Plano de Saúde 20 de Outubro de 2020

7 termos do plano de saúde que você precisa conhecer antes de negociar o seu!


Conheça os principais termos do plano de saúde utilizados durante uma negociação e tire suas dúvidas!

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Está buscando um plano de saúde? Então é muito provável que você tenha se deparado com expressões pouco familiares ao procurar mais sobre o assunto na internet ou mesmo ao iniciar uma negociação do plano.

Coparticipação, pro rata e reajuste são alguns exemplos de palavras que geralmente não são utilizadas no seu dia a dia e que geram muitas dúvidas no momento da adesão do plano.

Para tornar mais simples o momento da negociação do seu convênio, trouxemos os significados de 7 termos do plano de saúde. Continue a leitura para conhecer as expressões mais utilizadas pelos consultores!

1. Beneficiário

O termo é utilizado para se referir a pessoas que contratam ou utilizam os serviços oferecidos pelo plano de saúde. O beneficiário pode ser titular, isto é, o responsável financeiro pelo plano, ou seu dependente.

2. Dependente

A pessoa que utiliza o plano de saúde, mas no contrato não é o titular do plano, é chamada de dependente. Essa palavra é utilizada pois o dependente só pode utilizar os serviços oferecidos pelo plano se, no contrato, estiver subordinado a um titular.

As regras para se tornar um dependente variam de acordo com cada operadora de saúde. Já falamos aqui no blog sobre quem pode ser dependente no plano de saúde familiar, mas se a sua dúvida for a respeito do plano empresarial, então confira quem pode ser dependente no plano empresarial.

3. Carência

É chamado de carência o período que você deve aguardar para utilizar os serviços oferecidos pelo plano de saúde. Os prazos máximos são estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regula as operadoras de saúde no país, e variam de acordo com cada procedimento, começando a valer 24 horas após a contratação do plano.

Desde 1999, após 24 horas da vigência do contrato, o beneficiário tem seu atendimento assegurado para situações de urgência e emergência, seguindo as segmentações do plano escolhido.

Explicamos aqui qual o período de carência dos procedimentos

4. Coparticipação

A coparticipação é uma modalidade em que o cliente contribui parcialmente nas despesas assistenciais após a realização de determinados procedimentos médicos, exceto ambulatoriais e cirúrgicos. Essa modalidade pode ser financeiramente mais vantajosa, dependendo da frequência de uso do plano de saúde.

A contribuição do beneficiário segue um percentual predeterminado pela operadora de saúde e varia de acordo com cada procedimento. Na Unimed Fortaleza, a coparticipação não excede 30% do valor total do procedimento, oferecendo uma possibilidade de economia em relação ao valor da mensalidade do plano de saúde sem coparticipação.

É importante lembrar que a coparticipação não é cobrada em internações, cirurgias, quimioterapias, radioterapias, hemodiálise, bem como consultas e exames relacionados a internações.

Conheça mais vantagens da coparticipação no plano de saúde

5. Rede Credenciada

A garantia de poder recorrer a uma ampla rede de atendimento quando preciso é um dos fatores decisivos para aderir a um plano de saúde.

Nesse momento, é importante saber que, de acordo com o plano escolhido, você poderá ser atendido em uma rede própria, isto é, em unidades de atendimento de propriedade da operadora do plano de saúde, ou em uma rede credenciada, composta pelos prestadores conveniados.

A rede credenciada é composta por clínicas, laboratórios ou hospitais que não são de propriedade das operadoras de saúde, mas são credenciados a determinados planos e, por isso, realizam atendimento para os seus beneficiários.

Os prestadores conveniados possibilitam que os clientes tenham mais opções de atendimento, gerando comodidade e facilitando o atendimento em casos de urgência e emergência, por exemplo.

Confira os benefícios da rede de atendimento credenciada

6. Pro rata

Essa expressão, muito utilizada no universo financeiro, tem origem latina e significa “algo que é medido proporcionalmente”. No que diz respeito aos planos de saúde, o termo refere-se à cobrança proporcional a um período de utilização do serviço.

Geralmente, a “cobrança de pro rata” está relacionada ao atraso no pagamento da mensalidade ou diferença entre a data de ativação do plano e data de vencimento da fatura.

Digamos que você contratou o plano no dia 10, mas escolheu o dia 20 como data de vencimento. Na sua próxima fatura, você terá 1 mês e 10 dias de utilização do convênio. Por isso, além do valor da mensalidade, você receberá a cobrança de pro rata que, em termos gerais, é o valor proporcional aos 10 dias de diferença entre a data de ativação e a data de vencimento da mensalidade.

Saiba como a pro rata é aplicada na Unimed Fortaleza

7. Reajuste

Um dos termos do plano de saúde mais frequentes nos noticiários, o reajuste é a atualização do valor da mensalidade do plano e pode ocorrer nas seguintes situações:

Reajuste anual

Conforme o nome indica, esse reajuste acontece uma vez por ano sobre os planos individuais e familiares e seu percentual é estabelecido pela ANS. Geralmente, a atualização dos valores acontece no aniversário de contratação do plano, isto é, se você contratou o plano em janeiro de 2020, o reajuste será aplicado em janeiro de 2021.

Reajuste por faixa etária

O percentual desse reajuste também é predeterminado pela ANS e ocorre quando o beneficiário migra de faixa etária, que são divididas em 10:

tabela reajuste por faixa etaria

Nesse caso, se você contratar o plano de saúde aos 35 anos, o reajuste por faixa etária será aplicado apenas quando você avançar para a faixa etária seguinte, ou seja, aos 39 anos. E ao completar 60 anos, isto é, migrar para a última faixa etária, você se tornará isento desse tipo de reajuste.

Solicite hoje a sua proposta

Agora que você já conhece o significado dos principais termos do plano de saúde, o momento de negociar o seu plano será bem mais simples! Para conhecer mais o plano de saúde da Unimed Fortaleza, clique aqui e solicite nosso contato. Temos um consultor pronto para lhe atender e tirar suas dúvidas!

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