Cuidar de Você 16 de Outubro de 2018

Quando procurar um Endocrinologista? Saiba mais sobre a especialidade médica


O médico Endocrinologista é o especialista mais indicado quando se fala de doenças como a obesidade. O que muita gente não sabe é que esse profissional é indicado, ainda, para outros tratamentos. Saiba agora quando procurar um Endocrinologista e em que situações ele poderá ajudar você.

Médico Endocrinologista examinando pescoço de paciente

Em abril de 2018, o Ministério da Saúde divulgou dados que revelaram o aumento da obesidade no Brasil. Segundo a pesquisa, uma em cada cinco pessoas no País está acima do peso. A pesquisa realizada em todas as capitais brasileiras mostra, ainda, que a prevalência da doença passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

Nesse contexto, o médico Endocrinologista exerce uma função fundamental, sendo o mais indicado para o tratamento de doenças sobre alterações de peso, uma vez que seu campo de estudo são as glândulas endócrinas e seus indicadores: os hormônios.

O que faz um Endocrinologista?

Tendo em vista que essa especialidade médica trata os hormônios do nosso organismo (substâncias químicas que regulam quase todas as funções do corpo), não seria errado afirmar que o médico Endocrinologista tem um campo de atuação bastante vasto. Para citar algumas doenças comumente diagnosticadas por ele, pode-se mencionar a obesidade, osteoporose, andropausa, diabetes, distúrbios da puberdade e distúrbios menstruais. Abaixo, relacionamos as principais.

Obesidade

Em sua maioria, os casos de obesidade são causados pela má alimentação ou falta de exercícios físicos. Acontece que algumas pessoas podem estar com distúrbios hormonais e, então, acabam por não conseguir perder peso. Neste caso, o médico Endocrinologista fará as investigações necessárias para descobrir porque seu organismo não está “funcionando corretamente”.

Diabetes

A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas e que controla a nossa glicemia. Qualquer alteração na produção da insulina provoca o excesso de açúcar no sangue, podendo caracterizar, assim, a diabetes. Se existe histórico familiar, ou se você observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.

Distúrbios da menstruação

Alterações no ciclo menstrual acontecem com boa parte da população feminina. Se você não passou por alguma, com certeza conhece alguém que já. Elas são caracterizadas por ciclos muito longos, períodos muito curtos e até menstruação desregulada. Todas essas alterações podem ser indicadores de problemas nos hormônios da mulher.

Disfunções tireoidianas

Um dos maiores motivos da procura por um Endocrinologista são as disfunções tireoidianas – hipertireoidismo e hipotireoidismo. Funciona assim: a tireoide é uma glândula que deve funcionar em equilíbrio com o cérebro. Este, produz um hormônio chamado TSH que estimula a tireoide a fabricar outros dois hormônios chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que desempenham a função de estimular o metabolismo. O hipotireoidismo ou hipertireoidismo se caracteriza, então, quando a tireoide funciona mais lenta ou mais rápida que o normal.

Quando devo procurar um Endocrinologista?

Além das situações acima, você deve procurar um Endocrinologista quando sentir mudanças no seu organismo, como: distúrbios de sono e desenvolvimento sexual irregular, por exemplo, pois podem ser seus hormônios dando sinais de que algo não está certo. A melhor forma de descobrir se o acompanhamento é necessário, no entanto, é fazendo um check-up pelo menos uma vez ao ano.

Cuidar da sua saúde inclui procurar o especialista certo para cada disfunção. Saber o momento em que o corpo acende o alerta e pede mais atenção é ideal para a prevenção de doenças. Caso tenha se identificado com o que falamos aqui, acesse nosso Guia Médico Online e encontre o Endocrinologista mais próximo de você.

Banner com o texto "Conte com a maior rede credenciada em Fortaleza" e o botão "Fale com o consultor".

Gostou de saber mais sobre a especialidade de um Endócrino? Nos siga no Twitter, Facebook e Instagram para nos contar que outras especialidades você deseja conhecer mais a fundo.

 

Rodapé da página.