Uma esticada aqui, uma alongada ali e pronto. Você já está apto para encarar as obrigações do dia. Essa é a proposta da Ginástica Laboral, que prepara o organismo para suportar a rotina, no próprio local de trabalho.
Você sente dores em várias partes do corpo após um dia normal de trabalho? Longos períodos sentado em frente a um computador ou em pé, podem causar esses desconfortos. Mas, há uma solução simples e efetiva para evitá-los.
A Ginástica Laboral é uma ótima oportunidade para se manter em movimento durante o trabalho. Trata-se de uma intervenção rápida que dura, aproximadamente, de 10 a 15 minutos, feita no próprio local de trabalho e que tem a supervisão direta de profissionais especializados.
Pode ser feita no início, no meio ou no fim do expediente. Os exercícios são baseados em técnicas de alongamento, respiração, controle e percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos.
Vale lembrar que para a Ginástica Laboral dar resultados positivos, é preciso praticar com afinco, disposição e frequência. É indispensável o acompanhamento de um profissional de educação física, porque qualquer que seja a atividade, sem auxílio de um profissional, pode trazer sérios problemas, como contusões, estiramentos, etc.
Para te ajudar nessa missão, separamos algumas sugestões de alongamentos que podem ser realizados no seu ambiente de trabalho. Fique atento e siga as instruções.
O excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A rotina de atividades físicas e alongamentos proporcionados pela Ginástica Laboral previnem a ocorrência de doenças relacionadas à rotina de trabalho.
As pausas ocorridas ao longo de um dia de trabalho também reduzem a fadiga visual gerada pelo uso constante de computadores e a fadiga mental.
Além de aliviar a tensão, o estresse e prevenir o desenvolvimento de dores nas costas e nas articulações, a Ginástica Laboral também pode se tornar um grande incentivo no ambiente de trabalho, já que torna as atividades menos desgastantes.
O desenvolvimento de programas de qualidade de vida no trabalho é uma ótima alternativa e uma inteligente estratégia de mercado, não só através da ginástica laboral, mas também com a utilização de outras ferramentas como a promoção de uma alimentação saudável, programas de redução de estresse, entre outras, são aliados nessa busca pelo bem-estar corporativo.