Alimentação Saudável 25 de Junho de 2012

Como cuidar da alimentação durante as festas juninas


Comidas de festa junina.

Todo mundo já sabe que o mês de junho é dedicado ao São João. Pé-de-moleque, pamonha, milho verde, maçã-do amor? São tantas opções de pratos que acabamos passando da conta sem perceber.

O que fazer para aproveitar a festa junina sem sair da dieta? A resposta é simples: Você pode até experimentar de tudo, mas não deve exagerar na quantidade. Alguns alimentos, típicos das festas de São João possuem valor calórico elevado, mas contêm nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como, por exemplo: baião de dois, batata doce e milho.

O baião de dois, embora já esteja presente no cotidiano do nordestino, é também bastante consumido nas festas juninas. Se temperado com legumes e pouco queijo, se torna uma boa opção. O feijão é rico em ferro, sais minerais e proteínas, além do aminoácido chamado lisina. O arroz contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B e o aminoácido metionina. Quando há a junção desses dois nutrientes, o organismo consegue absorver melhor as proteínas de origem vegetal.

A batata doce possui um sabor adocicado e é rica em fibras alimentares. Possui vitaminas do complexo B e C, além de ser fonte de beta caroteno, que é um antioxidante. Uma batata doce assada fornece aproximadamente 106 kcal.

Com o milho, podemos fazer inúmeras preparações, como: bolo, pamonha e canjica. Mas o ideal é cozinhá-lo, porque desta forma há um aproveitamento dos seus benefícios, além de reduzir a ingestão de açúcar e calorias. Ele possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, E, folato, ferro e fibras. É considerado um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece aproximadamente 108 kcal.

Cuide bem da sua saúde durante os festejos juninos e aproveite esta época tão deliciosa.

Rodapé da página.