Tem mito que vira verdade, dizer que comida saudável é cara é um deles. Os alimentos orgânicos e naturais são mais dispendiosos, mas mostraremos neste post porque não é caro ser saudável.
Tem gente que acha que para emagrecer e ser saudável é necessário gastar muito dinheiro. Essas pessoas acabam inserindo em sua dieta alimentos industrializados e descartando os alimentos naturais. Por vezes, a crença de que irão gastar demais com alimentos naturais é tamanha, que nem procuram saber os preços e os benefícios.
Então, se você é essa pessoa que come alimentos industrializados porque acredita que não tem bolso para os alimentos naturais, esse artigo vai te convencer a repensar seus gastos com sua alimentação.
É bem mais barato comprar aquele salgadinho industrializado do que uma boa fruta? A resposta é: não! Se compararmos o preço do quilo do alimento, o salgadinho vai sair bem mais caro; imagina se falarmos dos males que aquele alimento trará para o seu corpo, tendo em vista a alta quantidade de sódio e gordura que ele carrega.
Agora digamos que você optou por comer aquele salgadinho várias vezes na sua dieta diária. A probabilidade de você adquirir hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é bastante elevada. E o que era barato vai se tornar bem mais caro, você terá de investir em remédios e tratamentos. Ou seja, sai mais dispendioso comer o salgadinho do que comer uma boa fruta e acaba não sendo caro ser saudável.
Por isso a importância de se alimentar corretamente, investindo na sua alimentação, dando preferência aos alimentos naturais e orgânicos. Mas para isso, também não precisa mexer no bolso como muitos pensam. Abaixo daremos algumas dicas de alimentos saudáveis com excelente custo-benefício para inserir na sua alimentação.
A batata doce já pode ser encontrada facilmente em qualquer época do mundo e não se trata de um alimento dispendioso. Trata-se de uma fonte de carboidrato que abastece o corpo de energia sem elevar os níveis de açúcar no sangue. É também um alimento que aumenta a saciedade por longos períodos de tempo.
Para uma alimentação barata e equilibrada no café da manhã, invista no iogurte natural. Trata-se de um alimento que contém muitas proteínas, vitaminas e sais minerais.
Um alimento baratinho que tem diversas vitaminas é o espinafre. Ele possui cálcio, ferro, potássio e magnésio é um ótimo alimento para evitar osteoporose e hipertensão.
Veja os benefícios das folhas verdes
O feijão é um alimento natural rico em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por isso é tão importante incluir ele na sua alimentação. Trata-se de um alimento livre de colesterol e que fornece pouca gordura. Além disso, o feijão ajuda a regular o açúcar que há no sangue, pois os grãos são lentamente digeridos.
Existe o período de colheita das frutas, e assim, há uma maior quantidade de determinadas frutas em determinados períodos, por consequência, elas ficam mais baratas. Assim sendo, atente-se para o calendário de safra das frutas e opte pelas frutas da estação, assim você vai garantir o consumo de um alimento natural, cheio de fibras e nutrientes, a preço de banana (se ela estiver no período de safra).
Pirâmide Alimentar: aliada para uma alimentação mais saudável
A tapioca é uma comida natural rica em carboidrato, sem gordura, com fácil digestão e ainda um baixíssimo teor de sódio. São muitas qualidades! Você pode inserir a tapioca no seu jantar e café da manhã. Rechear ela com ingredientes salgados ou doces. Você escolhe e ainda paga barato se alimentando com qualidade. Viu como não é caro ser saudável?
Alimentos naturais são mais nutritivos, faz com que você mantenha uma melhor qualidade de vida e bem-estar, influenciando diretamente na sua saúde. E o melhor: vimos aqui neste post que é possível não gastar muito para ter uma alimentação saudável.
Agora que você já sabe que não é caro ser saudável e quer saber mais dicas do que comer, acesse outros artigos sobre Alimentação Saudável do nosso blog. Saiba como praticar a reeducação alimentar em família, quais são os 7 alimentos ácidos que devem ser evitador e muito mais!
Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista clínica e funcional Roberta Galvão
Coordenadora do serviço de nutrição do Hospital Regional Unimed | Pós-graduada em nutrição clínica, funcional e fitoterapia
Seu download começará em instantes...