Alimentação Saudável 04 de Abril de 2018

É caro ser saudável? Entenda os benefícios de investir na sua alimentação


Tem mito que vira verdade, dizer que comida saudável é cara é um deles. Os alimentos orgânicos e naturais são mais dispendiosos, mas mostraremos neste post porque não é caro ser saudável.

Mulher carregando carrinho de supermercado com alimentos saudáveis para desmistificar que é caro ser saudável

Tem gente que acha que para emagrecer e ser saudável é necessário gastar muito dinheiro. Essas pessoas acabam inserindo em sua dieta alimentos industrializados e descartando os alimentos naturais. Por vezes, a crença de que irão gastar demais com alimentos naturais é tamanha, que nem procuram saber os preços e os benefícios.

Então, se você é essa pessoa que come alimentos industrializados porque acredita que não tem bolso para os alimentos naturais, esse artigo vai te convencer a repensar seus gastos com sua alimentação.

Não é caro ser saudável

É bem mais barato comprar aquele salgadinho industrializado do que uma boa fruta? A resposta é: não! Se compararmos o preço do quilo do alimento, o salgadinho vai sair bem mais caro; imagina se falarmos dos males que aquele alimento trará para o seu corpo, tendo em vista a alta quantidade de sódio e gordura que ele carrega.

Agora digamos que você optou por comer aquele salgadinho várias vezes na sua dieta diária. A probabilidade de você adquirir hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é bastante elevada. E o que era barato vai se tornar bem mais caro, você terá de investir em remédios e tratamentos. Ou seja, sai mais dispendioso comer o salgadinho do que comer uma boa fruta e acaba não sendo caro ser saudável.

Por isso a importância de se alimentar corretamente, investindo na sua alimentação, dando preferência aos alimentos naturais e orgânicos. Mas para isso, também não precisa mexer no bolso como muitos pensam. Abaixo daremos algumas dicas de alimentos saudáveis com excelente custo-benefício para inserir na sua alimentação.

6 dicas de alimentos saudáveis e baratos

1. Coma batata doce para aumentar a saciedade

Vários pedaços de batata doce cortados com ervas, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

A batata doce já pode ser encontrada facilmente em qualquer época do mundo e não se trata de um alimento dispendioso. Trata-se de uma fonte de carboidrato que abastece o corpo de energia sem elevar os níveis de açúcar no sangue. É também um alimento que aumenta a saciedade por longos períodos de tempo.

2. No café da manhã invista em iogurte natural

Mãos de mulher segurando um pote com iogurte natural e granola, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

Para uma alimentação barata e equilibrada no café da manhã, invista no iogurte natural. Trata-se de um alimento que contém muitas proteínas, vitaminas e sais minerais.

3. Cheio de vitaminas e barato: espinafre

Várias folhas de espinafre em um recipiente, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

Um alimento baratinho que tem diversas vitaminas é o espinafre. Ele possui cálcio, ferro, potássio e magnésio é um ótimo alimento para evitar osteoporose e hipertensão.

Veja os benefícios das folhas verdes

4. No almoço? Coma feijão!

Panela com feijão e uma colher dentro dela, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

O feijão é um alimento natural rico em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por isso é tão importante incluir ele na sua alimentação. Trata-se de um alimento livre de colesterol e que fornece pouca gordura. Além disso, o feijão ajuda a regular o açúcar que há no sangue, pois os grãos são lentamente digeridos.

5. No lanche? Alimente-se de frutas que estão na estação

Tigela com diversas frutas cortadas dentro, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

Existe o período de colheita das frutas, e assim, há uma maior quantidade de determinadas frutas em determinados períodos, por consequência, elas ficam mais baratas. Assim sendo, atente-se para o calendário de safra das frutas e opte pelas frutas da estação, assim você vai garantir o consumo de um alimento natural, cheio de fibras e nutrientes, a preço de banana (se ela estiver no período de safra).

Pirâmide Alimentar: aliada para uma alimentação mais saudável

6. Que tal uma tapioca no jantar?

Tapioca com queijo em um prato, um exemplo de comida saudável que exemplifica que não é caro ser saudável

A tapioca é uma comida natural rica em carboidrato, sem gordura, com fácil digestão e ainda um baixíssimo teor de sódio. São muitas qualidades! Você pode inserir a tapioca no seu jantar e café da manhã. Rechear ela com ingredientes salgados ou doces. Você escolhe e ainda paga barato se alimentando com qualidade. Viu como não é caro ser saudável?

Alimentação saudável pré e pós-treino para iniciantes

Vou investir na minha alimentação!

Alimentos naturais são mais nutritivos, faz com que você mantenha uma melhor qualidade de vida e bem-estar, influenciando diretamente na sua saúde. E o melhor: vimos aqui neste post que é possível não gastar muito para ter uma alimentação saudável.

Agora que você já sabe que não é caro ser saudável e quer saber mais dicas do que comer, acesse outros artigos sobre Alimentação Saudável do nosso blog. Saiba como praticar a reeducação alimentar em família, quais são os 7 alimentos ácidos que devem ser evitador e muito mais!

Foto da nutricionista Roberta Galvão

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista clínica e funcional Roberta Galvão
Coordenadora do serviço de nutrição do Hospital Regional Unimed | Pós-graduada em nutrição clínica, funcional e fitoterapia

Rodapé da página.