Para Sua Empresa 12 de Julho de 2018

Como funciona a inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial


Um dos melhores benefícios que uma empresa pode proporcionar a seus colaboradores é o de oferecer o plano de saúde, muitas vezes beneficiando até familiares. Por isso, nesse artigo vamos falar tudo sobre inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial!Pai mãe e filha pequena se divertindo ao ar livre.

Quando somos beneficiados com algo, por vezes pensamos em como podemos contribuir para que aqueles que amamos possam ser privilegiados também. E, quando se trata de cuidado com a saúde não é diferente; almejamos estender o benefício aos nossos parceiros e familiares. Mas, às vezes não sabemos como proceder. Continue lendo se você deseja saber como incluir dependentes no seu plano de saúde empresarial.

Como proceder à inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial?

Em praticamente todas as empresas existe o setor de Recursos Humanos, que é responsável por tratar de todos os processos relacionados aos colaboradores, inclusive sobre inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial. Quaisquer questionamentos sobre a funcionalidade do plano e se é permitido e possível incluir um familiar, por exemplo, podem ser retirados com os profissionais dessa área.

Se é permitido incluir um dependente de qualquer grau consanguíneo indicado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), vai depender tanto da contratação feita pela empresa quanto do plano de saúde que é ofertado.

Quem pode ser dependente no plano de saúde empresarial?

Poderão ser dependentes aqueles que tenham uma das seguintes relações com o beneficiário titular:

  • Cônjuge ou companheiro(a), desde que comprove esta condição legalmente e de forma atualizada;
  • Filhos(as) com invalidez permanente, mediante comprovação de órgão oficial;
  • Filhos(as), tutelados(as), netos(as), genros, noras, cunhados(as), sobrinhos(as), irmãos(as), todos até no máximo 38 (trinta e oito) anos, desde que com a devida comprovação legal.

Qual documentação é necessária para realizar a inclusão?

De forma geral, os documentos necessários para adição de dependentes variam de acordo com o tipo de relação do beneficiário dependente e do beneficiário titular.

Para inclusão do cônjuge no contrato, deve-se apresentar a certidão de casamento; em caso de união estável, deve-se apresentar escritura pública de união estável ou outros documentos que permitam a comprovação do convívio em comum de forma pública, duradoura e estável.

Para filhos até 38 (trintas e oito) anos, é necessário certidão de nascimento ou documento de identidade. Em caso de inclusão de neto(a)s, genros, noras, enteados(as), sobrinhos(as), irmãos(ãs) e cunhado(a)s, deve-se apresentar documentos oficiais aptos a comprovar o grau de parentesco.

Para seguir com o que é necessário para a inclusão, antes, entre em contato com a área responsável da sua empresa.

Você tem plano de saúde empresarial?

Para atender a todas as necessidades apontadas pelas empresas, as operadoras de saúde dispõem de várias modalidades de planos, cada um com suas particularidades, que permitem à empresa contratante a identificação do que melhor atende a seus colaboradores.

Se você possui um plano de saúde pela organização na qual trabalha, mas não sabe como proceder à inclusão de dependentes, consulte um profissional de RH de sua empresa e verifique quais são as possibilidades. Ele saberá como lhe orientar da melhor forma. Afinal, os benefícios adquiridos são muitos. Indicamos 6 deles:

  1. Garantia de atendimento a você e a seus familiares;
  2. Facilidade em marcar consultas;
  3. Atendimento de urgência e emergência;
  4. Acesso a várias especialidades médicas;
  5. Acomodação de alto padrão em uma internação;
  6. Garantia de acompanhamento e tratamento de doenças.

7 benefícios de oferecer um plano de saúde empresarial

E, se você é um empreendedor e possui uma pequena empresa, com poucos colaboradores, saiba que há muitos benefícios em ofertar um plano de saúde. Listamos 7 deles abaixo!

  1. Satisfação do colaborador, uma vez que receber um benefício como plano de saúde é motivo de grande valorização;
  2. Funcionários saudáveis trabalhando melhor;
  3. Garantia de atendimento e saúde aos funcionários e seus dependentes;
  4. Redução do número de faltas por doenças dos próprios funcionários e/ou de dependentes;
  5. Diminuição das 5 doenças mais comuns no ambiente de trabalho;
  6. Segurança aos funcionários e a seus dependentes;
  7. Valor do plano mais barato e consequentemente mais acessível.

Empreendedora segurando um tablet e, à esquerda, a frase "Consulte condições especiais para planos empresariais. Saiba mais."

A excelente notícia é que, hoje em dia, pequenas empresas que possuem a partir de uma pessoa já podem oferecer o benefício do plano de saúde empresarial. Para consultar condições exclusivas para essa modalidade de plano, solicite o contato de um consultor.

Veja também: como incluir um bebê no plano de saúde

Mais saúde e sucesso para a empresa

Oferecer o plano de saúde empresarial é tomar uma decisão pensando no todo e se preocupando com as pessoas. Ana Lúcia, presidente da Cerbras, sabe que essa é uma premissa para o sucesso do negócio. Assista ao vídeo abaixo e entenda o porquê!


Não foi somente a Ana Lúcia que reconheceu o ato de ofertar plano de saúde a seus colaboradores como um fator essencial para a empresa como um todo. Confira outros empreendedores que melhoraram a satisfação dos funcionários com um plano de saúde desejado por eles.

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas sobre inclusão de dependentes no plano de saúde empresarial. Quer ficar ainda mais por dentro de assuntos como este e aproveitar as oportunidades que surgirem? Siga-nos no Instagram!

Rodapé da página.