de carboidrato durante as atividades físicas. Além disso, o suplemento deve ter a indicação de um profissional, como médicos especialistas em medicina esportiva ou nutricionistas.
O gel de carboidrato é um suplemento de indicação intratreino (durante o treino), mas pode ser consumido antes ou depois, dependendo da orientação do profissional que acompanha o atleta.
Acesse gratuitamente 3 planos de treinos para se exercitar em qualquer lugar
Precisamos lembrar o princípio básico do nosso organismo: o que não é consumido, é estocado. A forma como estocamos energia é produzindo gordura, ou seja, toda energia que não é utilizada, vira gordura e é estocada.
Mas além do consumo e da estocagem, na jornada do excesso de energia ofertada, também existe o período em que a glicose circula na corrente sanguínea sem ser utilizada, promovendo respostas metabólicas de resistência à insulina, além de gerar um pico de glicemia.
Assim, em curto prazo, ocorre o aumento da produção de gordura, mas em médio e longo prazo, o organismo também é sensibilizado, gerando predisposição a intolerância à glicose ou mesmo ao desenvolvimento de diabetes, principalmente se já houver um histórico familiar favorável.
Atenção! Existem contraindicações do gel de carboidrato principalmente para diabéticos sem o devido acompanhamento médico, já que o suplemento é um hiperglicemiante.
Uma opção ao suplemento é substituí-lo por líquidos de reposição, que são hidroeletrolíticos com sais minerais e carboidratos, ou frutose.
Para quem pensa em substituir o gel de carboidrato por açúcares complexos, como sachê de mel de abelha ou rapadura, o Dr. Marcus faz um alerta, pois essas substâncias demandam um tempo maior de absorção que o gel de carboidrato, sendo necessário avaliar se o competidor possui tempo de digestão suficiente antes da competição, por exemplo.
Leia também: correr em jejum faz mal?
Agora que você já entendeu como o gel de carboidrato funciona no organismo, procure orientação profissional. Clientes Unimed Fortaleza podem agendar sua consulta com os melhores médicos do esporte da cidade. Faça o agendamento online da sua consulta!
Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico do esporte da Unimed Fortaleza, Dr. Marcus Strozberg | Formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) | Mestre em Medicina do Esporte pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.
Seu download começará em instantes...