Mamãe e Bebê 21 de Dezembro de 2012

9 mitos e verdades sobre a amamentação


Mão do bebê segurando dedo da mãe.

A gravidez é um período repleto de dúvidas e, por esse motivo, surgem vários mitos que preocupam as mamães de primeira viagem. Diante do grande número de informações que envolvem essa fase, é importante ficar atenta ao que pode ou não ser verdade.

Pensando em esclarecer melhor as mamães, reunimos 9 mitos e verdades sobre um dos momentos mais importantes para o bebê: a amamentação.

1. Quanto menor o seio, menos leite ele produzirá. Mito ou verdade?

MITO. O tamanho do seio não tem ligação com a quantidade da produção de leite. Tudo vai depender do armazenamento que cada mãe possui.

2. No período da amamentação, o regime deve ser cancelado. Mito ou verdade?

VERDADE. A mãe precisa de uma boa alimentação, fortalecendo assim os nutrientes que o bebê ganhará. Dietas rigorosas não são recomendadas.

3. Existem leites maternos mais fortes e outros mais fracos. Mito ou verdade?

MITO. Nos seis primeiros meses de vida, o bebê deve se alimentar exclusivamente do leite materno, pois nele existem todas as substâncias que o recém-nascido necessita naquele momento. Não existe um leite materno fraco, ele é sempre o melhor alimento para o bebê.

4. Não se pode acordar o bebê para amamentar. Mito ou verdade?

MITO/VERDADE. Caso o recém-nascido esteja com um peso ideal, não é preciso se preocupar em acordá-lo. Agora, se o bebê estiver um pouco abaixo do peso, é recomendado que acorde, favorecendo assim o seu desenvolvimento.

5. No período da amamentação, além do leite materno, o recém-nascido pode ingerir água. Mito ou verdade?

MITO. Como dito anteriormente, o leite materno contém todas as substâncias que o bebê necessita, ou seja, não é preciso dar água. A partir do leite materno, o recém-nascido já ingere toda a água necessária.

6. É permitido tomar pílula do dia seguinte mesmo quando se está amamentando. Mito ou verdade?

MITO/VERDADE. Nesse caso, vai depender do tipo de pílula, pois nem todas são permitidas. É importante também que sejam utilizados outros métodos de prevenção, como a camisinha.

7. O consumo de alimentos diet e light pode afetar negativamente a amamentação. Mito ou verdade?

MITO. Não é necessário que se corte esse tipo de alimento do cotidiano, porém é preciso muita atenção no que se consome. O melhor caminho é seguir as orientações de um médico.

8. Determinados alimentos podem mudar o sabor do leite materno. Mito ou verdade?

VERDADE. O leite oferecido ao bebê é resultado do que a mãe consome e, por esse motivo, é tão importante que ela tenha regras no momento das refeições. O alho, por exemplo, deve ser evitado em grande quantidade, pois ele altera tanto o gosto, como o cheiro do leite materno.

9. Com o término da amamentação, os seios da mãe ficam menores e caídos. Mito ou verdade?

MITO. O seio pode até diminuir de tamanho por um tempo, isso devido ficar mais seco após a retirada do leite, mas depois ele volta a encher. No caso do seio ficar caído, não é verdade.

Rodapé da página.