Os dias são corridos, cheios de afazeres e responsabilidades. Cheios de inquietudes, expectativas e, também, frustrações. Cheios de surpresas boas e ruins. É mais fácil esperar o melhor do que se preparar para o pior. E, quando a vida dá ?aquela? rasteira, uma das partes mais afetadas é a autoestima.
Na Unidade de Oncologia do Hospital Regional Unimed (HRU) tem pessoas que foram surpreendidas pela vida; diagnosticadas com câncer. E, com certeza, a autoestima é fortemente prejudicada nesses casos. Quando falamos do câncer de mama então, o assunto é ainda mais delicado. Por isso, aproveitando este mês representado pela luta contra o câncer de mama, a psicologia do hospital organizou um momento especial para seus pacientes.
Dia 18 de outubro. Mais uma manhã em que os pacientes tinham que ir ao HRU. Porém, dessa vez, não era para a realização de exame, quimioterapia ou consulta de rotina. Era para receber uma injeção. Injeção de amor, cuidado e autoestima. E, para falar desse assunto tão importante, a Coach em Autoestima, Márcia Sidou foi convidada especial.
Márcia falou sobre o verdadeiro significado da autoestima, que não é só sobre a beleza exterior, mas sobre tudo que assola a alma, a mente e o coração. Falou sobre como – devido à baixa autoestima – as pessoas se sabotam na vida e se desmerecem. Falou, ainda, sobre as linguagens do amor, que ajudam com que cada um reconheça a forma com a qual o outro se sente amado, para evitar maiores frustrações.
Atentas, as pacientes mantinham os olhos fixos na Coach e, por vezes, sorriam concordando com as falas, se identificando com alguns relatos. Foi esse primeiro momento do dia que levantou a autoestima de todas ali presente. E, com certeza, essa injeção fez cada uma, que se identificou com o que foi dito, refletir, repensar e reagir.
?É de grande importância falar desse assunto tão presente em nossa vida. E falar para pacientes oncológicos é mais do que relevante. Porque deve-se ressaltar que a autoestima tem a ver com o cuidado que temos com nós mesmos internamente, e não externamente. E muitas vezes o exterior é bem mais considerado. Foi um prazer falar para elas, pois ajuda-las a melhorar sua autoconfiança dá mais esperança no processo?, relatou a Coach Márcia Sidou.
Já que a pauta do dia era autoestima, nada mais justo do que acontecer uma oficina de lenços e uma de maquiagem para mostrar às pacientes que mesmo que a doença mexa com suas estéticas, é possível ficar sempre mais belas. E, tornando o momento mais especial ainda, uma das pacientes, Camila Pereira, que tinha uma coleção de lenços, resolveu doar grande parte deles para outras pacientes.
Nessa oficina, ela ensinou às demais como colocar o lenço na cabeça de maneira adequada. Para isso, ela contou com a ajuda de outra paciente, para embelezar todas que estavam ali com lenços coloridos. Logo em seguida, todas foram aproveitar a oficina de maquiagem. Umas iam maquiando as outras. Mas a beleza promovida pela maquiagem não passava nem perto da beleza da alma de cada uma. Os olhares transmitiam melhor a leveza e doçura delas, que carregam no coração marcas de luta e muita perseverança.
Camila descobriu que estava com câncer de mama e passou pelas etapas dolorosas que a doença causa. Mas ela pensou positivo e buscou se fortalecer. Como a aparência é algo que conta muito para a autoestima, ela pensou em uma forma de ficar mais bela com lenços. ?Eu comecei a pesquisar lenços na internet e comprei vários. Antes mesmo de cair os cabelos, eu comecei a usar e adorei; me senti linda. Então fiz uma coleção de lenços. Agora eu doei uma parte para as pacientes aqui do HRU e outra para as pacientes do ICC.?
?Quando fui diagnosticada com câncer, me vi em um beco sem saída, porque sou empresária e amo trabalhar. Eu sempre fui uma mulher muito bem resolvida e organizada, mas minha autoestima caiu em todos os sentidos após descobrir a doença. Hoje, mesmo com todas essas mudanças, sinto-me feliz e bem comigo mesma. E o evento de hoje foi uma surpresa para mim, uma gratificação por tudo que tenho passado, um verdadeiro presente. Me fez muito bem ficar ao lado de pessoas alegres, mesmo com as adversidades da vida e ouvir bons relatos para melhorar sempre a autoestima? declarou emocionada a paciente Meiriane Vasconcelos.
Para cuidar melhor de você, queremos te ouvir. Estamos prontos para atender o seu contato.
(85) 4020.2111
Assuntos relacionados à autorização, marcação de consultas, rede credenciada, fatura, cartão, contratos e demais serviços.