Frutas são essenciais para a alimentação, pois são ricas em vitaminas e complexos importantíssimos ao corpo. Já pensou em mudar um pouco a alimentação? Se sim, ótimo! Incremente sua dieta com a adesão de frutas, elas podem fazer total diferença na sua vida como um todo.
Bons hábitos alimentares são importantes para garantir a tão sonhada longevidade. As frutas são de suma necessidade ao corpo, pois auxiliam no metabolismo e quando alinhadas a uma boa prática de exercícios, mudam completamente o seu dia a dia.
Manter-se em forma é ir além da estética, é ter saúde, é sentir-se bem, é se disciplinar. Somos o que comemos, então, passe a comer melhor, para isso, conheça uma fruta que traz inúmeros benefícios consigo.
A pitaya apresenta inúmeras qualidades, sendo crescente a sua procura e também os estudos dos seus benefícios. Existem três variedades da pitaya, a vermelha com polpa branca, a vermelha com polpa rosa e a amarela com polpa branca. Entenda agora um pouco mais sobre essa fruta.
Será que a pitaya emagrece? Ela apresenta aproximadamente 11 gramas de fibras a cada 100 gramas da fruta in natura. Por ser um alimento rico em fibras, estabiliza o nível de açúcar no sangue e auxilia o intestino, regulando-o.
Os alimentos fonte de fibras ajudam na saciedade, controlando o apetite e ajudando na eliminação da gordura do corpo. Outro fator importante é a presença da tiramina, que ativa o glucagon, estimulando o corpo a utilizar as reservas de gorduras.
A pitaya tem grandes quantidades de fibra, que ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo. Os oligossacáridos presentes na pitaya aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.
A pitaya também possui alto teor de água, que está envolvida em processos vitais no nosso corpo, tais como: digestão, absorção de nutrientes, melhora da filtração renal e hidratação. Além disso, a água presente na fruta é altamente nutritiva, pois possui vitaminas e minerais.
As sementes da pitaya são ricas em ácido linoleico (gorduras boas) que é um suave laxante e que reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos, por inibir a absorção do colesterol no intestino.
O óleo de semente de pitaya tem nível elevado de lipídeos funcionais (maior que o da linhaça) e pode ser utilizado como uma nova fonte de óleo essencial.
O consumo de pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ela também auxilia na inibição dos picos de açúcar que acontecem depois de comer alimentos com alto índice glicêmico. Em Taiwan, diabéticos substituem o arroz pela pitaya como fonte de fibras, mostrando o benefício na prevenção de problemas associados à diabetes.
A pitaya funciona como tônico cardíaco, ajustando a pressão arterial, ajudando na redução de riscos de desenvolver doenças cardíacas e de pressão alta. A pitaya vermelha é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, ajudando o coração a se manter em boas condições.
A pitaya é rica em licopeno, tem níveis elevados de vitamina C que ajudam o sistema imunológico e outras substâncias antioxidantes (betalaina, betaxantinas e betacianinas), que são associadas à redução de doenças crônicas degenerativas e combate ao envelhecimento, pelo fato desses compostos serem capazes de diminuir a concentração de radicais livres (componentes que causam danos celulares). A atividade antioxidante tem se mostrado como um importante critério na avaliação da qualidade de frutas.
Devido à sua composição nutricional, a pitaya ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta). Além disso, muitos estudos também demonstram ações anti-inflamatórias e de controle glicêmico.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a pitaya, que tal acrescentá-la em alguma das suas refeições? Confira abaixo!
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
A pitaya, assim como as outras frutas, deve fazer parte da rotina alimentar, devendo ser incluída com frequência nas refeições. A recomendação do consumo de frutas seria de 3 a 5 porções no dia, devendo ser variadas, para atingir a recomendação de vitamina, minerais e fibras diárias.
Lembre-se de procurar um nutricionista, ele poderá ajudar você a entender melhor sobre a inserção desta fruta na dieta, e também na quantidade a ser ingerida, pois não é porque frutas trazem inúmeros benefícios que devemos exagerar na dosagem. O uso excessivo de qualquer tipo de alimento pode vir a prejudicar o organismo, por isso, consuma moderadamente.
A pitaya é nativa de regiões da América Central, sendo também cultivada na China, no Brasil e em Israel. O nome pitaya significa “fruta escamosa”, também conhecida como fruta-dragão em algumas línguas. Sua melhor época de produção ocorre entre os meses de dezembro a maio.
Os frutos, flores e cladódios da pitaya têm compostos bioativos que fazem da pitaya uma planta com bastante utilidade na culinária, na indústria farmacêutica, de cosméticos e na de corantes. Traz também atributos medicinais, protegendo contra úlceras e acidez estomacal.
Pesquisas indicam que a pitaya proporciona propriedades anti-inflamatórias e antidiabéticas. Em sua casca é possível extrair um látex que serve para assear e hidratar a pele, retardando o envelhecimento, com ampla utilização na indústria de cosméticos.
Presente na pitaya, a vitamina C exerce importante função para produzir e manter o colágeno. Além disso, ela atua na formação de aminas aromáticas, como, por exemplo, a dopamina e a serotonina, ambas com funções de neurotransmissores nos processos de cicatrização. Outra vantagem da vitamina C é a sua atuação no intestino delgado, como redutora de ferro férrico, isso ajuda a sua absorção e a sua passagem para a corrente sanguínea. Curtiu? Você pode conhecer mais benefícios das frutas cítricas clicando aqui.
Seu download começará em instantes...