Cuidar de Você 18 de Maio de 2017

6 dicas simples e eficazes para cuidar da saúde


Manter a saúde em dia em meio à árdua rotina deve ser seu maior desafio. Concorda? É a pressão no trabalho, o trânsito, o filho para deixar na escola e até mesmo as atividades em casa a serem feitas.  Cuidar da saúde diante de um cotidiano atribulado é o nosso principal objetivo. Para isso, elencamos 6 dicas simples e eficazes para auxiliarem você nesta missão. Vamos nessa!

Mão segurando coração verde de madeira

1. Respire

A respiração lenta e profunda controla a tensão. O relaxamento muscular possibilita reduzir a tensão crônica diminuindo as dores de cabeça, bem como melhora a qualidade do sono.

A dica é separar um momento no seu dia para respirar. Fique atento aos movimentos da respiração, quando inspirar empurre o abdômen para fora e ao expirar encolha a barriga, nessa respiração não teremos praticamente nenhuma movimentação do tórax, isso garante maior concentração de oxigênio, acalma e relaxa.

2. Controle o estresse

O estresse é uma reação normal do nosso organismo para adaptação de novas situações. Contudo, essas reações orgânicas e psíquicas podem provocar desequilíbrio no organismo se forem exageradas em intensidade ou duração e causar doenças.

Os principais sintomas do estresse são: dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, dermatoses e esgotamento físico.

Para maior controle do estresse atitudes simples como relaxar, ouvir uma boa música, respirar, expressar as emoções e sorrir mais garantem uma boa qualidade de vida e um bom controle do estresse. Que tal tirar um tempo para realizar atividades prazerosas que você não realiza há algum tempo?

3. Tenha uma boa alimentação

Amigos reunidos na mesa para um almoço saudável

O cuidado com o que vai ao seu prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. O segredo da alimentação saudável é sempre ter um prato colorido, variado e equilibrado.

Manter um bom consumo diário de frutas, verduras, carboidratos integrais, proteínas e gorduras boas ajudam a evitar doenças como infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico (AVE), câncer, hipertensão, diabetes e alterações do colesterol.

Dicas simples como levar alimentos de casa para o trabalho, fazer pequenos lanches entre as refeições maiores, consumir carnes brancas e alimentos ricos em gorduras boas e em especial o Ômega 3, como castanhas, nozes, amêndoas e peixes de águas profundas, além de evitar o consumo de frituras, doces, sódio e manter um consumo de pelo menos 2 litros de água por dia ajudam a prevenir  estes agravos à saúde e manter uma melhor qualidade de vida.

4. Pratique exercícios físicos

Já pensou em separar parte do seu dia para dedicar-se à prática de algum exercício físico? Se a resposta for não, é hora de repensar seus hábitos e organizar melhor seu tempo.

Os benefícios do exercício físico regular são inúmeros, os mesmos auxiliam na perda de peso, ganho de massa muscular, ajuda na prevenção da osteoporose, liberam endorfinas, que são responsáveis por diminuir a ansiedade, estresse e melhoria do humor, ajuda a manter uma melhor noite de sono e previnem doenças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a prática de no mínimo 30 minutos de exercício diário para manter os benefícios e manutenção do hábito. Medidas como trocar o carro pela bicicleta ajudam a melhorar o meio ambiente, reduz custos e ainda melhora a saúde, além de proporcionar bem estar e aumentar a vida social. Mude o estilo de vida, saia do comodismo!

5. Durma bem

Mulher dormindo enrolada em um lençol

Nada melhor do que chegar em casa após um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante, ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo.

Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante à noite em decorrência de distúrbios como apneia do sono e insônia prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Medidas como deitar-se sempre no mesmo horário, não realizar nenhuma atividade que cause estimulação cerebral como assistir televisão e navegar na internet, evitar comer alimentos pesados antes de deitar, controle da luminosidade, temperatura e travesseiros confortáveis ajudam a relaxar e consequentemente manter uma boa qualidade de sono. Se ao realizar essas medidas ainda estiver difícil dormir bem é importante procurar um especialista para avaliação.

6. Vá ao médico e faça check-up regularmente

O ponto chave que irá lhe ajudar a cuidar da saúde é realizar acompanhamento médico, a maioria das doenças crônicas é assintomática, portanto a necessidade da realização de exames rotineiramente. Essa prática contribuirá para um diagnóstico detalhado sobre o funcionamento do seu organismo.

O recomendado é fazer pelo menos um check-up anualmente, mas para portadores de doenças, essa periodicidade pode ser reduzida de acordo com a orientação médica.

Como você pode ver, não é tão difícil aplicar essas dicas na sua rotina. Agora você não tem mais desculpas para colocar a sua saúde em 2º lugar.

Para não esquecer como cuidar da saúde, lembre-se:

  • Inspire e respire;
  • Controle o estresse;
  • Consuma mais legumes e verduras;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Durma bem;
  • Faça check-up regularmente.

Se ainda estiver em dúvidas do que fazer, mande uma mensagem em nossas redes sociais! Caso já tenha decidido adotar essas dicas, veja um pouco mais sobre os nossos planos e aproveite para colocar o seu check-up em dia.

Banner clicável com a frase "Aproveite nossos benefícios exclusivos. Solicite seu plano". Ao fundo, a imagem de uma mãe e sua filha se divertindo com alimentos saudáveis

Rodapé da página.