Imagine a importância de um órgão que funciona a vida toda e bombeia a cada minuto cerca de sete litros de sangue pelo corpo todo. O coração, esse órgão pequenino e responsável por nos manter em pé a cada dia, merece toda atenção do mundo, e é pensando nesse cuidado que todo ano a Unimed Fortaleza, por meio da Medicina Preventiva, realiza ações de prevenção e orientação para os clientes da cooperativa.
Uma enfermeira senta com alguns supervisores e técnicos e começa a discutir qual o melhor tema a ser debatido no evento do Dia Mundial do Coração, esse que é comemorado todo 29/09, e é assim que começa a preparação para as ações em alusão ao dia destacado, que teve como tema esse ano: Cuide bem de quem segura todas as suas emoções.
Clientes cardiopatas e idosos que, por conta da idade, têm uma pré-disposição às doenças cardiovasculares, foram convidados para mais um dia de programação voltados para a prevenção e orientação com a saúde do coração.
Logo na entrada do evento, que começou às 8h, no auditório da Sede, os clientes passaram por uma avaliação com aferição da pressão para, já de início, terem uma noção de como andava o coração. Júlia Nogueira, cliente Unimed Fortaleza há 20 anos, contou animada: ?a expectativa é de mais conhecimento. Informações sobre a saúde e a prevenção são super importantes e esse cuidado que a Unimed Fortaleza demonstra ter com a gente é ótimo, faz com que queiramos nos cuidar melhor!?
Após checar a pressão, os clientes tiveram um bate papo com a nutricionista da Medicina Preventiva, Giulianna Mastroianni. Animados e curiosos, os clientes tiraram todas suas dúvidas sobre a alimentação que deveriam adotar para fortalecer o coração.
Uma dúvida constante era sobre a quantidade ideal de alimentos para se ingerir no dia. Giulianna, com seu bom humor, respondeu que não é só porque é saudável que se pode exceder com os alimentos. O saudável em exagero também prejudica. O ideal é procurar as orientações de um nutricionista.
A palestra seguiu com a profissional falando sobre os alimentos funcionais e de como eles ajudam a quem sofre com cardiopatias a ?blindar? o coração. Também falou sobre a desmitificação de certos alimentos como o abacate, que até pouco tempo era visto como um vilão e hoje já é um dos grandes aliados de uma alimentação saudável.
Cada cliente recebeu uma cartela com receitas deliciosas feitas com os alimentos apresentados pela nutricionista (além do abacate, o alho, o couve-flor, as castanhas etc.). Para provar que dá sim para comer saudável e gostoso, o coffee break servido entre a programação era todo montado com os alimentos apresentados, aguçando o paladar e incentivando a todos que repetissem as receitas em casa. Saladas, bolos de castanha, guacamole, entre outros, embelezavam o cardápio variado oferecido aos clientes.
Após o coffee break, os clientes voltaram ao auditório para uma roda de conversa com o cardiologista Dr. Cesário Martins, com a psicóloga Bruna Lemos e com o educador físico, Abel Sousa.
Dr. Cesário começou a roda apresentando o sistema cardiovascular aos participantes e detalhando o processo de deterioração do coração, que ocasiona os infartos. Logo, os clientes puderam tirar suas dúvidas quanto aos métodos de atenção e prevenção que poderiam tomar para zelar pela saúde de seu coração.
Dr. Cesário compartilhou a história de um de seus pacientes. Ao sofrer um infarto, o paciente ficou apenas com 30% do coração em ativa, isso é um problema sério, algo que pode ser fatal, mas, com força de vontade e mudança de hábitos, com o tempo e recuperação, hoje esse paciente já recuperou 6% do órgão lesionado e até já corre algumas disputas.
Ao educador, foram feitas perguntas sobre como as atividades físicas ajudam a regular a pressão arterial e a melhora na qualidade de vida. Abel deu dicas de atividades variadas e compartilhou que o segredo do sucesso para tornar o exercício algo cotidiano é procurar o que se dá prazer em fazer, seja dança, caminhada, luta, o que for, o importante é fazer o que se gosta.
Com a psicóloga, foram sanadas dúvidas sobre como estresse, situações limites e perfeccionismo, podem influenciar no aumento da pressão arterial e, consequentemente, ocasionar cardiopatias. Bruna Lemos deu orientações sobre a psicoterapia que pode ajudar a apaziguar os sentimentos à flor da pele e gerar uma crescente melhoria na qualidade de vida.
Ao fim da primeira parte de programação, os cerca de 90 convidados do Dia Mundial do Coração participaram de um sorteio de brindes que presenteou vários clientes.
À tarde a Praça Luíza Távora já estava lotada antes mesmo do início do evento, que iniciou às 16h.
Ansiosos para cuidar mais do coração, os participantes do evento fizeram fila para verificar a pressão arterial, a glicemia e o IMC. A postos, os profissionais da Medicina Preventiva agiam com celeridade e gentileza, orientando a todos.
O evento ainda contou com a prática de atividade física do grupo Movimente-se. Eram dezenas de pessoas seguindo as instruções animadas do educador físico da Medicina Preventiva, Abel Sousa.
?Um momento de cuidar de nós, em que pudemos nos exercitar e ainda avaliar como está a nossa saúde?, disse a técnica de enfermagem, Cibele Melo, que junto de sua filha, Sofia, passava por todos os serviços da praça. ?Eu já me preocupo com minha saúde porque é importante para o meu futuro, faço exame de sangue todo ano e hoje aproveitei para ver como eu estava?, disse Sofia.
A Medicina Preventiva possui vários grupos em que os clientes Unimed Fortaleza possam frequentar, sejam eles sobre obesidade, diabetes, depressão, etc. E para os clientes que possuem cardiopatias existe o grupo Super Vida, em que os participantes são auxiliados no tratamento das doenças cardiovasculares.
Nos encontros do grupo, os participantes são acompanhados, por médico, nutricionista e psicólogo. Estes que incentivam as pessoas na busca por hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, aferição frequente da pressão arterial e práticas de exercícios físicos.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.