Espaço Zen 15 de Fevereiro de 2012

Entenda o que é a Síndrome do Pânico


Diferente de outros tipos de ansiedade, a síndrome do pânico é causada por crises súbitas, sem fatores desencadeantes aparentes e, frequentemente, incapacitantes. Depois de ter uma crise de pânico enquanto dirige, faz compras em uma loja lotada ou permanece dentro de um elevador, a pessoa pode desenvolver medos irracionais (chamados fobias) destas situações e começa a evitá-las.

mulher com sindrome do panico

Gradativamente o nível de ansiedade e o medo de uma nova crise podem atingir proporções, de modo que a pessoa com a doença não saia mais casa. O diagnóstico da doença parte de sintomas como: aceleração da frequência cardíaca, tremores nas mãos ou extremidades, sensação de sufocação e dificuldade de respirar.

Uma crise de pânico pode durar alguns minutos e a maioria das pessoas que tem uma crise terá outras, caso o problema não seja tratado. Por essa razão é tão importante conhecer e entender a doença. Não tome medicamentos sem antes consultar um médico especializado.

Você pode conferir mais sobre o assunto com o psiquiatra Eugênio de Moura que fala sobre os sintomas, a prevenção e os tratamentos.

Rodapé da página.