Com a correria da vida moderna, as comidas congeladas e enlatados ganham a preferência entre os consumidores. Um alimento que é bastante utilizado, por sua praticidade, é o macarrão instantâneo. Mas muitos nem desconfiam dos males que este alimento pode trazer para a nossa saúde.
O macarrão instantâneo logo ganhou espaço nas prateleiras de quem não tem tanto tempo para preparar uma refeição completa. Ele é conhecido, inclusive, pela facilidade de preparo para as pessoas que não possuem muita prática na cozinha. Em três minutos, um prato de comida está pronto para o consumo.
Uma recente análise realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) concluiu que a maioria das marcas utilizam mais sódio, nos temperos prontos, do que o recomendado para um dia inteiro. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo diário de sal não deve ultrapassar 4 gramas (equivalente a 1 colher de chá cheia) e o de sódio, 2 gramas.
Não é apenas o sódio que está em excesso nestes produtos. O glutamato monossódico, utilizado como realçador de sabor, é conhecido por ser uma substância viciante, podendo causar reações adversas no organismo, apesar de ter o seu uso liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com especialistas, o uso em excesso desta substância pode causar reações adversas, como náuseas, enxaqueca e dor de cabeça.
Além do excesso de substâncias nocivas à nossa saúde, o macarrão instantâneo possui quantidades generosas de gordura. Vale lembrar que o consumo de alimentos ricos em gordura e sódio contribui, e muito, para o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Que tal uma alternativa para fugir do macarrão instantâneo tradicional? Conheça uma dica de receita de macarrão prática e saudável:
Seu download começará em instantes...