Alimentação Saudável 10 de Janeiro de 2017

Pratica natação? Confira o que comer antes e depois de nadar


Praticar esportes é essencial para ficar em forma e manter o corpo saudável. Se alimentar corretamente antes e depois da atividade física também. Algumas orientações são importantes para adquirir grandes resultados dentro e fora da piscina.

Mulher de touca e óculos de natação nadando em uma piscina

Seguir os horários corretos de se alimentar é algo fundamental para bom funcionamento do organismo. É ideal se alimentar em intervalos de 3 a 4 horas. Outro ponto importante é incluir os carboidratos, proteínas e lipídeos no dia a dia.

Ainda sobre os alimentos, o cardápio de um bom nadador deve conter pães, cereais, arroz, massa, frutas, vegetais e bolos doces. Isso corresponde a 60% de calorias e carboidratos necessários para o fortalecimento dos músculos e força na hora da natação.

Confira as recomendações

Antes de nadar

Nada de comer gordura ou proteína. Uma hora antes da natação, prefira consumir carboidratos. A quantidade ideal é de 300 a 500 gramas diários. Torradas de pão, um copo de suco ou uma fatia de bolo, por exemplo.

Para os atletas que treinam de forma mais intensa, recomenda-se consumir mais carboidratos ou até adicionar um suplemento alimentar alto em carboidratos para melhorar sua atuação dentro da piscina. Não esquecer que ingerir comidas leves é essencial para a boa digestão.

Importante ressaltar que não se pode entrar na piscina de estômago vazio. Ficar sem se alimentar pode prejudicar seu rendimento no esporte ou até desencadear problemas de saúde. Pelo menos uma fruta, um iogurte ou uma barra de cereal, antes de entrar na piscina, já ajudam.

 Durante o exercício

Quem pratica natação geralmente não tem tanta vontade de beber água. No entanto, mesmo estando na piscina, a falta de ingestão de água pode acarretar desidratação durante os treinos. Uma dica é colocar uma garrafa de água próxima à beira da piscina para tomar nas pausas dos treinos. Caso não queria água, você pode substituir por líquidos esportivos e carboidratos. A ingestão de carboidratos durante a natação ajuda a evitar o cansaço.

 Depois das atividades

Após a natação, é necessário repor as energias e os nutrientes perdidos no treino. Você pode consumir alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas.

Rodapé da página.