Espaço Zen 18 de Abril de 2012

Saiba como controlar os pensamentos automáticos


Mulher com a mão na cabeça preocupada

Todo mundo já deve ter passado em algum momento da vida por uma situação que  fosse aparentemente complicada, gerando um acesso de ansiedade momentâneo. Depois de um certo tempo, você percebe que o fato ocorrido não era tão sério quanto imaginava e que exagerou na preocupação.

Pensamentos automáticos negativos são afirmações quase inconscientes que fazemos a toda hora. O problema é que você tende a acreditar neles incondicionalmente, sem realmente pensar ou avaliá-los realisticamente. Outro problema é que, quando você não está consciente de seus pensamentos automáticos, você pode vir a ser fortemente influenciado por eles e permitir que afetem profundamente o seu modo de encarar a vida.

Um exemplo bem prático: se alguém senta na sua frente no cinema e começa a cochichar com um amigo, sua reação pode ser: ? Ah! não!?, ? Por que eu??, ?Isto sempre acontece comigo?, ?Que mal educado!?. Estas são apenas algumas respostas automáticas à situação; você não pára para pensar ou optar.

Para trabalhar estes pensamentos automáticos, é necessário: identificar seus pensamentos em situações especificas e perceber se seus pensamentos automáticos tem algum estilo: Eles costumam exagerar a situação? Você geralmente se culpa?

Na próxima vez em que você se encontrar preso no trânsito e começar a sentir que sua cabeça vai explodir se não sair dali naquele minuto, pergunte a si mesmo as seguintes questões:
Porque estou estressado? Estou realmente atrasado ou apenas correndo contra o tempo? Se estou atrasado, qual é a pior coisa que pode me acontecer? Será que este temor ajuda?

 O objetivo dessa técnica é identificar pensamentos que possam causar problemas e estresse. Siga nossas dicas para ter uma vida muito mais relax:

Toda vez em que você estiver sob estresse:
– Pare;
– Respire fundo;
– Relaxe de qualquer tensão física;
– Reflita: quais são seus pensamentos automáticos?

Rodapé da página.