O estresse da vida moderna afeta cada vez mais cedo as crianças. Os pais estão sempre sem tempo e repletos de compromissos e acabam compensando o tempo quando estão fora, com tarefas e responsabilidades exageradas aos seus filhos. A cobrança em excesso pode ser um dos causadores do estresse infantil.
A desaprovação e as críticas feitas pelos pais são a causa do estresse para 63% das crianças, de acordo com estudo realizado pela Internacional Stress Management Association (ISMA). A pesquisa apontou que o excesso de atividades na rotina das crianças é a principal causa para 56% dos entrevistados. Ainda de acordo com a pesquisa, as crianças costumam apresentar reações físicas (dores de cabeça, diarréias, náuseas, e dores de estômago) ou mentais associadas à ansiedade.
E o que fazer para evitar o estresse infantil? Primeiramente, os pais precisam prestar mais atenção aos seus filhos e aprender a ouvi-los. É importante, também, ficar atento às reações físicas, se estão adoecendo com frequência ou se estão sofrendo alterações no humor e de comportamento. A prática de esportes também pode ajudar, desde que seja algo escolhido pela criança.
Em casos mais específicos, recomenda-se um acompanhamento médico e psicológico, para que seja conduzido o melhor tratamento para a criança.
Lembre-se que cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento e aprendizagem e que seus limites devem ser sempre respeitados.